Gato ou cachorro? Descubra qual o mais adequado para você!

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 6 minutos

Gato ou cachorro - capa

Será que eu sou uma pessoa que combina mais com gato ou cachorro? Essa é uma pergunta muito comum, portanto, se você ama pets é possível que já tenha se perguntado isso.

Aliás, a internet está repleta de testes do tipo “qual é o melhor animal de estimação para mim?”, mas a melhor decisão depende da sua personalidade, seu estilo de vida e a casa em que você mora.

Mas afinal, qual você deve adotar? Gato ou cachorro?

A decisão de adotar um animal de estimação, seja um gato ou um cachorro, depende muito do seu estilo de vida, do espaço disponível em sua casa e do seu nível de comprometimento com o cuidado e bem-estar do animal.

Portanto, vamos começar a tentativa de te ajudar a decidir explicando as diferenças básicas entre eles.

Qual a diferença entre ter cães e gatos

Você é uma pessoa que combina mais com gato ou cachorro? Muitas pessoas já tem alguma experiência com um ou outro. Isso porque podem ter crescido com um gato ou um cachorro na família, ou simplesmente ter tido experiências melhores com um do que com o outro.

Na realidade, todo o animal de estimação exigirá atenção, tempo, despesas, amor, cuidados, brincadeiras e consultas ao veterinário.

Mas em geral, os gatos são mais organizados, mais fáceis de cuidar, custam menos e são mais independentes. Enquanto os cães são mais caros de manter e exigem mais tempo e atenção, mas de um modo geral são mais afetuosos.

Portanto, a decisão que você tomar não será simplesmente uma questão de “Prefiro um gato ou um cachorro?”, mas dependerá do que você espera do seu animal de estimação e quanto tempo, dinheiro e atenção você pode dedicar ao seu amigo peludo.

Lembre-se também de que não se trata simplesmente de escolher se um gato ou um cachorro é o mais adequado. Isso porque em ambos, diferentes raças possuem características distintas que você precisa considerar.

Há ainda as diferenças entre raças

Por exemplo, algumas gatos requerem mais atenção do que outros, enquanto algumas raças de cães são conhecidas por seus latidos altos. Ou ainda, alguns gatos são mais propensos a problemas de saúde do que outros, enquanto certas raças de cães têm uma tendência a temperamentos piores ou podem ser ruins de administrar.

Sendo assim, você pode achar útil responder um questionário on-line para decidir, isso pelo menos te dará uma indicação sobre o que esperar de cada um.

Veja a seguir algumas questões que você pode considerar

Cachorros geralmente precisam de mais espaço e exercício do que os gatos. Eles precisam ser levados para passear, correr e brincar ao ar livre, enquanto os gatos são mais independentes e podem se exercitar dentro de casa.

Cachorros exigem mais atenção e cuidado do que gatos. Eles precisam ser alimentados, passeados, treinados e socializados adequadamente para serem animais de estimação saudáveis e felizes. Enquanto os gatos podem se cuidar melhor sozinhos.

Gatos são geralmente mais adequados para quem que trabalha em tempo integral ou têm um estilo de vida mais ocupado. Isso ocorre porque gatos são mais autossuficientes do que cachorros.

Se você tem alergias a animais de estimação, pode ser mais fácil lidar com um gato, pois eles geralmente produzem menos alérgenos do que cachorros. No entanto gatos que soltam muito pelo também provocam alergias.

Mas a decisão final pode não ser fácil com base apenas nessas características básicas, há prós e contras na posse de cães e gatos, como vamos explicar a seguir.

Gato ou cachorro - mulher com gato

Os prós e contras de ter cão ou gato

Aprofundando as diferenças entre cães e gatos.

Gatos

Há muitos benefícios em optar por um gato. Eles são animais de estimação de baixa manutenção que precisam apenas de comida, água, uma caixa de areia limpa e escovação ocasional, juntamente com muito carinho. No entanto os carinhos são nas condições deles, nem sempre os aceitam.

Tendo um gato, é possível passar uma noite fora e deixá-lo por conta própria, desde que tenha bastante comida e água fresca. Além disso, se você for se ausentar por mais tempo, pode pedir a um vizinho ou amigo que reabasteça seu tigelas. Eles também são divertidos e brincalhões, mas nas condições deles.

No entanto, muitos gatos perdem muito pelo, o que você pode minimizar mas não resolver completamente através de escovação.

Além disso, suas garras podem ser muito afiadas e arranharem, mesmo mais em brincadeiras do que intencionalmente. Essas mesmas garras podem ser um pesadelo em sofás, cortinas e tapetes.

Finalmente, a caixa de areia pode afastar alguns donos de gatos. Isso porque você precisará limpar a caixa precisará regularmente. Se não fizer isso, pode causar odores desagradáveis ​​ou acidentes pela casa.

No entanto, muitos gatos adoram passar o tempo ao ar livre e você pode treiná-los para usar o banheiro fora de casa. Nesse caso o ideal é que haja uma portinhola que permita que eles entrem e saiam quando quiserem.

Cães

Os cães, por outro lado, são uma ótima companhia, pois dependem muito mais dos cuidados humanos do que os bichanos. Eles também podem fazer com que seus donos se sintam seguros – tanto em casa quanto fora de casa – o que é ideal para quem mora sozinho.

Os cães também incentivam seus donos a sair e serem mais ativos. Além disso, eles têm uma lealdade inabalável para com seus donos, o que é incrivelmente gratificante.

No entanto, os cães também exigem muito treinamento. Ensinar um cão a fazer suas necessidades no lugar certo pode ser complicado. Além disso, treiná-lo para obediência pode ser uma tarefa longa e árdua.

Sendo assim, ter um cão certamente requer paciência, principalmente para pessoas com pouco experiência.

Também exigem muita atenção e passeios regulares, não podendo ficar sozinhos por muito tempo, o que pode ser um problema para quem trabalha muitas horas ou viaja regularmente.

Qualquer viagem exigirá que você deixe seu cão com um amigo ou em um canil. Sendo assim, o custo de cuidar de cães por um período mais longo durante as férias pode ser alto.

O custo também é um fator em outras áreas, com alimentos, vacinas, cuidados veterinários, brinquedos, roupas de cama e muito mais.

Gato ou cachorro - mulher com cachorro

Por que seu estilo de vida é importante na decisão final

O seu estilo de vida é fundamental na escolha do animal de estimação, assim como o espaço disponível em casa, o seu nível de atividade, a composição da sua casa e o tempo que tem disponível para dedicar a um animal de estimação podem influenciar a decisão.

Se você não gosta de atividades ao ar livre, tem menos mobilidade ou leva um estilo de vida corrido, então um cachorro pode não ser a melhor opção. Os gatos requerem muito menos espaço e nenhuma caminhada diária, além disso alguns gatos podem até ficar felizes sem nenhum espaço externo.

Os gatos são animais naturalmente solitários, enquanto os cães dependem de muita atenção, portanto, trabalhar muitas horas também pode afetar sua decisão.

No entanto, se você tem um espaço seguro ao ar livre, desfruta de fácil acesso a parques ou outros ambientes rurais e tem bastante espaço em sua casa, um cachorro pode ser o animal de estimação ideal para você.

Ao tentar decidir entre um gato ou um cachorro, considere também quaisquer outros animais de estimação em sua casa e se há crianças presentes.

Ambos podem ser ótimos companheiros para uma família em crescimento, mas podem exigir aclimatação se não estiverem acostumados a ficar perto de crianças no passado, principalmente crianças muito pequenas. Adaptar um gato à uma criança é mais difícil do que um cachorro.

Conclusão

Ambos os animais de estimação podem ser maravilhosos companheiros e trazer muita alegria e amor para sua vida. A escolha final entre um gato ou um cachorro depende muito do seu estilo de vida e preferências pessoais.

No final, é importante lembrar que adotar um animal de estimação é um compromisso de longo prazo e exige muito tempo, esforço e dinheiro. Certifique-se de estar pronto para assumir a responsabilidade antes de adotar qualquer animal de estimação.

Quer você opte por um gato ou um cão, uma coisa é certa, um animal de estimação é um membro querido da família. Portanto você deve tratá-lo com o respeito, carinho e atenção que merece.

Só você saberá se a sua situação é adequada para adotar um ou outro. Portanto, certifique-se de pensar nas necessidades do animal antes de tomar a decisão final.

Gato e cachorro brincando


Leia também:
21 raças de cachorro que não late (ou late raramente)
Vantagens e desvantagens de ter um cachorro
Explicando os comportamentos curiosos dos gatos
Quais os prós e contras de ter um gato?
Por que ter um gato? 10 benefícios comprovados pela ciência
Seu gato está soltando muito pelo?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *