Como manter a cor dos vegetais cozidos

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

vegetais cozidos brilhantes

Você sabe como manter a cor dos vegetais cozidos? A seguir, vamos ensinar uma forma muito fácil para fazer isso.

Além disso, se você cozinhar os vegetais da maneira correta, eles ficarão mais gostosos e tenros. Por outro lado, se você cozinhá-lo de qualquer jeito, eles tenderão a ficar murchos, descoloridos e sem sabor.

Como fazer para os vegetais cozidos ficarem com a cor bonita?

Primeiramente, para que os vegetais mantenham a cor bonita depois de cozidos a quantidade de água é fundamental. Ou seja, é preciso que a água utilizada em seu cozimento cubra totalmente todo o alimento que está sendo cozido.

Além disso, não coloque os vegetais na água desde o início do cozimento, ou seja, coloque-os na água somente depois que ela ferver.

Bem como, não os cozinhe mais do que o necessário. Depois que eles ultrapassarem seu tempo de cozimento, começarão a perder sua cor, que se transferirá para a água.

Por fim, imediatamente após o final do cozimento mergulhe-os em água gelada, para cortar a cocção.

Dessa forma eles manterão suas características originais. Simples, não é mesmo?

Tempo de cozimento dos vegetais

É importante ainda ressaltar que cada vegetal tem seu tempo ideal de cozimento. Por exemplo, quando você cozinhar vários vegetais juntos, adicione-os na água fervente na ordem dos que precisam mais tempo para os que precisam menos.

Entretanto, esse tempo depende também da forma como você está cozinhando. Além disso, depende do tamanho dos vegetais e seu tempo de colheita. Assim como, para cada vegetal existe uma forma de testar seu cozimento. Isso geralmente é feito com um garfo.

Portanto, não vamos listar aqui uma tabela completa, porque ela ficaria enorme e enfadonha. Mas você pode descobrir facilmente em sites da internet o tempo adequado de cada legume ou vegetal. Mas vamos colocar abaixo uma tabela dos vegetais mais populares, com seus tempos médios, apenas como referência.

tabela do tempo de cozimento dos vegetais

Como os chefs profissionais fazem para os vegetais continuarem brilhantes e coloridos?

A apresentação dos pratos em um restaurante é um dos motivos para seu sucesso, portanto, os chefs se preocupam muito com isso. O processo que eles aplicam é muito semelhante ao que ensinamos acima.

Para manter a cor e o brilho dos legumes depois de cozidos, eles adicionam sal à água fervente e cozinham até que fiquem “al dente”. Em seguida, eles retiram os legumes da água fervente e os resfriam imediatamente em água bem gelada (muito gelada mesmo, até com cubos de gelo).

Esse processo é praticamente igual ao que ensinamos anteriormente, entretanto, alguns deles ainda acrescentam um segredo profissional. Na verdade é um método mais simples. Eles adicionam uma pequena pitada de bicarbonato de sódio na água do cozimento.

Ao fazerem isso, eles também reduzem o tempo de cozimento. Essa é uma técnica muito usada em países africanos, onde os cozinheiros colocam pedaços de caulim na água de cozimento para obter o mesmo efeito.

vegetais cozidos coloridos

O que o bicarbonato faz com os vegetais?

O bicarbonato de sódio torna a água alcalina. Dessa forma, a hemicelulose e a pectina presentes nas paredes das células vegetais ficam mais solúveis em água. Isso torna o vegetal mais macio. Além disso, a adição de bicarbonato também faz com que alguns dos compostos da clorofila, o material que deixa as folhas verdes, sejam lixiviados.

Enfim, agora que você aprendeu como manter a cor dos vegetais cozidos, tenha certeza de que suas refeições ficarão mais gostosas e apetitosas.


Leia também:
Como deixar a couve-flor cozida branca e tenra?
Alimentar-se com peixes e vegetais aumenta a longevidade
Experimente essa receita deliciosa de couve-flor ao forno
Qual a diferença entre sal marinho e flor de sal?
Mini hortaliças e temperos para você mesmo cultivar em uma pequena horta urbana

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *