Como grelhar peixe sem grudar

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 5 minutos

Como grelhar peixe sem grudar

Como grelhar peixe sem grudar? Se você já assou peixe na grelha e ele grudou, rasgou, ou lascou, então você sabe que grelhar peixe pode ser uma tarefa árdua. Mas ela não precisa ser.

Talvez um das coisas que mais irrite os assadores é planejar um peixe delicioso e acabar vendo a metade dele presa na grelha. E, mesmo que se perca apenas um pedaço menor dele, boa parte de seu sabor fica na grelha.

Então, vamos descobrir como evitar esse problema que transforma nosso prazer em dissabor?

Como faço para o peixe assado não grudar na grelha?

Quando o peixe é grelhado, ele perde a umidade muito mais rápido do que os outros tipos de carne. Portanto, o segredo para o sucesso do peixe grelhado, é equilibrar o calor, a gordura e o tempo.

Porque o peixe gruda na grelha?

Se o peixe está grudando na grelha, isso deve estar ocorrendo por um dos motivos que vamos listar a seguir, ou por mais de um deles.

A grelha não está limpa

Se sua grelha não está limpa o suficiente, ou seja, se sobrou restos de outros assados anteriores, eles criam uma superfície áspera na qual os peixes grudam.

A grelha não está aquecida

Quando a grelha está quente o suficiente para começar o assado, ela cauteriza rapidamente o peixe. Assim ela fixa as proteínas no peixe e evita que grudem na grelha.

O peixe não está cozido

Se você tiver feito tudo da forma certa, ou seja, com a grelha limpa e aquecida, então, quando o peixe estiver pronto, ele se soltará da grelha por conta própria. Portanto, se você tentar retirá-lo e ele estiver grudado é porque ainda não cozinhou o suficiente.

Então, como grelhar peixe do jeito certo?
Limpe bem a grelha

Primeiramente esteja certo de começar com uma grelha limpa. Assim, quando o fogo estiver pronto, você precisará preparar a superfície para grelhar o peixe. Não há como grelhar peixe sem grudar se não for feito do jeito certo.

O primeiro passo é limpar bem a grelha com uma escova de grelha, uma palha de aço, ou qualquer outro método que você preferir. O importante é que não sobrem resíduos de assados anteriores. Em seguida, esfregue a grelha com um pano, ou papel toalha, ou ainda um pincel embebido em óleo vegetal. Unte-a até que você note um leve brilho uniforme na grelha.

Você pode fazer essa rotina de limpeza da grelha quando estiver se preparando para cozinhar ou ainda fazê-lo como parte da rotina de limpeza ao final da refeição. Fazendo da segunda forma, a grelha já vai estar pronta para a próxima vez que você decidir usá-la.

Aqueça bem a grelha

Você quer uma grelha muito quente. Portanto, acenda o fogo bem antes do horário em que você pretende começar a grelhar seu peixe. Então, não se apresse, só comece a cozinhar depois que ela estiver pronta.

Seja paciente

Quando a grelha estiver pronta você pode começar a grelhar seu peixe. Vamos ensinar duas formas para fazer isso, dependendo de como seja o seu peixe.

Se o peixe estiver inteiro ou um lado tenha pele, coloque primeiro o lado da pele para baixo diretamente sobre a grelha. Deixe cozinhar sozinho, ou seja, não perturbe o seu peixe por, pelo menos, 4 a 5 minutos.

Para testar o cozimento, levante levemente um canto do peixe com uma espátula fina de metal. Se ele não soltar fácil da grelha é porque ainda não está pronto. Portanto, continue deixando cozinhar e passe a verificar a cada meio minuto até que ele solte facilmente da grelha.

Então vire o peixe e deixe cozinhar por alguns minutos do outro lado até que você perceba, pela sua cor, que ele esteja pronto, nesse caso ele vai soltar da grelha também. Em geral, você pode esperar de 8 a 10 minutos de tempo total de cozimento para peixes finos, ou mais, se o peixe for grosso.


A outra opção é para peixes em postas ou filés. Nesse caso, se ele não tiver pele, você pode untar bem os dois lados para que ele não grude, a partir dai o procedimento é igual ao anterior. No entanto temos outro método muito interessante para você aplicar.

Quando grelhamos postas de peixe em uma grelha, muitas vezes, mesmo untando-as bem com manteiga ou óleo elas acabam grudando, ou se despedaçam quando precisamos virá-las. Portanto a nossa dica é usar uma solução diferente.

Como grelhar filé de peixe sem grudar

Faça uma “cama” de rodelas de limão embaixo do peixe. Isso não só resolverá o problema, como também vai transferir o aroma do limão para a carne do peixe, deixando-o delicioso. Você também pode substituir o limão por batata inglesa em rodelas, porém sem o benefício de temperar que a primeira opção oferece.

Essa técnica também é muito útil para quando você for assar seu peixe em uma forma. Isso porque como grelhar peixe sem grudar pode parecer difícil, na forma a mesma coisa pode acontecer.

peixe grelhado com limão

No entanto, se mesmo aplicando essas técnicas seu peixe ainda não ficar do jeito quer você quer, veja se com as próximas dicas você chega ao peixe perfeito.

Meu peixe está se desmanchando

Quando o peixe que se desfaz na grelha é provável que esteja acontecendo uma das duas situações abaixo.

Você escolheu uma espécie de peixe ou corte que não é adequado para grelhar, como peixes de textura mais delicada e filés finos. Ou, você não deixou seu peixe em paz conforme ensinamos acima. Cutucar muito seu peixe fará com que ele se desmanche ou desmorone.

Escolha bem o seu peixe

Não existem regras rígidas sobre quais espécies de peixes são melhores para grelhar. No entanto, cortes mais grossos de peixes de carne firme e gordurosa tendem a ser ideais para grelhar. Isso quer dizer que você não pode utilizar o seu peixe preferido? Não, você pode usá-lo. No entanto, aqui vai mais um segredo. Embrulhe os filés ou peixes mais finos em alumínio ou celofane para churrasqueira.

Além disso, ao fazer sua escolha, certifique-se de que o peixe esteja sem manchas, com a carne bem firme e fresco. Peixes congelados ou com muita água definitivamente não são bons para a grelha. Portanto, compre o peixe no mesmo dia em que planeja grelhar e mantenha sempre no frio até pouco antes de grelhar. Mas, caso você ainda queira utilizar um peixe congelado, descongele-o com antecedência e verifique se ele não reteve muita água.

Meu peixe está cozido demais

Peixe cozido demais é o resultado de cozinhar por muito tempo ou não selar com uma camada de óleo antes de cozinhar, conforme ensinamos acima. Assim, evite cozinhar demais seu peixe com uma grelha quente, certificando-se de que seu peixe esteja bom e seco e com um pouco de óleo.


Leia também:
Alimentar-se com peixes e vegetais aumenta a longevidade
Você sabe como engrossar seus molhos?
Como manter a cor dos vegetais cozidos
Como evitar que a tábua de corte escorregue

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *