Um dos aprendizados que muitas pessoas estão tirando dessa pandemia causada pelo Coronavirus é que ter um sistema imunológico fortalecido é importante, assunto que até então circulava somente entre profissionais de saúde.
De uma forma geral, o mundo está falando sobre se manter saudável, evitar germes e fortalecer o sistema imunológico, e com motivos, as doenças e vírus não podem ser tratados como uma brincadeira.
O que é sistema imunológico
O sistema imunológico, ou sistema imune, é uma ação que tem como objetivo proteger o nosso organismo contra agentes infecciosos. É o nível de proteção do nosso organismo, ou resposta imune, que defende nosso corpo permanentemente contra ações de agentes infecciosos, como fungos, micróbios, bactérias e vírus.
O sistema imunológico é muito complexo, é uma barreira composta por milhões de células de diferentes tipos e com diferentes funções que são responsáveis por garantir a defesa do organismo e por manter o corpo funcionando livre de doenças.
Essa defesa, quando funciona eficientemente, é que nos mantém saudáveis, e essa ação é denominada de resposta imune, que está dividida em imunidade inata e imunidade adaptativa.
Imunidade inata, ou imunidade natural é a primeira linha de defesa do nosso organismo contra as doenças. São barreiras que já nascem conosco e que dificultam a entrada de infecções. Algumas dessas barreiras aparentes e conhecidas por todos são a pele, os cílios, as lágrimas, o muco, a saliva, o suco gástrico e o suor. Assim como nossos leucócitos, neutrófilos e os macrófagos – esses mais conhecidos pelos cientistas e profissionais de saúde.
Entretanto, quando essa linha de defesa não é suficiente para resistir aos ataques dos agentes infecciosos, é a vez da imunidade adaptativa, ou adquirida tentar fazer sua parte.
Imunidade adquirida é a barreira de defesa que não nasce conosco, mas que é acrescentada ao nosso organismo ao longo da nossa vida. Os anticorpos que criamos ao superar uma doença e as vacinas são os exemplos mais conhecidos de imunidade adaptativa. Essa imunidade é uma espécie de memória celular, elas ensinam nosso organismo a se defender frente a situações pelas quais, ao nascer, não estaríamos imunes ou protegidos.
Como fazer para melhorar o sistema imunológico?
Felizmente há muitas coisas que podemos fazer para apoiar e fortalecer o nosso sistema imunológico, a atitude que todos nós devemos tomar é consultar nosso médico de confiança e, através de exames, descobrir o que precisamos reforçar e melhorar em nosso organismo para aumentar nosso sistema de proteção contra doenças.
Existem ainda outras ações muito fáceis de tomarmos e conhecidas que reforçarão nossas defesas, como por exemplo:
- alimentar-se de uma forma saudável e equilibrada para que nosso organismo esteja bem nutrido;
- priorizar o sono, que é quando o nosso organismo se reinicia e desintoxica;
- diminuir o nível de estresse, que provoca uma reação inflamatória em nosso corpo; saindo de dentro de casa para tomar sol, que é quando a vitamina D que recebemos da luz solar ajuda a processar os nutrientes e também a diminuir possíveis inflamações que estejamos enfrentando;
- e, por fim, cuidando da nossa pele, que é o assunto que trataremos nesse texto.
Como a pele pode nos proteger de doenças?
Conforme já citamos acima, ao explicar o que é sistema imunológico, nossa pele faz parte da primeira linha de defesa quando se trata de entrar em contato com “germes” externos (micróbios, bactérias, vírus e fungos).
Temos uma célula na camada mais intermediária da pele que consegue identificar e captar antígenos e micro-organismos que podem ser nocivos. Ela faz uma codificação e uma identificação desse antígeno e submete ao sistema imunológico para que ele envie as células adequadas para combater a infecção ou o agente nocivo que está nos atacando.
Portanto, construir e manter uma pele forte e saudável é uma forma muito importante de ajudar o nosso sistema imunológico a nos proteger.
Como fazer para fortalecer a pele?
Mantenha sua pele limpa
A melhor maneira de manter a pele limpa é simplesmente usando água e sabão (sabonete). Lavar a pele por pelo menos 30 segundos, dando uma atenção especial para a palma e o topo das mãos e todos os lados dos dedos.
O sabão trabalha para retirar gorduras e óleos da pele, permitindo que a gordura seja lavada e dissolvida em água.
Nesse caso, o uso de sabonetes naturais é o mais indicado porque eles limpam e repõem a gordura necessária para a manutenção de uma pele saudável. Por não possuírem aditivos químicos nocivos à nossa pele e ao meio ambiente (sulfatos, petrolatos, parabenos) eles podem ser usados com mais frequência que os sabonetes industrializados.
Mantenha sua pele hidratada
A pele seca apresenta fissuras nas barreiras lipídicas que permitem a entrada de germes. Diferentemente disso, a pele hidratada permanece flexível e íntegra, possibilitando que ela seja uma barreira eficaz.
A hidratação vem da água que fica na pele, vem das células da pele com água. Para uma hidratação adequada, beber água e ter um umidificador é uma grande ajuda.
Ingredientes naturais que ajudam na hidratação da pele são substâncias como a glicerina (gerada durante a reação química da saponificação), manteigas e óleos naturais e extratos vegetais. Para uma hidratação eficaz, você pode secar a pele com palmadinhas e, em seguida, enquanto ela ainda está úmida, aplicar um hidratante, o mais natural possível. Esse hidratante irá bloquear a água, sem entupir seus poros e prejudicar a função da pele de regular sua temperatura corporal.
Depois de entrar na água, tomar banho ou até mesmo lavar o rosto, seus poros ficam mais abertos, então adicionar uma camada adicional de óleos não só permitirá que os nutrientes do óleo penetrem profundamente, mas também bloqueará a perda de qualquer água ainda presente na sua pele.
Mantenha as bactérias boas vivas e ativas
É isso mesmo, nós temos bactérias boas que vivem em nossa pele e que ajudam no processamento de células mortas da pele e no combate a bactérias estranhas.
Há muitas informações que não sabemos sobre a microbiota (bactérias boas que ficam em nossa pele), mas a seguir vamos listar algumas informações sobre a importância de mantê-las saudáveis, e também o efeito surpreendentemente complexo que ela tem em nosso sistema imunológico.
A pele é uma barreira que é uma das primeiras linhas de defesa contra os micróbios nocivos. Células imunológicas especializadas dentro do tecido da pele também ajudam a combater organismos invasores. A superfície da pele é o lar de comunidades surpreendentemente diversas de bactérias, conhecidas coletivamente como microbiota da pele.
Pessoas leigas em ciência, geralmente têm a sensação de que todas as bactérias que vivem em nossa pele são prejudiciais, mas, diferentemente das outras bactérias, a microbiota da pele pode desempenhar um papel importante na promoção da saúde, evitando que as infecções de pele se tornem mais prolongadas, pronunciadas e mais graves.
Entretanto há muitas pesquisas científicas interessantes em andamento para entender melhor a função da microbiota da pele. Descobertas já atestam como essas bactérias podem manipular as respostas imunológicas e a inflamação. Há também estudos que comprovam que sua presença acelera a cicatrização de feridas.
O que pode enfraquecer o sistema imunológico da pele?
Agora que já conhecemos a melhor maneira de fortalecer nossa pele e de aumentar nosso sistema imunológico, vamos descobrir o que enfraqueceria nossa pele ou sobrecarregaria nosso sistema imunológico?
O que devemos evitar de usar em nossa pele?
Substâncias que enfraquecem a nossa pele e, se pudermos devemos evitar:
- Produtos que contenham álcool. O álcool pode causar irritação e secura na pele, especialmente com o uso excessivo;
- Agentes espumantes fortes como lauril sulfato de sódio. Essa substância é um irritante para a pele e tem sido associada ao câncer, distúrbios hormonais e uma série de outras coisas;
- Agentes antibacterianos, especialmente cloreto de benzalcônio. Embora usar um produto antibacteriano pareça bom, eles podem matar tanto as bactérias boas e más com o contato. Na verdade, ao utilizá-los enfraquecemos a primeira linha de defesa da nossa pele – as bactérias boas. O cloreto de benzalcônio pode causar irritação da pele e resistência aos antibióticos;
- “Fragrância”. Este ingrediente pode significar quase tudo, incluindo ftalatos e PEG, que podem causar desregulação endócrina;
- Estar com desidratação. A falta de água fará com que a pele perca sua elasticidade e terá maior probabilidade de se romper, deixando o organismo muito mais suscetível às infecções;
- Ingredientes inflamatórios, como soja. A soja é rica em ácidos graxos ômega-6, mas como nós consumimos essas substâncias em abundância em nossas dietas, os adicionais encontrados na soja causam inflamação, principalmente porque o óleo de soja está presente em muitos ingredientes para a pele, a maioria dos tocoferóis (vitamina E) são derivados da soja, a menos que esteja explicitamente declarado no rótulo que não seja.
Escolher produtos para colocar na pele pode parecer assustador, pois já há muito com o que se preocupar, ler mais um rótulo pode ser exaustivo. Portanto selecionamos algumas opções de substâncias para facilitar esse cuidado com o que você usa na sua pele.
Ingredientes para desintoxicação da pele
- Argila bentonita;
- Carvão ativado;
- Argila zeólita;
- Sal;
- Óleos vegetais, tais como o de castanha-do-pará.
Os antioxidantes realmente podem ajudar a impedir os efeitos negativos das toxinas encontradas no ambiente, interrompendo os danos que os radicais livres causam quando usados como parte de sua rotina diária.
Os sabonetes de carvão ativado são ótimos para retirar toxinas da pele e devem ser usados no corpo todo, não só no rosto.
E não se esqueça de suar, ajude seu corpo a se livrar das toxinas da pele suando. Seja por meio de exercícios ou de um banho de chuveiro ou de uma sauna.
Ingredientes anti-inflamatórios
- Óleo de Mamona;
- Óleo essencial de Melaleuca;
- Manteiga de Bacuri;
- Aloe Vera;
- Lavanda;
- Óleo de coco;
- Óleo de semente de girassol – rico em vitamina E.
Ingredientes antibacterianos naturais
- Calêndula;
- Argila Verde;
- Eucalipto.
Ingredientes para fortalecer a pele
- Óleo de girassol;
- Óleo de jojoba;
- Óleo de cártamo;
- Óleo de sementes de cânhamo;
- Óleo de coco.
Ingredientes para Hidratar a pele
- Glicerina Vegetal;
- Manteiga de cacau;
- Manteiga de Karité;
- Óleo de Linhaça.
Outras atitudes para ajudar a manter seu corpo funcionando com seu sistema nervoso parassimpático, para manter a desintoxicação em andamento em seu corpo e para manter o estresse em nível baixo:
- Aromaterapia;
- Respiração profunda;
- Dormir;
- Receber a Vitamina D da luz do sol;
- Comer alimentos ricos em antioxidantes.
Se você gostou desse assunto, provavelmente também vá gostar destas outras dicas:
Shampoos e condicionadores naturais e veganos, benefícios para o cabelo
Entenda porque o sabão pode diminuir muito a propagação de vírus
Porque devemos ler os rótulos dos produtos de higiene?
Saboaria vegana e natural, pele saudável, aromaterapia e sustentabilidade
Chegou o PooFresh Nº 3, o número 2 sem rastro
Saboaria natural e vegana de qualidade com ingredientes eficientes
Qual é o meu tipo de pele e como cuidá-la?