Alimentar-se com peixes e vegetais aumenta a longevidade

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

peixe e vegetais aumentam a longevidade

Você sabia que peixe e vegetais aumentam a longevidade? Conforme um estudo científico isso está comprovado.

De acordo com esse estudo, realizado na Suécia, idosos que se alimentam com frequência de peixes e vegetais vivem mais. Eles vivem cerca de 15 anos a mais do que os que não têm esse hábito.

Uma dieta rica em peixe e vegetais pode contribuir para uma vida mais longa

Essa é a conclusão do estudo sueco, que afirma ainda que os homens e mulheres adultos que ingerem regularmente as chamadas gorduras boas vivem mais. Eles podem viver, em média, 15 anos a mais do que adultos com outras dietas. Isso porque essa dieta evita doenças cardíacas e outros problemas de saúde.

Estudo dos benefícios oferecido pelo peixe e por vegetais

Os cientistas da Universidade de Uppsala, na Suécia, analisaram mais de 4.000 pessoas de ambos os sexos e com idade acima de 60 anos. Como conclusão eles afirmaram que, aqueles que apresentavam no sangue maiores níveis de gorduras poli-insaturadas, tinham menores chances de morrer de uma forma precoce. Essas gorduras eram obtidas através da ingestão de peixes e vegetais.

O estudo foi publicado na revista científica Circulation, e analisou os níveis de diferentes tipos de gorduras presentes no sangue de 2.193 mulheres e 2.039 homens. Então, esse estudo acompanhou metade dos participantes por pelo menos 14,5 anos.

No final do estudo, 265 homens e 191 mulheres tinham morrido, enquanto 294 homens e 190 mulheres sofreram eventos cardiovasculares (como ataques cardíacos).

Porque peixe e vegetais aumentam a longevidade?

Nos homens, observou-se uma redução de 27% na probabilidade de morte quando existia no sangue uma maior concentração das gorduras boas oriundas de óleos vegetais. No entanto, a mesma coisa não se verificou nas mulheres, ressaltaram os cientistas.

Por outro lado, dois dos ácidos graxos encontrados no peixe estão associados a uma redução de 20% do risco de morte precoce por doença cardiovascular. Esses ácidos graxos são o EPA e o DHA, os dois são tipos de ômega 3. Além disso, nesse caso o resultado foi comprovado em pessoas de ambos os sexos.

Ulf Riserus, principal autor do estudo e especialista em nutrição, explicou que ficou provado que as dietas poli-insaturadas são consideradas gorduras boas. Isso porque elas proporcionam um colesterol saudável, em especial quando consumidas em substituição das gorduras saturadas, ou trans.

De acordo com Riserus, estas gorduras boas estão presentes em peixes e vegetais. Peixes como o salmão, a truta e o arenque. Vegetais como abacates, azeitonas, nozes e em diversos óleos vegetais (como o azeite ou os óleos de canola, girassol ou soja).

Os especialistas recomendam que os adultos obtenham, a partir da gordura, no máximo de 20% a 35% das calorias da dose diária que precisam. Sendo que a maior parte desse valor deve ser obtida a partir das gorduras boas. Além disso, não devemos consumir mais de 10% de gorduras saturadas por dia.

Quais os principais benefícios de consumir peixe para a saúde?

Comprovadamente o consumo frequente de peixe oferece vários benefícios para a nossa saúde. Por exemplo, a melhora da memória, a prevenção de doenças do coração e o fortalecimento dos ossos e dos dentes estão entre eles.

Os peixes são ricos em gorduras boas, proteínas, vitaminas, e têm propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Além disso, peixes como atum, salmão e sardinha são ricos em ômega 3. Ômega 3 é um potente anti-inflamatório que reduz o risco de aterosclerose e de infarto.

Os principais benefícios do consumo de peixe para nossa saúde são:

    • Fortalece o nosso sistema imunológico;
    • Previne o surgimento de osteoporose;
    • Fortalece os ossos e os dentes;
    • Previne o envelhecimento precoce da pele;
    • Reduz o risco de aterosclerose;
    • Melhora a memória;
  • Previne a artrite.


Leia também:
Quer emagrecer? Pese-se todos os dias
Como manter a cor dos vegetais cozidos
Quais os benefícios da banana para a saúde?
Conheça a dieta que previne doenças e atrasa o envelhecimento
O que é smoothie? Porque os nutricionistas o recomendam?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *