Dicas para escolher a pasta de dente certa para você

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 6 minutos

pasta de dente certa

Você é daquelas pessoas que anda pelos corredores dos supermercados, ou farmácias, tentando descobrir qual a pasta de dente certa para você? Então, vamos oferecer dicas para que você não passe mais por isso.

Quantas vozes você já passou por isso? Se pegou olhando para um corredor com prateleiras cheias de pastas de dentes coloridas empilhadas e sem saber qual escolher.

Se sua resposta foi, muitas vezes, não se preocupe, isso é normal. Muitas pessoas passam por isso.

Assim, encontrar a pasta de dente (creme dental) certa para você pode causar mais confusão do que clareza. Portanto, esperamos que ao final desse texto esse estresse acabe para você, deixando claro como escolher a melhor pasta de dente ideal.

O que você precisa saber antes de comprar o creme dental

Primeiro, escolher o creme dental certo significa saber o que é melhor para você ou sua família. Portanto avalie os seguintes pontos antes de sair andando pelos corredores:

  • O creme dental precisa ser para pessoas com dentes sensíveis?
  • Você ou alguém da sua família pretende clarear os dentes com o creme dental?
  • O volume de tártaro é significativo para precisar de proteção contra o tártaro?
  • A pasta precisará combater a gengivite ou outra doença gengival?
  • O sabor da pasta de dentes é importante? Se for para crianças, algumas vezes sim.
  • Por fim, se você ou alguém da família apresenta uma situação especial, consulte seu dentista.

Assim, essas são em geral todas as perguntas razoáveis ​​a serem feitas ao entrar no assustador corredor de pasta de dente. Portanto, sabendo dessas respostas, na sua próxima compra de creme dental, siga essa lista de verificações:

  • Verifique se o rótulo indica o creme dental para o que você precisa, ou seja, está de acordo com os seus objetivos ao comprá-lo?
  • Certifique-se de que a pasta de dentes contém flúor e qual a concentração.
  • Procure por ingredientes abrasivos. Todas as pastas de dente são abrasivas, entretanto algumas são mais.
  • Enfim, escolha a melhor marca para você, ou seja, a que atenda o que você precisa no valor que você pretende gastar.
Como escolher sua pasta de dente

Tendo bem definidos seus objetivos antes da compra, como por exemplo, branquear os dentes, diminuir a sensibilidade, cuidar das gengivas, refrescar o hálito, ou outro, você certamente fará a compra certa. Agora, vamos procurar detalhar cada um desses objetivos.

Lembre-se também, que escolher a pasta de dentes certa baseia-se no princípio das diferenças individuais. Portanto, na sua família deve haver necessidades diferentes para cada pessoa.

crianças escovando os dentes

Como verificar o rótulo do creme dental
O que é o flúor e por que eu preciso dele?

Como a escolha do creme dental certo depende das necessidades individuais, é essencial saber o que você deseja antes de verificar o rótulo. Portanto, se você tiver dúvidas sobre isso, peça ajuda ao seu dentista para identificar suas necessidades.

Um ingrediente que todos precisam é o flúor, pois ele combate as cáries e protege o esmalte, que é a camada externa dos dentes.

De acordo com a American Dental Association – associação norte americana com mais de 161.000 membros -, o flúor fortalece os dentes para ajudar a prevenir as cáries. Além disso, ele remineraliza o esmalte dos dentes nos estágios iniciais da cárie.

Antes mesmo de nascerem os dentes de um bebê, o flúor ingerido através dos alimentos e da água começa a formar a camada protetora dos dentes. Assim, durante toda a nossa vida o flúor é importante na proteção contra cáries. As pastas de dentes podem ter uma contribuição importante nesse processo.

Entretanto, alguns cremes dentais orgânicos e naturais evitam o uso do flúor, alegando que o excesso de flúor pode ser prejudicial ao corpo humano. Mas, muitos estudos afirmam que uma dose de flúor aprovada pelos órgãos de saúde é essencial para a saúde bucal ideal.

E se eu tiver dentes ou as gengivas sensíveis?
Como tratar a gengivite

Os cremes dentais que ajudam a evitar a gengivite são os que contém nitrato de potássio ou cloreto de estrôncio.

De acordo com estudos, uma dose de 5% de nitrato de potássio ou cloreto de estrôncio na pasta de dente ajuda a bloquear as vias nervosas dos dentes. Esses nervos inseridos nos dentes causam aquela dor incapacitante quando a água fria ou quente atinge nossos dentes.

Assim, ter dentes sensíveis podem nos desencorajar escovar os dentes. No entanto, escolher uma pasta de dente que torne esse processo mais agradável pode ajudar muito na saúde bucal. As pastas de dentes com bicarbonato de sódio fazem isso.

Dentes sensíveis são muito desagradáveis, mas gengivas sensíveis conseguem ser muito piores, pois a dor é muito maior e é óbvio que ninguém quer sofrer ao limpar seus dentes. Portanto, prevenir as doenças da gengiva com remédios caseiros é uma maneira fácil de se antecipar a esses efeitos colaterais, como dor.

Use bicarbonato de sódio para proteger as gengivas

Desde 1911, os dentistas sugerem bicarbonato de sódio para reduzir o acúmulo da placa bacteriana e ajudar a prevenir doenças nas gengivas. Além disso, ter uma gengiva saudável ajuda na sensibilidade. Então, se você não quiser ou não puder comprar uma nova pasta de dente com bicarbonato de sódio, há uma solução caseira para isso.

Dessa forma, adicione meia colher de chá a um copo de água, mexa bem e molhe sua escova de dentes nela. A seguir escove seus dentes normalmente.

Se você optar por comprar um creme dental para proteger as gengivas, então reserve um tempo para verificar o rótulo. Assim, escolha pastas que contenham de nitrato de potássio, cloreto de estrôncio ou bicarbonato de sódio.

Como clarear os dentes com pasta de dente

Nossos antepassados usavam bicarbonato de sódio para clarear os dentes. E eles estavam corretíssimos, funciona! Portanto, um creme dental com bicarbonato de sódio, além de proteger as gengivas, ajuda a clarear os dentes.

O bicarbonato de sódio atua como um agente abrasivo que se liga às manchas e combate a placa bacteriana, deixando os dentes brancos e saudáveis. No entanto, os dentistas não recomendam escovar os dentes com cremes dentais muito abrasivos sempre. Outra recomendação é não aplicar muita força ao escovar os dentes com essas pastas. Tanto a pressão exagerada como o excesso de abrasividade pode afetar o esmalte dos dentes.

No entanto, há outra coisa que você precisa saber sobre clareamento dental. Apesar do marketing massivo, a maioria dos cremes dentais comuns não clareia os dentes. Portanto, ao verificar o rótulo, você também pode procurar se o creme contém peróxido de cálcio e peróxido de carbamida. Esses dois ingredientes fazem parte dos tratamentos de clareamento dos dentes.

mulher escovando os dentes

O que evitar na pasta de dente?

A princípio, todos os cremes dentais aprovados e regularizados são seguros. Mas, mesmo assim existem ingredientes que você deve evitar em seu esforço por uma boca saudável.

Na pasta de dentes para controle do tártaro, por exemplo, tenha cuidado com o triclosan. Ele é um antibiótico que mata as bactérias na boca, entretanto essas bactérias são importantes para iniciar o processo de decomposição dos alimentos.

Além disso, evite qualquer creme dental que você não saiba a procedência, pois existem algumas marcas, fabricadas em outros países, que não respeitam a legislação. Assim essas marcas podem conter ingredientes prejudiciais à saúde bucal, ou mesmo para o organismo.

Creme dental para mau hálito

Será que existe alguma pasta de dente que possa ajudar a combater o mau hálito? Sim, se for a má higiene dental que provoca o mau hálito. Assim, alguns cremes dentais podem ajudar, mas também existem outros remédios caseiros para isso.

Primeiro, certifique-se da origem do mau hálito. Será que seu intestino e sistema digestivo não estão colaborando com o mau hálito? Por exemplo, comer de forma saudável, beber bastante água e evitar o açúcar processado ajudam a combater as causas subjacentes do mau hálito.

Assim como o acúmulo de placa bacteriana nos dentes ou bactérias na língua leva a odores indesejados. Escolher uma pasta de dente que combata esse acúmulo é essencial para a saúde bucal. Além disso, escovar também a língua ajuda a remover bactérias que podem causar o mau hálito.

Escolha um creme dental com controle de tártaro. Esses tipos de pasta de dente são projetados para combater o acúmulo de placa. Mas, há ainda outras ações que você pode tomar, como por exemplo:

  • Sempre escove os dentes depois de comer.
  • Use fio dental pelo menos uma vez ao dia.
  • Escove a língua ao escovar os dentes.
  • Limpe bem dentaduras e aparelhos dentários.
  • Evite ficar com a boca seca.
  • Ajuste sua dieta para uma mais saudável.
  • Troque regularmente sua escova de dentes.
  • Faça limpeza nos dentes com o seu dentista regularmente.

Enfim, quem não se sente bem depois de uma boa limpeza nos dentes? E com a pasta de dentes certa então?


Leia também:
Shampoos e condicionadores naturais e veganos, benefícios para o cabelo
Benefícios para a saúde do dente-de-leão
Por que a saúde da pele é importante para manter o sistema imunológico fortalecido?
Maus cheiros persistentes, como se livrar deles?
Quais são os benefícios proporcionados pelo desodorante natural e vegano?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *