Usando o Feng Shui para montar um aquário

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 6 minutos

Para os adeptos do Feng Shui, ter um aquário em casa é ter uma fonte de abundância e prosperidade. Os aquários neutralizam as energias negativas. Porém, para que um aquário possa proporcionar esse benefício, ele deve ser posicionado corretamente, com os elementos corretos e usado com sabedoria.


Os aquários atraem boas energias e bons presságios, pois pois de acordo com adeptos do Feng Shui, eles representam uma combinação harmoniosa de diversos fatores que atraem riqueza e prosperidade.

Um aquário com peixes tem o potencial de trazer muitos benefícios positivos. No entanto, você deve estar ciente que precisa instalá-lo da forma certa e cuidar adequadamente dele para atrair o fluxo positivo de energia. Com a correta colocação, montagem e cuidado, o aquário é uma combinação perfeita de harmonia e equilíbrio.

Já publicamos aqui no blog “Lar, Doce Lar” uma série sobre o que deve ser levado em conta na montagem de um aquário, considerando os aspectos técnicos e os equipamentos essenciais, o primeiro texto dessa série pode ser lido aqui.

Nesse artigo vamos explicar como a montagem, disposição e boa manutenção de um aquário utilizando Feng Shui pode melhorar a energia de uma casa.

Como montar um aquário usando a técnica do Feng Shui

O Feng Shui é uma prática antiga que se originou na China. As palavras feng shui são traduzidas da lingua chinesa literalmente como “vento” e “água”. Essa arte funciona aproveitando a energia e também com símbolos para regular a energia da força vital em uma casa, de forma que, quem more nela possa viver mais em harmonia com o seu ambiente.

Em função dessa conexão com a natureza, faz sentido que um dos símbolos importantes no Feng Shui seja o peixe. Os peixes sempre foram um símbolo de abundância no Leste Asiático. O peixe e o arroz são alimentos básicos para essas culturas e componentes significativos para suas economias.

Simbologia de peixe para o Feng Shui

A carpa chinesa é muito parecida com o salmão na medida em que essas duas espécies de peixes são conhecidas por sua perseverança enquanto nadam contra a correnteza. Embora seja um desafio nadar contra a corrente, há uma força que é cultivada por essa prática.

A carpa é um símbolo de que somos capazes de superar as dificuldades e com isso e receber grandes recompensas. Na Ásia, há uma história tradicional da carpa que nadou rio acima e saltou pelo portão do dragão para se transformar em um dragão poderoso.

No Feng Shui, também observamos que os peixes podem se movimentar com liberdade, sem obstáculos. Os peixes nadando na água de um aquário estão constantemente movimentando a energia vital e criando mais fluxo positivo em uma casa.

Elemento água no Feng Shui

Para o Feng Shui, a beleza de ter um aquário é que ele também inclui os atributos do elemento água, que completa e harmoniza o ambiente. Assim como os peixes, o elemento água também está conectado ao fluxo de energia, riqueza e oportunidades para quem usufrui de suas energias.

Manter um aquário saudável traz o elemento água de uma forma que fica fresca e circula, com a inclusão da vida natural proporcionada pela presença dos peixes.

Quais os melhores locais da casa para instalar um aquário utilizando o Feng Shui

Você pode reservar algum tempo para analisar e traçar o mapa do Baguá Feng Shui na sua casa. Se você não tem familiaridade com a técnica do Feng Shui, o Baguá é o instrumento usado para mapear energeticamente os espaços da casa e identificar as áreas de cada ambiente que se relacionam com todas as áreas da vida das pessoas que moram nela.

Identificados os pontos de energia da casa, você pode, por exemplo, selecionar a melhor área para trabalhar, nessa área você pode colocar o aquário para aumentar a energia. Veja a seguir algumas sugestões de áreas a serem consideradas para receber um aquários, siga-as conforme sua intenção de energizar.

# Área de riqueza (Xun), se você deseja alcançar riqueza e prosperidade.

# Área de carreira (Kan), pode ser ativada com um aquário para criar mais energia e atividade na sua vida profissional.

# Área da família (Zhen), útil para criar movimento com o início de coisas novas e para ter mais suavidade na harmonia familiar.

Um Aquário Feng Shui também pode ser colocado em ambientes com o propósito de ter certas funções específicas, como as peças abaixo.

# Área de entrada da casa, para receber mais riqueza e energias vitais em sua casa.

# Áreas de escritório, para chamar abundância e prosperidade.

Os únicos ambientes que não devem receber um aquário com a finalidade de ativar o Feng Shui são os quartos e a cozinha, por atraírem o mau Feng Shui. O mau Feng Shui ocorre quando a posição dos móveis e objetos de decoração da casa não favorecem a circulação ideal de energia em um ambiente, o que o transforma em um local com energia estagnada. Isso pode atrair energias negativas e afastar as boas vibrações e as energias vitais desejadas.

É importante ressaltar que praticar o Feng Shui na distribuição dos objetos, neste caso um aquário, pela casa, não vai produzir nenhum milagre e tampouco vai acontecer uma mágica que acabará com todos os conflitos e problemas em um lar. Seu objetivo, se utilizado de forma correta, é abrir os caminhos para as boas energias e afastar as energias negativas, melhorando assim a convivência entre os moradores e trazendo prosperidade.

Que peixes utilizar em um Aquário Feng Shui?

Para um Aquário de Feng Shui, uma das espécies recomendadas é um tipo de carpa, conhecidos como peixinhos dourados. Eles são especialmente auspiciosos por causa de sua cor dourada, que atrai riqueza e boa sorte. Mas, em geral, se você tem preferência por outro tipo de peixe, eles também podem ser eficientes para o Feng Shui.

Certifique-se apenas de fazer uma pesquisa minuciosa para encontrar uma espécie de peixe que você consiga cuidar adequadamente.

Quantos peixes deve conter um Aquário Feng Shui?

O número de peixes no aquário não é importante. O mais importante é que o aquário seja de um tamanho adequado para a quantidade de peixes que você colocará, do espaço disponível que você tem no cômodo e do tempo disponível que você tem para efetuar a manutenção.

Não é bom para o Feng Shui que seu aquário tenha peixes doentes em um reservatório sujo e mal cuidado que ocupe um espaço desproporcionalmente grande em relação ao ambiente onde está inserido.

Para uma referência de quantidade, desde que o tamanho do aquário comporte, considere essas dicas:

# Dois peixes podem representar Yin e Yang. Um par de peixes é um dos oito símbolos budistas.

# Três peixes representam novos começos e harmonia familiar.

# Cinco peixes é um convite ao equilíbrio, pois é uma referência ao sistema de cinco elementos.

# Nove peixes, ou múltiplos de nove (considerando que seu aquário seja grande para abrigá-los), é o número poderoso – contempla trabalho, amigos, criatividade, relacionamentos, sucesso, prosperidade, família, sabedoria e saúde -, além disso é o número mais sortudo no Feng Shui.

Equilibre os cinco elementos

Se você quiser aumentar ainda mais a energia proporcionada pelo Feng Shui no seu espaço, você pode trabalhar com o seu aquário para equilibrar os cinco elementos. Neste caso, procure observar essas dicas:

# Acrescente o elemento terra com areia, cascalho e pedras.

# O elemento de metal pode ser colocado com decorações e detalhes metálicos.

# O elemento água é a própria água do aquário, que deve ser mantida sempre limpa e fresca.

# O elemento madeira pode ser obtido com plantas aquáticas (plantas artificiais também funcionam), ou um artefato de madeira.

# O elemento fogo pode ser conseguido nas cores ígneas do peixinho dourado, amarelo, vermelho ou laranja. Com uma iluminação e também na energia dos peixes em movimento.

Concluindo, um aquário é uma excelente forma de levar a energia dos peixes para o espaço interior de sua casa, considerando que nem todas as pessoas têm possibilidade de ter um lago ao ar livre.

Um aquário bem cuidado pode levar as qualidades dos peixes e do elemento água para convidar a abundância, sorte e um fluxo suave de energia positiva para sua casa. Entretanto, certifique-se de compreender a quantidade de manutenção que seu aquário exigirá.

Se você não tem certeza se pode cuidar de um aquário, pois dependendo da sua escolha, alguns deles exigem muita manutenção, você também pode trabalhar com motivos de peixes com a mesma intenção em suas obras de arte e objetos de decoração em sua casa.


Se você gostou desse assunto, provavelmente também vá gostar destas outras postagens:
Montagem e manutenção de aquários – Parte I
Montagem e manutenção de aquários – Parte II – equipamentos essenciais
Montagem e manutenção de aquários – Parte III – outros equipamentos para seu aquário
O que é o Baguá Feng Shui e como usá-lo em uma casa
DIY – Você curte jardins verticais?
Você sabe o que é decoração em estilo Boho?

Compartilhe...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *