Como deixar a couve-flor cozida branca e tenra?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

Couve-flor

Muitas pessoas deixam a couve-flor de lado como um vegetal indesejado, pois não gostam da aparência, textura e sabor depois de cozida. Mas, se couve-flor cozida ficasse branca, será que elas não mudariam de opinião?

Nesse texto vamos ousar afirmar que quem não gosta de couve-flor é porque simplesmente não sabe cozinhá-la corretamente.

Como fazer para a couve-flor cozida ficar branca e tenra?

Para que a couve-flor fique tenra e bem branquinha, ponha algumas colheres de leite na água onde será feito o seu cozimento.

Além disso, utilize muita água na panela, o suficiente para cobrir toda a couve-flor e ainda sobrar água acima dela, caso contrário, além de amarelada, ela ficará murcha e molengona.

Coloque a couve-flor na água somente depois que ela já estiver fervendo. Quando ela estiver pronta, retire-a da água quente e mergulhe-a em água gelada para cortar a cocção.

Geralmente a couve-flor fica pronta com cerca de 3 minutos de fervura, portanto, se ao adicioná-la na água, ela parar de ferver, espere o recomeço da fervura para marcar o tempo.

Lembre-se que ela deve ser cozida apenas até ficar macia, esbranquiçada e crocante. Se for cozida por muito tempo, os cachos vão se desfazer e ficar moles.

Terminado esse processo de cozimento, você pode consumi-la com os temperos de sua preferência, ou utilizá-la para compor outras receitas.

Preparação da couve-flor para cozinhar

Não lave a couve-flor antes de cortá-la para cozinhar. Depois que você cortar a couve-flor, mergulhe-a em água com sal ou com vinagre para ajudar a expulsar quaisquer insetos que estejam alojados nela.

Primeiramente remova as folhas externas da cabeça da couve-flor, depois retire o talo da cabeça cortando em volta com uma faca afiada.

Mesmo removendo o talo da couve-flor, as flores continuarão grudadas ao núcleo. Comece então a remover as flores, cortando cada cacho do núcleo, sempre deixando um pouco do caule em cada cacho separado.

Se as flores ficarem maiores do que você pretende, elas podem ser cortadas ainda mais, separando cada cacho em pedaços menores de tamanho uniforme.

Couve-flor cozida

Outras dicas sobre o preparo da couve-flor

A couve-flor contém, em sua composição, substâncias que exalam um odor desagradável quando cozida. Quanto mais tempo cozinhado, mais forte fica o cheiro. Mas não se preocupe, isso é normal.

Se você cozinhar a couve-flor rapidamente, ou seja, apenas até ficar macia e crocante, isso ajudará a minimizar o odor e também diminuirá a perda de nutrientes que ocorre com o cozimento excessivo.

Você também pode colocar alguns pedaços de pão na água ao cozinhar a couve-flor, isso ajudará a diminuir esse cheiro.

Reforçando o que informamos anteriormente. Não cozinhe demais a couve-flor. O cozimento excessivo fará com que ela se quebre, perca a cor, diminua o sabor e cause a perda de muitos nutrientes.

Se você for vegano ou intolerante à lactose e não queira utilizar leite na cocção, conforme ensinamos acima, pode optar por adicionar na água, 1 ou 2 colheres de sopa de suco de limão, ou 1 colher de sopa de vinagre.

Se você preferir cozinhar a couve-flor inteira, depois de aparar as folhas e o miolo, faça um X com aproximadamente 1,2 cm de profundidade na parte inferior do núcleo para acelerar o tempo de cozimento.

Não cozinhe couve-flor em uma panela de alumínio ou de ferro porque os produtos químicos da couve-flor reagem com os metais das panelas e isso faz com que a couve-flor fique descolorida.


Leia também:
Receita de bolo de coco sem lactose
Cheesecake – receita rápida e muito deliciosa
Pão de couve-flor
Experimente essa receita deliciosa de couve-flor ao forno
Receita de torta de banana com doce de leite
Receita facílima de bacalhau ao forno

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *