Entendendo a ciência do Feng Shui

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

Entendendo a ciência do Feng Shui

“Saber escolher o lugar adequado, no momento devido; o alinhamento correto com as direções do universo, combinando o uso eficiente dos objetos com a reverência mística, é harmonia… é paz… é Feng Shui…” (Stephen Feuchtwan).

Se você é um leitor frequente do blog “Lar, Doce Lar” então já está acostumado a ler aqui o que repetidamente escrevemos: Um lar é diferente de uma casa. Lar é onde nos sentimos bem, acolhidos e confortáveis.

O que é Feng Shui

O Feng Shui está fundamentado em que isso acontece quando o ambiente é equilibrado e sadio e quando a energia do lugar está fluindo bem.

Trata-se de uma filosofia que se baseia na observação da natureza e dos processos que nela manifestam vitalidade, beleza, harmonia e paz. Sendo assim, metal, água, fogo, madeira e terra são os elementos que norteiam toda a filosofia.

Feng Shui é um filosofia muito antiga, criada há mais de 4 mil anos, contém conhecimentos procedentes do Budismo, do Tao, I Ching e Astrologia Chinesa. Através da observação, os chineses aprenderam a harmonizar a energia do ser humano com a energia da natureza, seu tempo e espaço.

Essa filosofia é aplicada em todos os aspectos da vida. É baseada no princípio universal da dualidade, na teoria do Yang (masculino) e o Yin (feminino).


Escolas na decoração

Na decoração, existem duas escolas principais que aplicam as técnicas do Feng Shui: A escola da bússola e a escola das formas.

A escola da bússola usa métodos analíticos e uma bússola para encontrar o alinhamento das construções. Enquanto a escola das formas usa métodos transcendentais e baseia-se em estabelecer suas relações, nas formas naturais do lugar.

Ao contrário da maioria das dicas divulgadas fartamente em várias mídias, como programas de televisão, revistas de decoração, artigos publicados na internet, entre outros, aplicar o Feng Shui não é simples como geralmente eles querem fazer crer.

Para fazê-lo você deve solicitar a ajuda de um profissional habilitado ou então aprofundar-se no assunto. Somente alguém que estudou detalhadamente essa filosofia poderá analisar e solucionar satisfatoriamente todos os detalhes e as variáveis envolvidos em um imóvel.

Não basta posicionar os móveis nos ambientes de acordo com o Ba Guá – uma espécie de mapa com formato octogonal usado pela Escola do Chapéu Negro do Feng Shui para identificar, na planta baixa de um imóvel o que precisa ser harmonizado em cada ambiente, usar as cores propostas e distribuir cristais e espelhos pela casa. A filosofia vai muito além disso e é específica para cada situação.

Não se engane com fórmulas mágicas

Portanto, não caia em tentação de aplicar as técnicas divulgadas em artigos como “9 dicas simples…”, ou “transforme sua casa…”, acreditando que com isso sua casa estará repleta de energias positivas e repelindo totalmente as energias negativas, o máximo que você conseguirá sem aplicar a técnica da forma correta é criar ambientes que provavelmente não seriam daquela forma sem a leitura desses artigos.

O resultado final poderá ficar agradável aos olhos e à mente? Claro que poderá, mas você não estará utilizando a técnica Feng Shui se não aplicá-la corretamente.


Leia também:
O que é o Baguá Feng Shui e como usá-lo em uma casa
20 inspirações para você utilizar o clássico tapete listrado preto e branco na decoração
5 sugestões criativas e simples para renovar sua casa
Aprenda como utilizar a decoração para minimizar o calor
Banheiros em preto e branco, você já pensou nisso? Selecionamos 18 ambientes para você se inspirar
Como usar redes na decoração

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *