O que fazer com cachorro que tem medo de fogos de artifício?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 5 minutos

O que fazer com cachorro que tem medo de fogos de artifício

Seu cachorro tem medo de fogos de artifício? Cães e fogos de artifício quase nunca combinam, portanto se você tem cachorros em casa, é provável que eles passem por isso.

Então, nesse texto vamos explicar o que você precisa saber sobre fobia de fogos de artifício em cães e como lidar com ela.

Porque um cachorro tem medo de fogos de artifício

Muitos cães têm medo de fogos de artifício. A fobia de ruído é um medo bastante comum nos cães.

Isso acontece porque eles têm os ouvidos muito mais sensíveis que os humanos. Além disso, o barulho e a imprevisibilidade dos fogos de artifício levam muitos cães a percebê-los como uma ameaça à sua segurança.

Assim, quando isso acontece, desencadeia nos cães uma resposta de luta ou fuga. Ou seja, os cães podem latir com os ruídos para se defender ou tentar fugir e se esconder. Assim como, eles também podem mostrar outros sinais de ansiedade, como inquietação, respiração ofegante, andar de um lado para o outro ou choramingar.

Essa fobia aos barulhos altos e inesperados pode incluir, além de fogos de artifício, os trovões. Os cães tendem a achar tanto os ruídos altos e imprevisíveis como as exibições brilhantes de luz verdadeiramente assustadoras.

Mesmo um cão geralmente confiante pode tremer com os sons desconhecidos de fogos de artifício e trovões. No entanto existem algumas coisas que você pode fazer para ajudar seu cão a passar por essas situações.

Dessensibilize seu cão ao som de fogos de artifício

Quando se aproximar uma época em que podem ocorrer muitos fogos de artifícios, como por exemplo festas de final de ano ou finais de campeonatos, em que você já sabe que ocorrerão fogos, comece a preparar seu cão a permanecer calmo em resposta aos sons. Isso é chamado de dessensibilização, então, com algumas técnicas você pode conseguir isso.

Consiga um vídeo ou áudio de fogos de artifício

Reproduza o vídeo ou o áudio no volume mais baixo possível algumas vezes durante o dia. Enquanto isso, combine o som dos fogos de artifício com coisas que seu cão gosta, como petiscos, refeições, carinho ou brincadeiras.

Então, lentamente, comece a aumentar o volume do áudio ou do vídeo ao longo de vários dias e continue a combinar o som dos fogos de artifício com coisas boas para o seu cão. Mas, se em algum momento seu cão começar a mostrar sinais de medo , diminua o volume para um ponto em que ele se sinta mais confortável novamente.

Repita essa ação várias vezes ao dia até que seu cão possa ouvir os sons dos fogos de artifício em um volume bastante alto sem ficar com medo.

No entanto, saiba que uma gravação de fogos de artifício não é a mesma coisa do que o som real e inesperado. Mas, reproduzir a gravação dessa maneira pode ajudar a reduzir o medo e a ansiedade causados ​​pelos fogos de artifício reais.

cachorro com medo embaixo das cobertas

Procure aliviar os medos do seu cão

Se você não teve tempo para preparar seu cachorro para os fogos de artifício, ou se a dessensibilização não acabou completamente com o medo de fogos de artifício do seu cão, então existem outras maneiras de minimizar os danos. Dessa forma, atitudes suas podem ajudar cachorros que têm um medo leve a moderado de fogos de artifício durante a ocorrência do barulho.

Assim, não mude o seu comportamento. Muitas pessoas se sentem compelidas a tentar acalmar seus cães quando o eles estão mostrando sinais de medo. Elas os acariciam mais do que o habitual, os abraçam e falam com eles em voz baixa e suave.

No entanto, em vez de aliviar os medos de um cão, essa atitude quase sempre reforça os seus comportamentos de medo. Isso porque, ao dar atenção extra a um cão que esteja com medo antes que ele mostre progresso no treinamento, você estará validando e recompensando o comportamento atual de medo que está tentando mudar.

Tente não reagir aos fogos de artifício

Se você der um pulo ou ficar tenso ao ouvir fogos de artifício, pode aumentar o medo do seu cão. Portanto, sua linguagem corporal pode transmitir ao seu cão que há uma razão real para ter medo.

Abafe o som dos fogos de artifício

Quando os barulhos altos e inesperados começarem, seja de trovões ou fogos de artifício, procure colocar uma música ou ligue a televisão e mantenha as janelas fechadas até que os barulhos acabem.

Além disso, geradores de ruído, como um ventilador, aspirador ou ar condicionado também podem ajudar.

cachorro com medo embaixo da cama

Não retire seu cão de sua zona de conforto

Permita que seu cachorro que tem medo de fogos de artifício se esconda onde ele se sentir mais confortável. Portanto, deixe-o em sua cama, debaixo de uma cama, uma caixa, enfim, aonde ele conseguir se acalmar mais.

Não o puxe para fora ou tente forçá-lo a se aproximar dos fogos de artifício na tentativa de acostumá-lo aos sons. Dessa forma é provável que você só aumente seu medo. Além disso, um cão assustado e acuado que seja retirado de sua zona de conforto pode se tornar agressivo.

O que fazer quando um cachorro tem medo severo de fogos de artifício

Se o seu cachorro tem uma fobia grave com barulhos, é provável que você não possa fazer nada sozinho para aliviar o seu medo. Portanto, se o seu cão apresentar esse alto nível de medo, converse com seu veterinário sobre opções de medicamentos.

Seu veterinário pode prescrever um medicamento para ansiedade ou um sedativo para manter seu cão calmo durante os fogos de artifício. No entanto, não administre medicamentos sem orientação, dependendo da raça e do peso de um cachorro, os medicamentos podem ser fatais.

A medicação pode ser a única resposta para o seu cão suportar fogos de artifício e trovões.

No entanto, mesmo com uma fobia forte, você pode tentar começar um programa de dessensibilização para o futuro. Existem treinadores de cães especializados em ajudar a controlar esse problema. Assim, mesmo em casos graves, você pode não ser completamente bem-sucedido em erradicar a fobia, mas pode aliviá-la um pouco.

Deixe o cachorro protegido e à prova de fugas

Mesmo que seu cachorro não tenha medo de fogos de artifício, é sempre recomendável deixá-lo fechado em casa quando os barulhos altos estão acontecendo.

Isso porque um cão assustado pode tentar fugir e procurar abrigo se não conseguir encontrar uma zona de conforto. A incidência de animais perdidos nos dias de grande volume de fogos e trovões é enorme.

Portanto, seu cão deve ser mantido em um espaço seguro e à prova de fuga. Se possível, coloque-o em algum lugar com ruído para abafar o som dos fogos de artifício próximos.


Leia também:
10 truques fáceis para ensinar ao seu cachorro
Que raças de cachorros podem ficar sozinhas?
Cachorro tem pesadelos?
Dicas importantes para quem precisa deixar seu cão sozinho em casa
Onde cachorros gostam de carinho?
Calos de apoio em cães são um problema?
Vantagens e desvantagens de ter um cachorro

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *