Por que a saúde da pele é importante para manter o sistema imunológico fortalecido?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 8 minutos

saúde da pele

Saúde da pele, como isso afeta nosso corpo? Um dos aprendizados que muitas pessoas tiveram com a pandemia causada pelo Coronavirus é que ter um sistema imunológico forte é importante. Esse assunto até então circulava somente entre profissionais de saúde.

De uma forma geral, o mundo está falando sobre se manter saudável, evitar germes e fortalecer o sistema imunológico, e com motivos, as doenças e vírus não podem ser tratados como uma brincadeira.

Primeiramente, o que é sistema imunológico?

O sistema imunológico, ou sistema imune, é uma ação que tem como objetivo proteger o nosso corpo contra agentes infecciosos. Em outras palavras, é o nível de proteção do nosso organismo, ou resposta imune, que defende nosso corpo contra ações de agentes infecciosos, como fungos, micróbios, bactérias e vírus.

O sistema imunológico é muito complexo. É uma barreira composta por milhões de células de diferentes tipos e com diferentes funções. Elas são responsáveis por garantir a defesa do organismo e por manter o corpo livre de doenças.

Essa defesa, quando funciona de uma forma eficiente, é que nos mantém saudáveis. É uma ação chamada de resposta imune. Assim, essa resposta está dividida em imunidade inata e imunidade adaptativa.

Imunidade inata, ou natural é a primeira linha de defesa do nosso organismo contra as doenças. São barreiras que já nascem conosco e que dificultam a entrada de infecções. Algumas dessas barreiras aparentes e conhecidas por todos são a pele, os cílios, as lágrimas, o muco, a saliva, o suco gástrico e o suor. Assim como nossos leucócitos, neutrófilos e os macrófagos – esses mais conhecidos pelos cientistas e agentes de saúde.

No entanto, quando essa linha de defesa não é suficiente para resistir aos ataques dos agentes infecciosos, é a vez da imunidade adaptativa, ou adquirida tentar fazer sua parte.

Imunidade adquirida é a barreira de defesa que não nasce conosco. No entanto ela se agrega ao corpo humano ao longo da nossa vida. Os anticorpos que criamos ao superar uma doença e as vacinas são os exemplos mais conhecidos de imunidade adaptativa. Ou seja, essa imunidade é uma espécie de memória celular, ela ensina nosso corpo a se defender frente a situações pelas quais, ao nascer, ainda não estamos imunes ou protegidos.

Como fazer para melhorar o sistema imunológico?

Felizmente há muitas coisas que podemos fazer para apoiar e fortalecer o nosso sistema imunológico. Assim, a atitude que todos nós devemos tomar é consultar nosso médico de confiança. Assim, através de exames, descobrir o que precisamos reforçar e melhorar em nosso corpo para aumentar nosso sistema de proteção contra doenças.

Existem ainda outras ações muito fáceis de tomarmos que reforçarão nossas defesas, como por exemplo:

  • alimentar-se de uma forma saudável e equilibrada para que nosso corpo esteja bem nutrido;
  • priorizar o sono, que é quando o nosso organismo se reinicia e desintoxica;
  • diminuir o nível de estresse, que provoca uma reação inflamatória em nosso corpo
  • saindo de dentro de casa para tomar sol, que é quando a vitamina D que obtemos da luz solar ajuda a processar os nutrientes e também a diminuir possíveis inflamações que estejamos enfrentando;
  • e, por fim, cuidando da nossa pele, que é o assunto que trataremos nesse texto.
O que significa saúde da pele
Como a pele pode nos proteger de doenças?

Conforme já citamos acima, nossa pele faz parte da primeira linha de defesa quando se trata de entrar em contato com “germes” externos. Ou seja, nossa pele combate micróbios, bactérias, vírus e fungos.

Temos uma célula na camada mais intermediária da pele que consegue identificar e captar antígenos e micro-organismos que podem ser nocivos. Ela faz uma codificação e uma identificação desse antígeno e submete ao sistema imunológico para que ele envie as células adequadas para combater a infecção ou o agente nocivo que está nos atacando.

Portanto, construir e manter uma pele forte e saudável é uma forma muito importante de ajudar o nosso sistema imunológico a nos proteger.

Como fazer para fortalecer a pele?
Mantenha sua pele limpa

A melhor maneira de manter a pele limpa é usando água e sabão, ou sabonete. Assim, lavar a pele por pelo menos 30 segundos, com especial atenção à palma, às costas das mãos e os lados dos dedos, fortalece a pele.

Isso acontece porque o sabão trabalha para retirar gorduras e óleos da pele. Dessa forma a gordura é lavada e dissolvida em água, e a saúde da pele depende muito desse processo.

Nesse caso, o uso de sabonetes naturais é o mais indicado porque eles limpam e repõem a gordura necessária para manter uma pele saudável. Além disso, por não conterem aditivos químicos nocivos à nossa pele e ao meio ambiente (sulfatos, petrolatos, parabenos) eles podem ser usados com mais frequência que os sabonetes industrializados.

saúde da pele

Mantenha sua pele hidratada

A pele seca apresenta fissuras nas barreiras lipídicas que permitem a entrada de germes. Por outro lado, a pele hidratada fica flexível e íntegra, tornando possível que ela seja uma barreira eficaz. E a saúde da pele tem uma relação direta com sua hidratação.

A hidratação vem da água que fica na pele, ou seja, vem das células da pele com água. Assim, para hidratar a pele de uma forma adequada, ingerir água é uma grande ajuda.

Elementos naturais que ajudam a hidratar a pele são substâncias como a glicerina (gerada durante a reação química), manteigas e óleos naturais e extratos vegetais. Para uma hidratação eficaz, você pode secar a pele com palmadas leves. Em seguida, enquanto ela ainda está úmida, aplicar um hidratante, o mais natural possível. Assim, esse produto irá bloquear a água sem entupir seus poros e prejudicar a função da pele de regular sua temperatura corporal.

Depois de entrar na água, tomar banho ou até mesmo lavar o rosto, seus poros ficam mais abertos. Então adicionar uma camada adicional de óleos permitirá que os nutrientes do óleo penetrem profundamente. Além disso, também bloqueará a perda de qualquer água ainda presente na sua pele.

Mantenha as bactérias boas vivas e ativas

Sim, nós temos bactérias boas que vivem em nossa pele e que ajudam no processamento de células mortas e no combate a bactérias estranhas.

Há muitos dados que não sabemos sobre a microbiota (bactérias boas que ficam em nossa pele). Mas, a seguir, vamos listar algumas informações sobre o porquê de mantê-las saudáveis. Além disso, também explicar o efeito complexo que ela tem em nosso sistema imunológico.

A pele é uma barreira que é uma das primeiras linhas de defesa contra os micróbios nocivos. Células imunológicas dentro do tecido da pele também ajudam a combater os invasores. A superfície da pele é o lar de diversas bactérias, conhecidas como microbiota da pele.

Pessoas leigas em ciência, geralmente têm a sensação de que todas as bactérias que vivem em nossa pele são prejudiciais. Mas, de um modo diferente das outras bactérias, a microbiota da pele pode desempenhar um papel importante na promoção da saúde. Ela age evitando que as infecções de pele se tornem mais prolongadas, pronunciadas e mais graves.

No entanto, há muitas pesquisas em andamento para entender melhor a função da microbiota da pele. Descobertas já atestam como essas bactérias podem manipular as respostas imunológicas e a inflamação. Há também estudos que comprovam que sua presença acelera a cicatrização de feridas.

O que pode enfraquecer o sistema imunológico da pele?

Agora que já conhecemos a melhor maneira de aumentar saúde da pele e de melhorar nosso sistema imunológico, vamos descobrir o que enfraqueceria nossa pele? Ou seja, o que enfraquece a pela acaba por sobrecarregar nosso sistema imunológico?

O que devemos evitar de usar em nossa pele?

Substâncias que enfraquecem a nossa pele e, se pudermos devemos evitar:

  • Produtos que contenham álcool. O álcool pode causar irritação e secura na pele, ainda mais com o uso excessivo;
  • Agentes para fazer espuma, como o lauril sulfato de sódio. Por exemplo, essa substância irrita a pele e está associada ao câncer, distúrbios hormonais e uma série de outros danos;
  • Agentes antibacterianos, como o cloreto de benzalcônio. Embora usar um produto antibacteriano pareça bom, eles podem matar tanto as bactérias boas e más com o contato. Na verdade, ao utilizá-los afetamos a primeira linha de defesa da nossa pele – as bactérias boas. O cloreto de benzalcônio pode causar irritação da pele e resistência aos antibióticos;
  • “Fragrância”. Esse ingrediente pode significar quase tudo, entre eles ftalatos e PEG, que podem causar desregulação endócrina;
  • Estar com desidratação. Acima de tudo, a falta de água faz a pele perder sua elasticidade, com maior chance de se romper. Com isso, o organismo fica muito mais suscetível às infecções;
  • Ingredientes inflamatórios, como soja. A soja é rica em ácidos graxos ômega-6. Mas como nós ingerimos essas substâncias em abundância em nossas dietas, os adicionais encontrados na soja podem causar inflamações. Isso porque o óleo de soja está presente em muitos ingredientes para a pele. A maioria dos tocoferóis (vitamina E) são derivados da soja, a menos que esteja explicitamente escrito no rótulo que não seja.

Escolher produtos para colocar na pele pode parecer complexo, pois já há muito com o que se preocupar, ler mais um rótulo pode ser exaustivo. Portanto listamos algumas opções de substâncias para facilitar esse cuidado com o que você usa na sua pele. Todos esses produtos são capazes de melhorar a saúde da pele.

Ingredientes para desintoxicação da pele
  • Argila bentonita;
  • Carvão ativado;
  • Argila zeólita;
  • Sal;
  • Óleos vegetais, tais como o de castanha-do-pará.

Os antioxidantes podem ajudar a impedir os efeitos negativos das toxinas que existem no ambiente. Isso porque eles cessam os danos que os radicais livres causam, quando usados ​​como parte de sua rotina diária.

Os sabonetes de carvão ativado são ótimos para retirar toxinas da pele e devem ser usados no corpo todo, não só no rosto.

E não se esqueça de suar, ajude seu corpo a se livrar das toxinas da pele suando. Você pode fazer isso por meio de exercícios, de um banho de chuveiro, ou de uma sauna.

Anti-inflamatórios
Antibacterianos naturais
Ingredientes para fortalecer a pele em forma de óleos
  • Girassol;
  • Jojoba;
  • Cártamo;
  • Sementes de cânhamo;
  • Coco.
Hidratação da pele
  • Glicerina Vegetal;
  • Manteiga de cacau;
  • Manteiga de Karité;
  • Óleo de Linhaça.

Outras atitudes manter seu corpo saudável e com seu sistema nervoso parassimpático, manter a desintoxicação em dia e manter o estresse em níveis baixos:

  • Aromaterapia;
  • Respiração profunda;
  • Dormir;
  • Receber a Vitamina D da luz do sol;
  • Comer alimentos ricos em antioxidantes.


Leia também:
Shampoos e condicionadores naturais e veganos, benefícios para o cabelo
Entenda porque o sabão pode diminuir muito a propagação de vírus
Saboaria vegana e natural, pele saudável, aromaterapia e sustentabilidade
Chegou o PooFresh Nº 3, o número 2 sem rastro
Saboaria natural e vegana de qualidade com ingredientes eficientes
Qual é o meu tipo de pele e como cuidá-la?
Dicas para escolher a pasta de dente certa para você

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *