Qual é o meu tipo de pele e como cuidá-la?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 9 minutos

qual é o meu tipo de pele

Qual é o meu tipo de pele? Essa é uma pergunta recorrente entre muitas pessoas. Mas, diferentemente do nosso tipo sanguíneo, que é o mesmo desde o dia em que nascemos, nosso tipo de pele é algo que muda ao longo das fases de nossa vida.

Aliás, em uma análise mais profunda, nosso tipo de pele não é o mesmo para todas as áreas do nosso corpo. Portanto, a pele do rosto pode diferir da pele das mãos, que difere da pele das costas, que difere da pele dos pés…

Qual é o meu tipo de pele?

Se você entender qual é o tipo de pele de cada área de seu corpo, terá um ótimo ponto de partida para deixar de usar os produtos industrializados, pois eles agridem a pele. Dessa forma, mudar para produtos naturais de modo que possa obter todos os benefícios oferecidos por eles.

Na maioria das vezes, os produtos de qualidade são categorizados por tipo de pele. No entanto, mesmo que um produto seja rotulado para um tipo de pele específico, ele poderá funcionar também para outros tipos, pois isso depende das características da pele de cada pessoa.

Seu tipo de pele é definido geneticamente e exclusivo para você no momento em que nasce. Mas, em função das condições que sua pele é submetida ao longo da vida e das novas funções, cada parte da pele do seu corpo vai se modificando. Isso dependerá de vários fatores, os mais comuns são:

  • Dieta alimentar;
  • Idade;
  • Ciclos hormonais;
  • Exposição a condições que irritam a pele;
  • Nível de estresse;
  • Época da vida;
  • Condições climáticas;
  • Uso de remédios.
Como cuidar dos diferentes tipos de pele?

A seguir vamos listar algumas características dos tipos de pele mais comuns. Dessa forma, você terá uma referência para decidir quais produtos podem funcionar melhor para você.

No entanto, tenha sempre presente que cada pessoa é única e um produto para pele “normal” também pode funcionar bem para peles secas ou mistas, dependendo dos seus traços. Isso porque cada pessoa tem também suas “preferências de pele”, ou seja, como quer que sua pele fique.

Portanto, as características abaixo servem como referência para que você analise sua pele. Assim, o ideal, se você ainda não encontrou o produto que deixe sua pele como gostaria, é testar vários produtos até descobrir o que funciona melhor para sua pele.

A equipe da Born Saboaria nos ajudou, indicando alguns produtos para cada tipo de pele. Eles também servem como referência para você escolher produtos similares, se você tem alguma marca que já use e confie.

tipos de pele

Tipo de pele normal. Como é uma pele normal?

A pele normal tem uma produção de sebo equilibrada, não é nem muito oleosa nem muito seca. Também tem boa circulação sanguínea.

Características da pele normal:
  • Não é muito seca nem muito oleosa;
  • Os poros são finos e visíveis em formato de flocos de cevada;
  • Poucas ou nenhuma imperfeição ou manchas;
  • Textura suave;
  • Sem sensibilidade extra;
  • Tez radiante.
Como cuidar da pele normal

Se você tem pele normal, o mais importante é cuidar dela para que se mantenha sempre saudável. Manter a pele normal limpa e hidratada é vital. Portanto, escolha um sabonete suave e massageie a pele para ajudar a estimular a circulação sanguínea.

É sempre importante hidratar a pele, e isso não depende do seu tipo de pele. Escolha um hidratante natural feito com ingredientes saudáveis ​​que irão nutrir sua pele.

Use um esfoliante natural uma vez por semana. Lembre-se que é importante entender as necessidades de sua própria pele.

Sabonete Esfoliante Natural e Vegano de Aveia – Born Saboaria

Tipo de pele oleosa. Como é uma pele oleosa?

A pele oleosa é o resultado de secreções de sebo em excesso, uma secreção oleosa das glândulas sebáceas. A pele oleosa tende a atrair mais sujeira e poeira do que a pele seca e pode ser propensa ao aparecimento de cravos e acnes. Além disso, ela brilha em excesso.

A pele oleosa em geral parece brilhante e é caracterizada por uma textura mais espessa e poros dilatados. Pessoas com pele oleosa lutam para manter o brilho baixo durante o dia e muitas vezes tendem a lavar o rosto com frequência.

Características da pele oleosa:
  • Poros grandes e mais visíveis;
  • Tez mais brilhante;
  • Cravos, espinhas ou outras manchas;
  • A oleosidade pode variar de acordo com a época do ano, clima, hormônios.
Como cuidar da pele oleosa

Muitas pessoas com pele oleosa tendem a limpar e esfoliar em excesso, mas isso não diminui a produção de sebo. Na realidade, ao fazer isso, a pele resseca e causa danos à sua superfície, criando um ciclo vicioso no qual a pele acaba por produzir mais sebo para compensar o ressecamento.

Muitas pessoas com pele oleosa ou com tendência a acne tendem a evitar a hidratação, na verdade esse é um passo muito importante. Mesmo que nossa pele produza óleo natural, isso não tem o mesmo efeito que hidratar a pele.

Um hidratante ajudará a aumentar o teor de água na pele e evitará perda de umidade. Quando a pele oleosa está seca, pode desencadear ainda mais produção de óleo, agravando o problema. Mas um hidratante que retarda a evaporação da umidade, na verdade faz com que as células produtoras de sebo se desliguem.

Lave o rosto pelo menos duas vezes ao dia para remover a sujeira e as bactérias que obstruem os poros. Mas tome cuidado para não exagerar. Use um sabonete natural suave porque sabonetes feitos com produtos químicos podem remover os óleos naturais da pele e contribuir para piorar as condições da pele oleosa.

Para estimular a renovação e o crescimento saudável da pele, use esfoliantes suaves. Isso porque a esfoliação remove as células mortas, desobstrui os poros e remove o acúmulo extra que acompanha a pele oleosa.

Máscaras faciais de argila também podem fazer maravilhas para a sua pele. A argila e carvão ativado são bons para pele oleosa e propensa a manchas.

Sabonete Antioleosidade Natural e Vegano de Argila Verde – Born Saboaria

Tipo de pele seca. Como é uma pele seca?

A pele seca é o resultado de uma diminuição na produção de sebo, o óleo natural da pele necessário para mantê-la úmida e lubrificada. No entanto, como a pele seca tem uma barreira de óleo menor, a água evapora facilmente através da pele. Assim, com a falta de umidade, a pele fica escamosa e tem uma aparência áspera.

A pele seca é mais comum durante os meses frios de inverno, em climas secos, em pessoas com histórico de eczemas e aumenta à medida que envelhecemos.

Características da pele seca:
  • Poros pequenos ou invisíveis;
  • Manchas vermelhas;
  • Menos elasticidade e linhas mais visíveis;
  • A pele parece áspera com flocos finos e manchas secas;
  • Tende a piorar com os efeitos do clima, hormônios, medicamentos, aquecimento interno e ingredientes contidos em sabonetes industrializados e outros produtos de higiene;
  • Pele com coceira e facilmente irritada;
  • A pele pode parecer vermelha ou ainda, acinzentada;
  • Tez opaca e áspera;
  • A pele é mais propensa a linhas finas, rugas e rachaduras.
Como cuidar da pele seca

Um sabonete hidratante, suave e natural é o mais recomendado para a pele seca. Isso porque as condições da pele seca são muitas vezes exacerbadas por sabonetes detergentes agressivos. Esses detergentes contêm óleos perfumados e produtos químicos sintéticos que removem os óleos naturais que protegem a pele.

A hidratação é o melhor tratamento para a pele seca. Assim, a lubrificação diária com um emoliente puro e natural ajuda a diminuir a evaporação da umidade da pele. Nesse caso, os principais objetivos do tratamento da pele seca são parar a coceira e prevenir a perda de umidade.

A esfoliação para quem tem pele seca é muito importante. Portanto, quando nossa pele está seca, muitas vezes usamos cremes pesados ​​para compensar a secura. Pele seca e escamosa significa que você tem um acúmulo de células mortas e secas. Então, você precisa primeiro esfoliar as células mortas da pele e depois hidratá-la.

Sabonete Detox Natural e Vegano de Carvão Ativado – Born Saboaria

Tipo de pele sensível. Como é uma pele sensível?

Muitas pessoas afirmam que têm pele sensível, mas a questão é: sensível a quê?

Algumas pessoas têm a pele fina ou de textura fina, muitas vezes seca, delicada e propensa a reações alérgicas. Enquanto outras têm a pele sensível ao meio ambiente e aos produtos que entram em contato com ela.

Mudanças sazonais de temperatura e umidade, água muito quente, sabonetes detergentes, fragrâncias e cores sintéticas, conservantes, álcool – quando usado sobre a pele – e outros aditivos artificiais causam irritação ou inflamação. Isso deixa a pele vermelha, manchada e com coceira. Portanto, é fundamental descobrir os motivos, para evitá-los.

Características da pele sensível:
  • Reage rapidamente ao calor e ao frio;
  • Sofrem facilmente com queimaduras de sol e causadas pelo vento;
  • Geralmente é seca, delicada e propensa a reações alérgicas;
  • Reage aos ingredientes contidos em produtos para a pele e essas reações produzem vermelhidão, coceira, ardor e secura.
Como cuidar da pele sensível

Cuidar da pele sensível é muito importante, mais do que os outros tipos de pele. Por isso, escolher produtos que não irritem a pele pode significar a diferença entre sentir-se bem ou sentir-se desconfortável.

Cuidados simples e saudáveis com a pele ​​são os melhores. Então, escolha com cuidado os produtos tanto para a pele como para os cabelos. Portanto, leia os rótulos e prefira produtos que tenham ingredientes simples e naturais.

Quanto menos ingredientes em um produto para a pele, melhor ele será para a pele sensível. Portanto, escolha um produto que seja suave e que não retire todos os óleos naturais da pele. Assim, um sabonete suave, simples e natural é o mais indicado.

Todos os tipos de pele precisam de esfoliação, mas os tipos de pele sensíveis podem ser danificados pelos ingredientes de alguns esfoliantes. Portanto, evite produtos com ácidos fortes, sal ou ingredientes de partículas grandes.

A pele sensível também de um modo geral é seca. Assim, hidratar ajuda a proteger a pele da perda de água e mantém uma barreira saudável contra os fatores ambientais. Além disso, também é importante escolher produtos hidratantes com ingredientes simples e naturais que hidratam e acalmam a pele. Cremes naturais suaves e óleos corporais e faciais são calmantes e gentis para a pele sensível.

É recomendável também que pessoas com pele sensível façam um teste de contato antes de utilizar qualquer novo produto. Dessa forma é possível evitar reações e irritações na pele.

Sabonete Calmante e Emoliente Natural e Vegano de Girassol – Born Saboaria

Tipo de pele mista. Como é uma pele mista?

A pele mista é a mais difícil para encontrar os produtos certos. Este tipo de pele apresenta dois ou mais tipos de pele diferentes na mesma região do corpo e que podem mudar de acordo com as estações do ano.

Sua pele pode ser seca ou normal em algumas áreas e oleosa em outras, como a chamada zona T (testa, nariz e queixo). Muitas pessoas têm esse tipo de pele e, por isso, muitas vezes precisam de cuidados diferentes em cada área do corpo.

Características da pele mista:
  • Pele seca e com escamações;
  • Oleosidade excessiva na zona T (testa, nariz e queixo);
  • Poros maiores no nariz do que nas bochechas;
  • Manchas secas e acnes ao mesmo tempo.
Como cuidar da pele mista

Todo tipo de pele, incluindo a pele mista, precisa de hidratação e a chave aqui é o equilíbrio. Assim, procure produtos naturais suaves que ofereçam umidade suficiente para secar as áreas oleosas, sem aumentar o brilho e a oleosidade nas outras.

Use um sabonete natural suave para limpar a sujeira, o excesso de oleosidade e as impurezas.

A esfoliação pode ajudar a abrir e limpar os poros entupidos em seções oleosas do rosto e do corpo, ao mesmo tempo em que permite que a umidade penetre na pele em áreas secas. Certifique-se de usar esfoliantes suaves e tome cuidado para não esfoliar em demasia.

Usar uma máscara facial de argila natural é uma ótima maneira de cuidar da pele mista, especialmente se você fizer várias máscaras, que envolve a aplicação de diferentes máscaras faciais em diferentes áreas do rosto para abordar diferentes problemas ao mesmo tempo, tornando-a a técnica perfeita para tipos de pele mista.

Conclusão

A pele de cada pessoa é única, por isso, se você conseguir identificar que seu tipo de pele é misto, já terá dado um grande passo. Entretanto poderá passar por algumas tentativas e erros para determinar quais produtos funcionam melhor para sua pele mista.

Independente do seu tipo de pele, o ideal é sempre usar produtos naturais e sem aditivos químicos nocivos à pele. Nossa pele é nosso maior órgão e absorve o que passamos sobre ela.

Os sabonetes naturais são melhores que os industriais porque contém glicerina – que é um ótimo agente hidratante – e tem uma sobra de óleo entre 6 a 9% que serve para repor o óleo retirado da pele durante a limpeza. Assim evita o ressecamento ou a oleosidade em excesso.

Procure produtos naturais, delicados e benéficos para o seu tipo de pele e evite limpeza em excesso.


Leia também:
Shampoos e condicionadores naturais e veganos, benefícios para o cabelo
Porque produtos com fragrâncias sintéticas são mais populares que os óleos essenciais?
Por que a saúde da pele é importante para manter o sistema imunológico fortalecido?
A influência dos aromas em nossa vida
Quais são os benefícios proporcionados pelo desodorante natural e vegano?
Sabonete vegano para crianças, benefícios!

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *