Quer emagrecer? Pese-se todos os dias!

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 4 minutos

emagrecer de forma saudável

Todas as pessoas que querem emagrecer, mas se preocupam com sua saúde, querem fazer isso de uma forma saudável.

Mas, com tantas dietas malucas que existem por ai, nem sempre isso é fácil. Então, o que você acha de tentar essa dica?

Com que frequência você se pesa? A maioria das pessoas acredita que pesar-se todos os dias pode desestimular a tentativa de emagrecer. Isso porque elas alegam que a variação de peso, tanto para cima como para baixo, é normal de um dia para outro.

Assim algumas dietas mais famosas sugerem que quem está de dieta confira seu peso uma vez por semana. No entanto, outras sugerem que as pessoas em dieta nunca se pesem para não perder a motivação.

Como emagrecer de forma saudável?

Porém, contrariando todas essas teorias e sugestões, duas pesquisas concluíram que as pessoas que se pesam todos os dias tendem a perder mais peso.

Pesquisa feita na Finlândia

A primeira delas foi feita na Finlândia, pela Tampere University of Technology e publicada no periódico científico Plos One, tendo como autora a pesquisadora Elina Helander.

A conclusão da cientista é que esse resultado pode ter relação com o fato de que as pessoas que levam a dieta mais a sério, ao subirem na balança todos os dias, ficam felizes e incentivadas com o resultado obtido. Assim, elas ganham um estímulo para continuar.

O estudo analisou as quase 3.000 vezes em que 40 pessoas do programa de emagrecimento subiram na balança.

Pesquisa feita nos Estados Unidos

O segundo estudo foi realizado nos EUA e concluiu que se alguém quer perder peso, subir à balança todos os dias pode ajudar.

A conclusão deste estudo norte americano, revela que pesar-se todos os dias e registar, por escrito, os resultados alcançados facilita a tarefa de quem quer emagrecer. Isso porque estabelece todos os dias uma relação entre o peso que alcançamos e o que comemos.


A investigação, levada a cabo durante dois anos por uma equipe da Universidade de Cornell, nos EUA, foi publicada na revista científica Journal of Obesity.

Esse estudo sugere que o hábito de “enfrentar” todos os dias a balança é eficaz na perda de peso e na manutenção dos resultados alcançados, em especial entre os homens.

Os cientistas, liderados por David Levitsky, professor de psicologia e nutrição, acompanharam 162 pessoas, entre homens e mulheres. Então, eles foram divididos, aleatoriamente, em dois grupos, sendo um grupo de intervenção e outro apenas de controle.

Essa pesquisa baseou-se em metas de emagrecimento

Os cientistas pediram às pessoas do grupo de controle que perdessem 1% do peso corporal através de qualquer método desejado. “Como não quisemos indicar uma solução para a perda de peso, todos o fizeram à sua maneira. Então, alguns reduziram o tamanho das porções, outros acabaram com os aperitivos e outros ainda eliminaram uma refeição diária”, explicou Levitsky.

Segundo o cientista, ainda que a perda de 1% do peso implica apenas “o corte de cerca de 150 calorias diárias durante duas semanas”.

Depois de manterem a perda de peso durante 10 dias seguidos, os cientistas convidaram essas pessoas a atingir uma nova meta.

Assim, essa meta era perder mais 1% do peso, um objetivo que foram renovando até perderem 10% do peso corporal que possuíam no início da experiência.


Segundo os investigadores, tanto os homens como as mulheres emagreceram, mas a perda de peso foi mais significativa entre os homens.

Pesagens diárias aumentam motivação

“Para fazer a diferença, basta uma balança de banheiro e um bloco de anotação”, salientou o pesquisador. Ele também explicou que as pesagens diárias “obrigam a que haja consciência da relação entre o que comemos e o que pesamos”.

Embora muitos especialistas defendam que a subida diária à balança não é recomendável, o nutricionista assegura que este estudo prova o contrário.

De acordo com a equipe de pesquisa, aqueles que se pesam todos os dias têm maior motivação para manter hábitos benéficos para a dieta. Como por exemplo, comer menos ou fazer caminhadas e exercícios.

“Achamos que a balança torna as pessoas mais conscientes sobre sua alimentação e permite que façam escolhas alimentares mais adequadas ao seu peso”, justificou Levitsky.

Os cientistas pretendem ainda continuar testando a eficácia deste método no âmbito de um programa de prevenção de ganho de peso. Mas, dessa vez entre os estudantes da Universidade de Cornell.

Baseado nisso, a ideia é, posteriormente, aplicá-lo em crianças e adolescentes com excesso de peso. Dessa forma, provocar nelas o hábito de emagrecer de forma saudável.

Essa pesquisa planeja também, no futuro, apurar se este método pode prevenir o ganho de peso relacionado com o envelhecimento. Isso porque a maioria das pessoas começa a engordar a partir dos 40 anos.


Leia também:
Chocolate melhora o funcionamento do cérebro
Caminhando na esteira, como transformar um martírio em prazer?
Dormir sem roupas pode trazer algum benefício?
Chá de camomila aumenta a longevidade
Animais de estimação contribuem para diminuir o estresse
Por que o Desodora funciona?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *