Quebrar espelho dá azar?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 9 minutos

quebrar espelho dá azar

Será que quebrar espelho dá azar? Você é uma pessoa supersticiosa? Você é daquelas pessoas que se recusa a passar por baixo de escadas ou colocar sapatos novos sobre a mesa?

Ou você é da opinião de que tudo isso é uma grande bobagem, não passa de contos da carochinha dos nossos antepassados?

Seja qual for a sua crença, existem milhares de superstições antigas que resistem até hoje em diferentes países e culturas, passadas de geração em geração.
De acordo com uma dessas superstições, quebrar um espelho também quebra a alma em pedaços. Por isso, serão 7 anos de azar pela frente.

7 anos de azar (a realidade por trás da superstição de um espelho quebrado)

Um objeto em particular que parece ter sido o principal foco da maioria das superstições, que resiste ao longo do tempo e que está no folclore e na mitologia de praticamente todos os países é o espelho.

Os espelhos atualmente são usados para fins práticos como pentear o cabelo, retocar a maquiagem, ou conferir se a roupa que estamos usando ficou legal.

Entretanto, no passado os espelhos eram usados ​​para propósitos muito mais incomuns, desde prever o futuro até execução de magias.

Portanto, não é de se surpreender que o espelho venha sendo visto desde os tempos longínquos como um objeto simbólico e místico.

Na verdade, quando se trata da maioria das superstições, sempre há uma origem em um fato real que desencadeou a repetição de uma história, até que ela tenha sido incorporada no folclore de um país ou de uma região.

Porque quebrar um espelho dá 7 anos de azar?

Se você já quebrou um espelho (isso provavelmente já aconteceu com quase todas as pessoas), sua primeira reação foi se preocupar com má sorte que você teria que enfrentar a partir daquele momento?

Você então percebeu que as coisas começaram a dar errado de repente?

Ou sua primeira reação foi pensar no transtorno de ter que recolher todo aquele monte de vidro quebrado sem se machucar e ainda não deixar nenhum para trás para que outras pessoas ou animais domésticos não se machucassem posteriormente?

Independente de qual foi sua primeira reação, provavelmente saiba que, ao longo da história, as conotações de quebrar um espelho dividiram muitas culturas e religiões.

Mas qual a origem do azar? Quebrar um espelho realmente trará infortúnio sobre quem o quebrou?

Foram os antigos romanos os primeiros a acreditarem na ideia de que um espelho quebrado traria sete anos de má sorte.

Isso provém de outra crença do folclore romano que afirma que a cada sete anos a vida se renova e quaisquer partes quebradas de sua vida, como os problemas de saúde, seriam consertadas ao final desse ciclo.

Portanto, se um espelho se quebrasse e sua imagem fosse a última coisa que ele refletisse, então você teria que suportar sete longos anos de infortúnio antes que a maldição terminasse e a boa sorte fosse renovada.

Outros acreditavam que os espelhos eram na verdade dispositivos dos deuses. Quebrar um espelho enfureceria os deuses, que então atormentariam a última pessoa que tivesse sido refletida por ele.

A lenda de Narciso

Os antigos gregos acreditavam que os espíritos viviam em piscinas refletivas de água. De fato, o destino que aguardava a figura mitológica grega Narciso pode ter surgido dessa crença.

Narciso se apaixonou por ele mesmo e isso foi sua ruína. Ele ficou tão obcecado com seu próprio reflexo em águas paradas, que ansiava por si mesmo (ou, segundo algumas narrativas, pelo rosto de sua falecida irmã gêmea) e ficou imóvel mirando seu reflexo até morrer.

Desde então, já havia medidas que poderiam ser tomadas para evitar essa má sorte. As pessoas que quebrassem um espelho poderiam pegar os pedaços quebrados e enterrá-los à luz da lua, por exemplo, ou levar um fragmento para um cemitério e tocá-lo em uma lápide.

Atualmente poucas pessoas pensariam em fazer isso, e provavelmente se víssemos alguém fazendo isso acharíamos que talvez essa pessoa esteja precisando de um médico.

A maioria das pessoas vai apenas varrer os pedaços, pois ter quebrado um espelho talvez já tenha esgotado a cota de azar por tê-lo perdido. 😢

quebrar espelho dá azar

Um espelho é uma janela para a alma?

Foram encontrados fragmentos de obsidiana (uma rocha preta) altamente polidos na Turquia que datam do ano 6000 aC e acredita-se que sejam alguns dos primeiros exemplos de espelhos produzidos pela raça humana.

Naquela época, acreditava-se que se uma pessoa vislumbrou seu reflexo, o que ela estava realmente vendo era sua alma olhando para ela. Causar qualquer dano ao reflexo, portanto, seria danificar a alma dessa pessoa.

Uma alma severamente danificada e espedaçada, não seria capaz de proteger totalmente seu dono da má sorte. Ou, em uma explicação alternativa, a alma danificada busca vingança contra o responsável por seus ferimentos.

Os meios de vingança poderiam variar, mas geralmente incluíam a perda de um amigo próximo ou a morte de alguém da casa. Tétrico isso, não é mesmo? 🤔

Se você é uma pessoa que se interessa por lendas de vampiros, ou já leu ou assistiu filmes com vampiros, provavelmente já conhece a aversão que eles têm ao alho e que seus hábitos são noturnos.

Junto com esses mitos, as pessoas também acreditavam que os vampiros não tinham reflexo, acreditando na crença de algumas culturas de que os espelhos refletem a alma, que é a verdadeira essência de uma pessoa.

Como os vampiros eram considerados do mal, dizia-se que eles não tinham alma e, portanto, nada para refletir em um espelho.

Quebrar espelho dá azar para as religiões?

Algumas religiões e culturas levaram muito a sério a ideia de que o espelho estava ligado à alma, e algumas ainda o fazem até hoje.

No judaísmo, se alguém morre, todos os espelhos de sua casa são cobertos durante o período de luto para evitar que o espírito do corpo fique preso dentro e não chegue à vida após a morte.

Algumas culturas chegam a enterrar seus mortos com espelhos, para impedir que os espíritos se levantem do túmulo.

Contraponto Chinês

Mas nem tudo é desgraça e tristeza quando se trata de associar espelhos à superstição. Alguns contos antigos chegam a relatar que os espelhos trazem boa sorte.

Na China Antiga, os espelhos eram poderosos talismãs usados ​​para afastar os maus espíritos. Outras culturas da antiguidade acreditavam que os espelhos tinham o poder de trazer amor e prosperidade.

Se um casal se visse refletido através de um espelho, por exemplo, eles estavam destinados a um relacionamento longo e feliz.

É difícil imaginar que os espelhos já foram a fonte de tanta intriga e mito quando no século 21 eles são simplesmente considerados objetos domésticos necessários para a maioria das pessoas.

Pode ser que todas essas crenças sejam apenas fantasia, que eles não possam realmente afastar os maus espíritos ou refletir uma alma, mas talvez um tipo diferente de magia possa ser encontrado a cada vez que nos olhamos em um espelho.

Independentemente da origem da má sorte proporcionada por um espelho quebrado, a ideia de que quebrar um espelho traz azar é prevalente em praticamente todas culturas ao redor do mundo.

Mas, o que acontecerá com você se acidentalmente quebrar um espelho? Nada realmente acontecerá, exceto o fato de que você talvez tenha que limpar uma bagunça e precisará comprar um espelho novo. 🤣

Maneiras de salvar a alma de quem quebra um espelho

Vamos nos divertir um pouco? Mas, você precisa usar essas técnicas ​​o mais rápido possível após a quebra, antes que sua sorte acabe. 😂

Se mesmo sabendo que a quebra de um espelho é a simples quebra de um espelho e nada mais, você quer garantir que esteja tudo bem, selecionamos algumas técnicas para eliminar o possível azar vindouro que você poderá aplicar. Mas, tenha cuidado e esteja ciente de não se machucar com a aplicação de nenhuma delas.

Jogue sal sobre seu ombro esquerdo

Jogue sal por cima do ombro esquerdo o mais rápido possível. Segundo quem acredita nessa simpatia, você estará jogando o sal direto no diabo que espreita lá.

Os franceses jogam um pouco de sal atrás deles para acertar nos olhos do diabo, com isso eles ganham algum tempo para fugir.

Já nos Estados Unidos, muitas pessoas depois de jogarem o sal por cima do ombro, ainda rastejam para baixo de uma da mesa para se afastar ainda mais dos maus presságios. 😜



Outra alternativa envolvendo o uso de sal, é limpar o corpo com água salgada. A maneira mais fácil de fazer isso é adicionar 2 colheres de sopa de sal na água do banho.

Se nenhuma dessas opções lhe agradar, tente colocar sal marinho no canto de cada quarto e sob cada janela. Diz-se que isso protege toda a sua casa de espíritos indesejados.

Gire em círculos 3 vezes

Sem hesitar, ao quebrar um espelho, gire três vezes no sentido anti-horário. Mas cuidado para não fazer isso sem ter quebrado um espelho, pois fazê-lo por si só traz azar.

Entretanto, se você fizer isso depois de quebrar um espelho, vai confundir os espíritos. 😆 Mas tente não ficar muito tonto nesses giros, ou você pode quebrar alguma coisa novamente, até outro espelho. 🙄

Faça uma oração

Faça uma oração pedindo proteção com uma nota de dinheiro na mão e perto dos pedaços de espelho, ao final da oração, faça um sinal da cruz com a nota e guarde-a na carteira por pelo menos um ano. 😏

Moa o espelho em um pó fino

Moer os fragmentos do espelho quebrado um pó fino impede que você veja seu reflexo nos fragmentos quebrados. No entanto, você precisa ter um cuidado redobrado.

Não se esqueça de usar óculos de proteção e luvas, pois é provável que o vidro salte durante o processo. 😬

Reutilize o espelho quebrado

Reutilize seu espelho quebrado para artesanato. Há muitas opções de bricolagem para espelhos quebrados.

Usar espelhos quebrados para criar um efeito de mosaico realmente adiciona um toque especial à sua decoração – isso ficaria ainda mais legal com vidro colorido, mas como você “precisa” usar seu espelho… 🙄

Jogue o espelho quebrado em um riacho (hummm, talvez essa não seja uma boa ideia)

Esta é uma dica que funciona se você tiver um pouco mais de tempo, e todas as outras tentativas falharam. Atire as peças em um córrego.

Isso vai lavar a má sorte em apenas sete horas em vez de sete anos. Mas jogar vidro quebrado em riacho será que é uma boa alternativa? 😨

Se você não morar perto de nenhum rio ou córrego, não se preocupe. Outro método de fazer isso seria passar os fragmentos do espelho sob uma torneira aberta.

Contanto que você tenha acesso a uma pia, esse deve ser um dos truques mais fáceis até agora, não é mesmo? 😎

Escureça o espelho com fogo

Use chamas para escurecer os fragmentos do espelho e enterre-os exatamente um ano depois. Você pode usar chamas de um fósforo, vela, isqueiro, fogão ou qualquer coisa que seja capaz de pegar fogo. Como sempre, tenha cuidado.

Infelizmente, você ainda terá um ano de azar até lá, então tente evitar qualquer coisa arriscada antes disso… 😶

Toque uma lápide com um caco do espelho

Pegue um único pedaço do espelho quebrado e toque-o em uma lápide. Isso pode ser um pouco assustador, mas você tem que fazer o que precisa ser feito… 🤣

Se esse truque for assustador demais para você, talvez ainda tenha tempo de reverter sua sorte. Se a lua estiver cheia, pegue seu caco de espelho e reflita a lua.

Quando você olhar para ele, deverá amenizar sua má sorte. Neste caso específico, depois você deve manter seu pedaço de espelho quebrado ou enterrá-lo, não o jogue fora. 😐

Mas, quebrar espelho dá azar conforme o dia da semana?

Mas, e se você soubesse que, dependendo do dia da semana em que você quebrar um espelho, a má sorte se manifestará de uma maneira diferente? Só me faltava essa agora… 😭

Segundo essa crença, quebrar um espelho em dias da semana diferentes acumula vibrações em áreas diferentes da vida. Então, quebrar espelho dá um tipo de azar diferente a cada dia? Era só o que me faltava.

  • Se quebrar um espelho na segunda-feira você terá problemas financeiros, pois esse é o primeiro dia de trabalho da semana;
  • Se quebrar um espelho na terça-feira você terá problemas de saúde física, pois é o dia geralmente escolhido pelas pessoas para abandonarem os maus hábitos. Há quem diga também que você terá uma decepção amorosa (ainda isso?);
  • Se quebrar um espelho na quarta-feira um ente querido seu terá problemas de saúde. Isso porque antigamente na Igreja Católica esse era o dia de orar pelos enfermos;
  • Se quebrar um espelho na quinta-feira você terá discussões no trabalho, portanto procure emitir vibrações serenas nesse dia;
  • Se quebrar um espelho na sexta-feira você terá dificuldades para colocar seus projetos em prática. A sexta é considerada o dia forte para trabalhos espirituais tanto do mal como do bem;
  • Se quebrar um espelho no sábado então alguns segredos de família serão revelados. Isso porque o sábado é um dia sagrado para muitas religiões;
  • Se quebrar um espelho no domingo é porque alguém próximo planeja algo contra você.
Conclusão

Tenso isso não é mesmo? Mas não se preocupe, com tantas formas que você aprendeu de acabar com a má sorte provocada por um espelho quebrado, certamente você resolverá isso facilmente! 😎 Portanto, se quebrar espelho dá azar agora você já sabe como resolver isso.


Leia também:
O que é ter sorte na vida?
Como encontrar e ativar o cantinho do dinheiro aplicando o Feng Shui na sua casa
Significado espiritual dos sinos dos ventos
Saiba quais são os aromas que atraem boas energias
O que é Shou Sugi Ban (Yakisugi)?
Dicas para atrair boa sorte mudando a forma de encarar a vida
A superstição da pálpebra tremendo

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *