Como tirar colas e adesivos de vidros

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 4 minutos

tirar adesivos de vidros

Saber como tirar a cola e adesivos de vidros é muito útil, porque é muito comum isso acontecer e ninguém gosta de olhar para vidros com sobras de cola ou papel.

Mas essa tarefa algumas vezes parece ser quase impossível, ainda mais em adesivos muito antigos e ressecados. No entanto, existem alguns truques muito práticos, fáceis e eficientes. Então, vamos aprendê-los?

Aprenda a tirar adesivos e colas de vidros

Você quer reaproveitar um vidro bonito e prático, que está com o rótulo do seu produto original, já tentou retirá-lo, mas está difícil ou sobrou restos de cola? Ou então alguma vidraça de sua casa está com adesivo, ou restos de cola?

Essas dicas valem para qualquer tipo de adesivo em vidros, pode ser em carros, janelas, potes de compotas, enfim, está lá a cola agarrada no vidro? Então você vai retirá-la facilmente.

Seja supercola, etiquetas, adesivos ou resíduo de fitas adesivas, remover a cola do vidro requer os materiais e métodos corretos. Assim, selecionamos algumas das melhores maneiras para fazer isso.

Como remover cola molhada do vidro

Remover cola molhada é uma das coisas mais chatas para quem não sabe como fazer. Com uma limpeza rápida, você fica com uma meleca pegajosa que deixa sua janela, mesa ou outras superfícies de vidro opacas. Então, não tenha pressa em remover essa cola, faça do jeito certo!

Nesse caso, o que facilita a limpeza é saber qual é a cola. Dessa forma fica muito mais fácil. Por exemplo, algumas colas brancas comuns à base de água irão descascar ou sair fácil com água quente. No entanto, colas mais resistentes exigem um pouco mais de esforço e tempo.

Além disso, isso é uma corrida contra o tempo. Porque a cola é muito mais difícil de remover uma vez que esteja totalmente seca. Portanto, comece a remoção enquanto ela ainda estiver fresca e você poderá remover a maior parte do resíduo antes que seque.

Para isso, você vai usar água quente e um pano macio, assim, é provável que esse pano precise ser descartado após o uso. Então, com o pano molhado de água quente, esfregue o vidro até que a cola desapareça, repetindo se for preciso. Além disso, você pode pressionar o pano sobre a cola por alguns minutos para amolecer.

No entanto, se esse método não funcionar, parta para o oposto, use gelo. Pressione um cubo de gelo na cola para congelá-la, quando ela estiver congelada, então raspe-a com uma faca ou espátula plana.

Por fim, se a cola for muito resistente, um solvente pode ser a solução. Por exemplo, álcool, removedor de esmalte (acetona ou aguarrás), spray lubrificante (tipo WD40), vinagre e fluido de isqueiro podem ser usados ​​para remover o adesivo do vidro se a água sozinha não funcionar. Aplique então o solvente com um pano e esfregue na cola.

tirar adesivos de vidros - carro

Como tirar adesivos e cola seca dos vidros

A cola que já está há muito tempo sobre um vidro e os adesivos são um pouco mais difíceis de remover do que a cola molhada, mas você pode aplicar os mesmos métodos. No entanto, você vai precisar de mais tempo e paciência.

Assim, os mesmos solventes que citamos acima, como álcool, fluido de isqueiro ou removedor de esmalte poderão ajudar. Esses solventes fazem maravilhas na remoção de cola e resíduos de adesivos do vidro. Para isso, aplique aos poucos um desses solventes puro, pois concentrados eles funcionam melhor.

Se for um adesivo muito resistente, coloque um pouco, deixe agir e então coloque novamente. Dessa forma, esses produtos penetram na cola do adesivo. Algumas vezes ele acabará se soltando muito fácil. Então, pulverize-os ou pingue sobre a cola, deixe-os trabalhar e esfregue com um pano até retirar tudo.

Para a maioria dos adesivos, o vinagre branco também funciona, assim como lustra móveis. Então use-os da mesma forma, coloque sobre o adesivo, deixe agir e tente remover com um pano.

Mas, e se a cola for muito resistente, o que fazer?

Assim, quando nenhum desses métodos funcionar para remover a cola, tente um trabalho braçal.

Então, raspe o resíduo do vidro usando um raspador de plástico, lâmina de barbear ou estilete. Mas faça isso com um movimento suave, tomando cuidado para não arranhar o vidro.

Continua difícil? Então, junte duas técnicas, solvente mais raspagem. Assim, amoleça a cola primeiro com um solvente, depois raspe-a.

Como último recurso para tirar adesivos de vidros, se nada funcionar, use palha de aço (Bombril). Mergulhe a palha de aço em água com sabão ou solvente e esfregue na cola. No entanto, use uma pressão firme, mas tome cuidado para não arranhar o vidro, essa técnica é a mais perigosa para estragar o vidro.


Leia também:
Como tirar adesivos de objetos
Como limpar o ventilador
Toalheiro térmico vale a pena?
Como remover pelos de roupas e estofados
Quebrar espelho dá azar?
Aprenda a fazer spray para passar roupa caseiro
Como limpar um tênis branco

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *