Como tirar adesivos de objetos

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 5 minutos

como tirar adesivos de objetos

Descubra algumas formas fáceis, rápidas e eficazes de tirar resíduos de adesivos de objetos. Descolar etiquetas de preço, etiquetas de fabricante e adesivos de instruções pode deixar restos de goma nas superfícies.

Você comprou um eletrodoméstico, um objeto de decoração, ou um brinquedo e veio colado nele aquele adesivo chato, difícil de ser retirado? Ou você colou um adesivo em algum objeto e quer retirá-lo?

Aprenda como remover resíduos de adesivos de vidro, plástico, roupas, louças e muito mais.

Como faço para tirar adesivos de objetos?

Depois de retirar um adesivo ou etiqueta de uma superfície, pode sobrar restos de papel grudado ou um cola pegajosa, que, então, pode ser difícil de remover completamente. Mas, se você estiver pensando em raspar o local com uma espátula ou lâmina de metal, não o faça.

Essas ferramentas de remoção podem arranhar a superfície abaixo da cola, no entanto se livrar desses resíduos de adesivo não é difícil. Portanto, siga essas dicas para tirar resíduos de adesivos de qualquer objeto usando produtos que você tem em casa para amolecer e remover a goma com segurança. Por exemplo, você poderá remover a cola de vidro, plástico, madeira e até roupa.

Antes de tudo, tente tirar o máximo possível dos resíduos de adesivo manualmente. Assim, procure levantar o adesivo com as unhas e tente ir enrolando com a ponta dos dedos até retirar o máximo possível.

Se você estiver removendo resíduos de fita adesiva de um tecido, não lave ou seque a roupa antes que a viscosidade desapareça. Isso porque a goma será mais difícil de remover se tiver passado por um ciclo de secagem.

Então, depois de remover o máximo possível manualmente, use um dos métodos a seguir para tirar qualquer resíduo do adesivo que tenha sobrado. Mas, tenha cautela com todos esses métodos. Ou seja, teste a superfície com o produto em uma área escondida para ter certeza de que ela não manchará ou causará outros danos.

retirar adesivos com a mão

Use um raspador de plástico

Embora as lâminas de metal possam arranhar a superfície que você está tentando livrar da cola, um raspador de plástico (por exemplo, a borda de um cartão de crédito antigo) ou a lâmina de uma faca de plástico podem ser usados ​​com segurança para raspar o adesivo de muitas superfícies sem arranhar.

Outras opções podem ser o lado áspero de uma esponja ou esfregar as sobras com uma borracha. Elas funcionam bem para remover resíduos de adesivo do plástico, mas se você não tomar cuidado, podem arranhar uma superfície de vidro.

Use água quente

Se for possível, coloque algumas gotas de detergente em uma pia ou recipiente cheio de água quente e mergulhe o objeto na água até que o resíduo amoleça. Então raspe a cola que sobrou com um raspador de plástico ou com os dedos. A água fria não removerá os resíduos de adesivo tão eficazmente quanto a água quente.

Use secador de cabelos

Essa é uma das melhores ferramentas para tirar adesivos de objetos. Aponte o secador de cabelos ligado com ar quente para o adesivo durante um ou dois minutos a uma distância de, no máximo uns 15 cm, e pronto! Ele sai fácil, fácil, então puxe-o com as mãos antes que esfrie. Se sobrar qualquer resíduo repita a operação ou raspe.

retirar adesivos com secador de cabelos

Use álcool ou vodca

Se você precisa saber como tirar adesivos de objetos de plástico, madeira ou vidro, o álcool é um solvente eficaz e seguro para a maioria dessas superfícies. Além disso, se você não tiver álcool, a vodca é uma bom substituta.

Portanto, molhe uma toalha de papel ou pano limpo com álcool e esfregue o resíduo para removê-lo. Para adesivos teimosos, coloque um pano embebido em álcool sobre a área e deixe descansar por vários minutos para amolecer o resíduo. Então use o pano para esfregar e remover o que ficou para trás.

Use WD-40

O spray lubrificante WD-40 é um verdadeiro multiuso para toda a casa, remover resíduos de adesivos é um de seus usos. Portanto, borrife o WD-40 ou algum produto similar no local do adesivo e deixe descansar por vários minutos. Em seguida, use um pano para limpar.

Use óleo de cozinha ou azeite

A aplicação de óleo de cozinha pode ajudar a suavizar os resíduos de adesivo. Então, raspe o restante com os dedos, um raspador de plástico ou uma faca de plástico. Se estiver fácil de retirar, você também pode tentar esfregar com um pano limpo. Assim, depois que o resíduo do adesivo for removido, basta limpar o excesso de óleo.

Use vinagre branco

Aprender como tirar adesivos de objetos com vinagre ainda traz economia. Isso porque o vinagre branco é outro produto multiuso e muito barato se comparado com outros produtos domésticos. Assim, mergulhe um pano ou toalha de papel no vinagre e coloque sobre a área com cola. Então deixe assim por alguns minutos para amolecer o resíduo, depois limpe ou raspe para remover.

Como tirar resíduos de adesivos de roupas

Para remover os resíduos de adesivo das roupas, tente arrancá-l0 o mais rápido possível antes de qualquer processo de lavar ou secar a roupa. No entanto, se você estiver lidando com resíduos de adesivos resistentes e secos na roupa, tente os métodos abaixo. Mais uma vez vale lembrar, teste primeiro em um local discreto.

Assim, depois de retirar o máximo possível de resíduos de adesivo com os dedos, sua próxima ação vai depender se a peça de roupa é feita de fibras naturais ou sintéticas. Então, você pode se livrar de resíduos de adesivos em roupas feitas de fibras naturais esfregando o local com acetona e um pano limpo. Em seguida lave e seque a peça de roupa como faria normalmente.

No entanto, para remover resíduos de adesivo em roupas de tecidos sintéticos o processo é diferente. Primeiramente, coloque a roupa no freezer por 45 a 90 minutos. Então, retire a roupa do freezer e remova imediatamente o máximo possível de pedaços endurecidos. Em seguida, umedeça o local com água, adicione uma ou duas gotas de detergente neutro e esfregue o restante do resíduo do adesivo usando um pano de microfibra. Por fim, lave e seque a peça de roupa como faria normalmente.

remover etiquetas em roupas


Leia também:
Como tirar bolinhas das roupas
Como limpar o ventilador
Toalheiro térmico vale a pena?
Como remover pelos de roupas e estofados
Como tirar colas e adesivos de vidros

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *