Quais as raças de cachorros mais dóceis?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 8 minutos

Qual as raças de cachorros mais dóceis

Quase sempre que alguém pretende aumentar sua família com cachorros, uma das dúvidas mais comuns é saber quais são as raças mais dóceis.

Isso porque algumas raças de cães são de alta energia, enquanto outras são incrivelmente calmas. Algumas raças têm fama por serem brincalhonas, enquanto outras pela sua inteligência ou capacidade atlética. Mas também existem muitas raças de cães que são simplesmente dóceis e amorosas.

São raças que permitem que crianças subam nelas, tirem os brinquedos da sua boca ou até se aproximem de seu prato durante as refeições. Graças ao seu temperamento equilibrado, muitos deles também são ótimos cães de serviço ou terapia para pessoas especiais.

Há uma razão pela qual os cães são os melhores amigos do homem, é porque são leais e nos amam incondicionalmente e fariam qualquer coisa por nós. Mas, apesar da personalidade poder variar dentro de uma mesma raça, algumas raças são mais amigáveis ​​do que outras.

Se você está procurando um cachorro que fará você se sentir especial, então listaremos nesse texto algumas das raças de cachorros mais dóceis e amorosas.

Como escolher um cachorro calmo e equilibrado

Os cães sem raça definida, nossos queridos vira-latas, costumam ser dóceis caso não tenham sido criados por alguém que pretendia deixá-los furiosos. Além disso, milhões de animais de estimação – incluindo muitos de raça pura – estão disponíveis para serem adotados em abrigos por abandono.

Portanto, aqui no blog sempre recomendamos a adoção como primeira escolha, mas se você decidir comprar um animal de estimação de um criador, procure saber se as matrizes e filhotes são bem tratados.

Quem tem crianças em casa deve ter uma preocupação redobrada na escolha, isso porque, mesmo que um cão seja sinônimo de companheirismo, nem todos são adequados para brincar com elas.

Vamos descobrir então quais são as raças de cachorros mais dóceis?

Golden Retriever

A categoria “cão dócil” é, sem dúvida, capitaneada pelo sempre popular golden retriever. É seguro dizer que essa é uma das raças de cachorros mais dóceis que existe.

São cães de caça escoceses bem adequados tanto para uma casa quanto para grandes espaços abertos. Eles são definidos pelo American Kennel Club (AKC) como inteligentes, amigáveis, obedientes e dedicados.

Um Golden Retriever está sempre ansioso para agradar e têm um temperamento calmo, o que significa que ficará feliz em socializar com todos, até mesmo com outros animais de estimação.

Essas qualidades também são a razão pela qual são tão usados ​​para busca e salvamento e serviços de guia. Além disso, os cães dessa raça são líderes e seguram as coisas com os dentes gentilmente, uma qualidade útil tanto para cães de trabalho quanto para cães que dividem a casa com crianças pequenas.

Labrador Retriever

A simpatia, inteligência, temperamento dócil e energia fizeram do labrador durante muito tempo um dos cães preferidos. Eles podem brincar por longos períodos de tempo sem ficarem irritados ou cansados. Portanto, são perfeitos para famílias com crianças cheias de energia, assim como pessoas que queiram um companheiro ativo e paciente.

Apesar de serem atléticos e exuberantes, os labradores são pacientes e tranquilos como os goldens. São animais ansiosos para agradar. No entanto, podem ser um pouco mais brutos que os goldens na hora de brincar.

É muito difícil não você se apaixonar por um labrador com seus grandes olhos castanhos e cara feliz, além disso, pode ter certeza que não vai demorar para ele se apaixonar por você. Enfim, é uma raça doce, leal e sempre feliz em estar na volta das pessoas.

Cachorros Dóceis - Labrador com Criança

Boston Terrier

A principal característica do Boston Terrier é ser descontraído e adorar estar por perto das pessoas, portanto, ser abraçado está no topo de sua lista de prioridades. Eles gostam de fazer novos amigos e sempre estarão prontos para uma longa sessão de brincadeiras.

Pug

O pug é uma das raças de cães mais antigas do mundo, além disso também é uma das raças mais brincalhonas e doces. Segundo o AKC eles são “encantadores, travessos e amorosos”. Raramente machucam ou mordem e suportam os estímulos das crianças com paciência e passividade.

Apesar de pequenos e “aparentemente obesos”, os Pugs têm muita agilidade. Além disso, respondem bem ao treinamento de obediência e não exigem muito exercício, sendo assim também são uma ótima escolha para moradores de apartamentos.

Os Pugs são uma das raças de cachorros mais dóceis para companhia de idosos.

Boxer

O Boxer é simplesmente perfeito para famílias que procuram um cachorro grande e que adora brincar. São cães enérgicos, extremamente brincalhões, adoram estar perto das pessoas e sempre irão cumprimentá-lo com muito entusiasmo.

Além disso, são muito delicados e cuidadosos com crianças pequenas. Seu nome provém do fato que costuma levar a pata para tocar nas coisas que despertam sua curiosidade e para brincar, são “boxeadores”, mas sempre com delicadeza.

Cachorros Dóceis - Boxer com Criança

Poodle

Os poodles costumam ser mal interpretados como sendo cães esnobes ou indiferentes, mas essa ideia está completamente equivocada. Isso porque é uma raça afetuosa é extremamente amorosa e que gosta de passar tempo com seus donos.

Além disso, os poodles são muito inteligentes e são a companhia perfeita para qualquer família. É uma raça popular em vários tamanhos, cores e estilos de pelagem, mas todos tendem a ser ansiosos para agradar e são altamente treináveis.

Os poodles miniatura são tímidos com pessoas estranhas, enquanto os poodles médios são mais extrovertidos. No entanto, todos eles são brincalhões, leais e raramente se irritam ou ficam mal-humorados.

Beagle

É uma raça muito alegre que adora fazer parte de uma matilha, portanto se dá bem com outros cães e se sente muito confortável com as pessoas. Pela sua natureza amável eles sempre são bem-educados e calmos, mesmo com estranhos.

Os Beagles são péssimos cães de guarda justamente por serem muito amigáveis. É uma raça criada para caçar em bando, portanto gostam da companhia de outros cães e pessoas.

Eles são despreocupados, raramente são agressivos e são ótimos companheiros para crianças e adultos de todas as idades. Mas sua curiosidade constante às vezes também pode causar problemas de destruição. No entanto, na maioria das vezes, suas travessuras alegres são mais divertidas do que destrutivas.

Treiná-los pode ser um desafio, isso porque são obstinados e teimosos. Embora sua natureza independente possa ocasionalmente dificultar algumas coisas, sua doçura quase sempre compensa a teimosia.

Shih Tzu

Os Shih Tzus foram criados por monges tibetanos e oferecidos como presente à realeza chinesa. São pequenos, alguns minúsculos e adoram se enrolar no colo de seus donos para receber um carinho.

shih tzu com Criança

Lhasa Apso

De mesma origem que os Shih Tzus, o Tibet, os Lhasa Apsos atualmente são umas das raças mais populares no Brasil.

No entanto, apesar de serem parecidos, são raças que foram criadas para funções diferentes, enquanto o Shih Tzu foi criado para companhia, o Lhasa Apso foi criado para guarda. Portanto, os Lhasas podem ser agressivos com estranhos e ciumentos com seus donos.

Bulldog Inglês

Os buldogues ingleses podem parecer mal-humorados com aqueles olhos caídos e bochechas permanentemente carrancudas, mas são cães notoriamente meigos, dóceis e amigáveis ​​com disposições ternas. Em geral, quando alguém se refere apenas a buldogue, está se referindo aos ingleses.

Fica feliz em agradar, embora alguns possam exibir uma tendência teimosa. Bulldogs ingleses são muito leais e protetores de suas famílias, especialmente com as crianças.

No entanto, é importante você saber que esta é uma raça de cão braquicefálico, o que significa que tem nariz curto e pode ser propenso a problemas respiratórios. Pode ser particularmente difícil para os buldogues respirarem no calor e na umidade, portanto limite seu exercício em dias quentes.

O mesmo problema respiratório acontece com o Pug, Bulldog Francês, e, em menor escala com o Boxer, portanto, em dias quentes se você tiver uma dessas raças, seja cuidadoso.

Bulldog Francês

Os buldogues franceses são adorados por seus donos e eles sabem disso. Eles chamam a atenção por onde passam e se dão bem tanto com crianças quanto com adultos.

Sua natureza peculiar e descontraída os torna a escolha perfeita para famílias que estão tendo cães pela primeira vez.

Bernese

O cão da raça Bernese, também conhecida como Boiadeiro de Berna, é um verdadeiro gigante gentil, é uma raça calma e descontraída com uma natureza doce.

Criados para trabalhar em fazendas nas montanhas da Suíça, esses cães são resistentes e altamente treináveis. Embora sejam animais robustos, também podem ser notavelmente ágeis por seu tamanho grande.

Os Berneses são autoconfiantes, raramente tímidos e gentis. Muitas pessoas também o admiram por sua pelagem grossa, brilhante e tricolor.

Cachorros Dóceis - Bernese com Criança

Border Collie

Essa raça é muito enérgica adora socializar com as pessoas através de exercícios e é sempre mais feliz ao ar livre.

Pela sua capacidade de se sintonizar com o dono eles são particularmente bons em esportes caninos, como agilidade e pegar brinquedos no ar, mas eles se envolverão alegremente em qualquer tipo de jogo, desde que haja uma pessoa envolvida.

Setter Irlandês

Essa raça é muito amigável e despreocupada, além disso os Setter Irlandeses são grande doadores de afeto. Eles têm muita energia, mas estão sempre dispostos a se divertir, e seu amor pelo exercício os torna ótimos companheiros de caminhada para adultos e crianças.

O Setter Irlandês é brincalhão, enérgico e adora companhia, afetuoso com sua família, gentil com as crianças, inteligente e obediente. Assim como o retriever, brinca alegremente de buscar o dia todo e nunca fica mal-humorado ou cansado ​​ao fazê-lo. No entanto, pela sua forte ligação com pessoas, ele é propenso a sofrer com ansiedade de separação.

Setters irlandeses também são extremamente treináveis ​​e inteligentes. Eles têm energia ilimitada, mas são doces e ansiosos para agradar.

Bull Terrier

Os Bull Terriers são cães leais e que se conectam com pessoas de todas as idades. A socialização adequada faz sua personalidade genuinamente doce brilhar. Além disso, eles estão sempre prontos para um jogo de busca ou uma boa caminhada.

Bull Terrier com Criança

Basset Hound

Os Basset Hounds são cães relaxados que, se forem bem socializados enquanto filhotes, em geral se dão bem com a maioria das pessoas. Eles gostam de estar perto de pessoas, mesmo que seja só deitar ao seu lado. Além disso, eles são ótimos com crianças graças à sua natureza doce.

Cocker Spaniel

Os Cocker Spaniels quando filhotes são de alta energia e se adaptam bem a lares ativos. Com a socialização e treinamento certos, eles podem ser filhotes incrivelmente afetuosos, engraçados e felizes que se encaixam facilmente na vida familiar.

Depois de adultos acalmam-se um pouco, mas, mesmo assim, são cão muito afetuosos e companheiros inseparáveis. Essa é certamente uma das raças de cachorros mais dóceis para crianças.

Pembroke Welsh Corgi

Essa raça era a favorita da Rainha Elizabeth II. Os Corgis são cães companheiros encantadores e com muita personalidade. Eles são ousados ​​e protetores de sua família porque amam profundamente seus humanos.

Conclusão

Acima listamos apenas algumas das raças de cachorros mais dóceis populares no Brasil, mas existem ainda muitas outras raças que você pode avaliar antes de tomar sua decisão.

Além disso ser dócil e amigável não são as únicas características que você deve considerar se está pensando em ter um cachorro. Não se esqueça de olhar também para o seu estilo de vida, sua casa e o clima da região onde você mora e certifique-se assim de encontrar o cão certo para você.


Leia também:
Como criar uma criança com cães em casa
Como saber se meu cachorro está feliz
Dicas importantes para quem precisa deixar seu cão sozinho em casa
Como preparar um gato para receber um bebê
21 raças de cachorro que não late (ou late raramente)
Prós e contras de ter um animal de estimação

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *