Por que cachorro uiva

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 6 minutos

Por que cachorro uiva - capa

Cachorro é um animal social e comunicativo, e usa uma variedade de sons para se comunicar com outros cães e até mesmo com pessoas, entre latidos e outros sons, ele uiva.

Por ser um som longo e lamentoso, muitas vezes o uivo é associado a um sentimento de tristeza ou solidão. No entanto, os cachorros podem uivar por uma variedade de razões.

Sendo assim, entender por que eles fazem isso pode ajudar a interpretar melhor o comportamento de nossos amigos peludos.

Entenda porque o cachorro uiva

Como já dissemos, uivar é um comportamento natural nos cães que remonta aos seus ancestrais, os lobos. Os lobos uivavam para se comunicar com os outros membros da alcateia.

O uivo em cães pode ser usado para uma variedade de propósitos, como por exemplo chamar a atenção de outros cães, marcar território ou simplesmente expressar suas emoções.

No entanto, um cachorros também uiva por uma série de outras razões, algumas das quais podem ser um sinal de que algo está errado.

Uma das razões mais comuns pelas quais os cães uivam é para chamar a atenção de seus donos. Isso pode acontecer quando o cão se sente sozinho ou entediado e quer que alguém venha brincar com ele ou lhe dê atenção.

Como o uivo é uma das muitas formas de comunicação vocal usadas pelos cães para chamar a atenção, então, se eles fazem isso algumas vezes e são atendidos, isso vira um hábito.

Mas alguns cães também uivam em resposta a sons agudos, como sirenes de veículos de emergência ou instrumentos musicais.

Nesse artigo vamos tratar de como resolver se seu cão uiva excessivamente. Para isso, vamos identificar os uivos mais comuns. Portanto, verifique se o seu cão se encaixa em algum deles.

Uivo de ansiedade de separação

Se seus vizinhos reclamam que seu cachorro uiva em demasia quando você está fora de casa, então esse uivo excessivo pode ser causado por ansiedade de separação.

O uivo de ansiedade de separação ocorre apenas quando um cão é deixado sozinho ou separado de seu dono. Esse tipo de uivo geralmente é acompanhado por pelo menos um outro sintoma de ansiedade de separação, como estimulação, destruição, eliminação, depressão ou outros sinais de angústia.

Uivo por causas médicas

Os cães também uivam algumas vezes quando estão feridos ou doentes. Portanto, se o seu cão começar a uivar ou uivar mais do que o normal, leve-o a um veterinário para descartar doenças e ferimentos antes de tomar qualquer outra medida.

O que fazer quando um cachorro uiva excessivamente?

Descartados esses dois motivos principais, você pode tentar ensinar seu cão à não uivar em demasia.

Se o seu cão uiva em resposta a sons

Se o seu cachorro uiva em resposta a algum tipo de gatilho, como outro cachorro uivando ou uma sirene próxima, ele provavelmente irá parar quando o som parar.

Esse tipo de uivo geralmente não é excessivo, a menos é claro, que os gatilhos ocorram com frequência. Se isso ocorrer, então você pode usar dessensibilização e o contracondicionamento para ajudar seu cão perder esse hábito.

Dessensibilização e contracondicionamento sistemáticos. Quando o problema está enraizado em como um cão se sente em relação a uma determinada situação, às vezes não basta apenas ensinar-lhe um comportamento diferente. Por exemplo, não adianta oferecer um brinquedo para que ele brinque em vez de uivar. Em vez disso, é mais eficaz mudar sua motivação e sentimentos, que são as razões subjacentes para o problema de comportamento em primeiro lugar.

A dessensibilização sistemática e o contracondicionamento são dois tratamentos comuns para medos, ansiedade, fobias e agressão. Ou seja, funcionam basicamente para qualquer problema de comportamento que envolva excitação ou emoções.

Muitas vezes, é mais eficaz usar esses dois procedimentos juntos ao tentar resolver problemas de comportamento de seu cão. Você pode fazer isso de duas formas, a primeira é, se tem experiência em como dominar seu cão, aprender a forma correta de proceder. A segunda forma é contratando um profissional especializado em treinamento de cães.

No entanto, caso você decida contratar alguém, certifique-se de descobrir se ele tem formação profissional e ampla experiência no uso de dessensibilização e contracondicionamento. Isso porque há profissionais que usam métodos intimidatórios em cães, o que não é uma boa prática.

Se o seu cachorro uiva para chamar sua atenção

Por que cachorro uiva - uivando dentro de casa

Alguns cães aprendem que uivar pode atrair a atenção das pessoas. Então, se o seu cachorro uivar por esse motivo, o uivo dele geralmente ocorrerá na sua presença quando ele quiser atenção, comida ou objetos desejados.

Se o seu cachorro uivar para chamar sua atenção ou “pedir” coisas que ele deseja, como comida ou brinquedos, você precisa ensiná-lo duas coisas para ter sucesso em controlar seu comportamento.

Em primeiro lugar, ele precisa aprender que uivar não funciona, mesmo que ele já esteja acostumado a conseguir o que quer. Ele também precisa aprender que ficar quieto funcionará.

Sendo assim, se o seu cão perceber que uivar sempre o torna invisível para você e ficar quieto atrai sua atenção, bem como todas as coisas boas que ele deseja na vida, ele aprenderá rapidamente a controlar seu comportamento vocal.

Ignorar um cão que uiva é a melhor atitude

Ignore o uivo de busca de atenção do seu cão. Para evitar recompensar acidentalmente seu cão quando ele uivar, ignore-o totalmente assim que ele começar a fazer isso. Portanto, não olhe para ele, não toque nele ou fale com ele. Além disso, também não tente repreendê-lo.

Cachorros, assim como crianças, geralmente consideram qualquer atenção recompensadora, mesmo que seja uma atenção negativa. Portanto, repreender seu cão pode piorar seu comportamento. Em vez disso, apenas finja que seu cachorro é invisível. Se achar difícil fazer isso, tente cruzar os braços sobre o peito e se afastar completamente dele.

Recompense seu cachorro por ficar quieto. É fácil esquecer de prestar atenção ao seu cachorro quando ele está quieto. Muitas vezes, só damos atenção aos nossos cachorros quando eles estão fazendo algo errado.

Se você deseja que seu cão aprenda a parar de uivar para chamar atenção, então precisará recompensar o comportamento silencioso. Portanto, ofereça petiscos e atenção aleatoriamente ao seu cão quando ele não estiver fazendo barulho.

Você também pode criar uma nova regra para ele. Ou seja, seu cão não recebe nada que deseja até que fique quieto por pelo menos cinco segundos. Se o seu cachorro uivar na tentativa de chamar sua atenção, ignore-o até que ele fique quieto, conforme a nova regra. Então, após cinco segundos de silêncio, você pode prestar atenção nele novamente.

Treine seu cão para ficar quieto quando você pedir

treinando um cachorro pequeno

Se o seu cão não tem nenhum problema médico que o faça uivar, então você também pode tentar ensiná-lo a ficar quieto quando você pedir.

Por exemplo, diga “fale” e tente fazer seu cachorro latir ou uivar (bater em uma parede ou porta geralmente funciona bem). Então elogie seu cão quando ele começar a fazer barulho, mas não dê a ele um petisco ou brinquedo. Em seguida, diga “silêncio” ou “pare”. Então, no momento em que seu cachorro parar de latir ou uivar por um ou dois segundos, diga rapidamente “bom” e dê a ele uma guloseima saborosa.

Repita essa sequência várias vezes, estendendo lentamente o tempo que seu cão deve ficar quieto antes de ganhar sua recompensa. A princípio, um segundo de silêncio pode lhe render uma recompensa. Depois que ele dominar essa etapa com sucesso, aumente o tempo para três segundos. Se ele for bem-sucedido novamente, aumente o tempo para cinco segundos, depois dez segundos, depois 20 segundos e assim por diante.

Passe um tempo com seu cão

Como já dissemos, alguns cães uivam porque estão sozinhos, especialmente se você deixá-los sozinhos por muitas horas seguidas.

Os cães, assim como os humanos, são animais muito sociais e precisam de interação regular com suas famílias humanas. Se o seu cão uivar frequentemente quando está sozinho, talvez seja necessário passar mais tempo de qualidade juntos.

Portanto, dê-lhe atenção com mais frequência, brinque e caminhe com ele. Leve-o para uma aula de treinamento divertida que se concentre em recompensar o bom comportamento.

Além disso, quando você precisar deixar seu cão sozinho em casa por mais tempo, certifique-se de dar a ele muitos brinquedos e itens atraentes para mastigar para ele se divertir sozinho.


Leia também:
Por que cachorro come fezes? (coprofagia canina)
Quais as raças de cachorros mais dóceis?
21 raças de cachorro que não late (ou late raramente)
O que fazer com cachorro que tem medo de fogos de artifício?
Vantagens e desvantagens de ter um cachorro
Gato ou cachorro? Descubra qual o mais adequado para você!

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *