Feng Shui para plantas: 5 melhores opções para a prática

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 5 minutos

Feng shui para plantas - capa

O Feng Shui para plantas é uma prática milenar que oferece, entre outras coisas, uma forma de atrair e manter em um ambiente as melhores energias. Para isso, ele considera os elementos decorativos de um espaço e aponta práticas de onde posicionar cada item.

Aliás, é importante explicar que o conceito não se relaciona com nenhuma religiosidade. Isso porque, em países como China, Japão e Coreia, ele envolve arte, técnica e sabedoria para harmonizar casas, apartamentos ou escritórios.

Confira a seguir e anote as dicas que separamos para você. Boa leitura!


E neste caso, nem é necessário uma explicação mais detalhada, uma vez que é bem simples explicar como os objetos, móveis e plantas são capazes de transformar um cômodo ou ambiente, não concorda?

Por isso, a técnica é uma alternativa incrível para quem deseja dar um novo ar para casa, vai comprar um imóvel e quer que a vida já comece feliz. Ou mesmo deseja dar um up no quarto, sala, cozinha ou copa.

Feng Shui para plantas: o que considerar antes de aplicá-lo

Na tradição do Feng Shui, o ponto mais importante em qualquer ambiente é a energia vital que ali circula, conhecida entre os orientais como “chi”. Por isso, o ideal é pensar na técnica como consideramos um tratamento terapêutico ou exercícios físicos.

Em resumo, a proposta é ter um equilíbrio emocional e criar uma atmosfera que propicie tranquilidade, paz e uma sensação positiva. Em uma tradução literal, o Feng Shui para plantas seria aproveitar algumas espécies a partir da sua interação com o vento e a água.

Logo, as plantas deixam de ser objetos decorativos e são compreendidas como seres vivos, capazes de alterar, potencializar ou canalizar diferentes energias presentes no ambiente.

E se algumas delas já se mostram benéficas como decoração ou alimentação, porque não ampliar todas as possibilidades, não é mesmo?

A relação entre o baguá e o Feng Shui para plantas

Por último, para entender a aplicação do Feng Shui para plantas, precisamos abordar o baguá. Ele é uma espécie de mapa octogonal que auxilia na identificação do que deve ser harmonizado em um espaço. Cada canto dele trata de uma área da vida.

São elas: trabalho, amigos, criatividade, relacionamentos, sucesso, prosperidade, família e espiritualidade. Logo, de maneira mais ampla, é importante aplicar a estrutura do mapa na área da casa.

Contudo, como o assunto aqui é o Feng Shui para plantas, iremos focar nas espécies que funcionam como um “coringa” para vários ambientes de um lar.

Feng shui para plantas - saiba mais

Areca-bambu

Ainda que a Areca-bambu possa chegar aos 3 metros de altura, ela também pode ser cultivada em vasos e é uma excelente opção para o Feng Shui para plantas.

Devido sua alta capacidade de purificar o ar, ela se torna especial em ambientes de descanso, como quartos ou salas de estar. Isso porque, contribui para a renovação das energias de um dia de trabalho.

Entretanto, é importante não colocá-la próxima à cabeceira da cama, uma vez que as vibrações necessárias para o sono precisam se organizar para garantir uma noite tranquila. Logo, o ideal é que haja menor renovação de energias no momento de descanso maior.

Espada de São Jorge

A Espada de São Jorge é uma planta de fácil cultivo e bastante resistente aos climas diversos. Por isso, ao pensar no Feng Shui para plantas, se torna uma espécie bastante versátil.

Segundo diversas crenças, a espada de São Jorge tem o poder de evitar energias ruins e oferecer proteção ao espaço.

Para o Feng Shui, a indicação é colocá-la na entrada da casa, em decorações nos ambientes de maior uso ou nos banheiros.

Entretanto, evite ter esta espécie de planta em quartos ou cozinhas. No primeiro caso, por se tratar de um ambiente que já possui maior privacidade de acesso. No segundo, para permitir que o fluxo mais intenso da cozinha não seja absorvido.

Bambu da Sorte

Por seu fácil crescimento e adaptabilidade, o Bambu da Sorte é uma opção para quem quer realizar o Feng Shui para plantas com focos específicos. No caso, sua associação é com o amor e a felicidade, sentimentos importantes para qualquer lar.

Por simbolizar a união dos elementos, o Bambu da Sorte também pode potencializar energias relativas ao trabalho e prosperidade. Logo, mesmo com sua utilização em vários locais, ele se destaca em locais de estudo, trabalho ou de reunião familiar, como copa e cozinha.

Lírio da Paz

Esta é uma planta bastante popular no Brasil e que muitas donas de casa cultivam por causa da sua beleza e delicadeza.

Entretanto, no Feng Shui para plantas, ela proporciona a calmaria, tranquilidade e transmite paz. Diferente de outras plantas que citamos anteriormente, onde a energia é absorvida, o lírio é capaz de transformá-la.

Em resumo, uma energia negativa se torna positiva e deixa o ambiente mais receptivo. Por isso, ele é uma excelente opção para a entrada da casa ou banheiros.

Tome cuidado apenas com sua rega e exposição ao sol, já que o lírio da paz exige cuidados frequentes e que não exageram em nenhum dos dois casos.

Zamioculcas e o Feng Shui para plantas

Por último, temos os diferentes tipos de Zamioculcas. Sua resistência mesmo em cenários com pouco adubo, luminosidade ou água é seu destaque. E para a aplicação do Feng Shui para plantas, leva-se em conta sua resistência para explicar sua função.

Ou seja, ela é capaz de proporcionar maior altivez e serenidade para enfrentar problemas da vida. Por isso, pode estar presente em qualquer cômodo da casa, inclusive nos quartos.

Feng shui para plantas

Conclusão

O Feng Shui para plantas é apenas uma das técnicas aplicadas para melhorar a energia de um ambiente. Porém, ele tem maior capacidade de atuação quando também se busca outras formas de equilíbrio de um ambiente.

Então, a dica extra é pensar na harmonização do seu lar como um todo. Desde a posição dos objetos de decoração, suas funcionalidades e estado de conservação, uma ambientação que ofereça a luz adequada.

Além disso, práticas como a aromaterapia, cromoterapia e outras podem ser grandes aliados para trazer paz, saúde, proteção e harmonia para sua casa ou trabalho!


Leia também:
Maneiras fáceis e eficientes de podar as plantas de dentro de casa
Orquídeas, como cuidar?
Como plantar e cuidar de peperômias dentro de casa
Usando o Feng Shui para montar um aquário
Quais as plantas mais fáceis de cultivar dentro de casa?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *