Como plantar e como cuidar da planta-aranha

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 7 minutos

 

planta-aranha

Apesar de seu nome causar arrepios em algumas pessoas, a planta-aranha está entre as plantas mais populares para cultivar em casa.

Ela é uma planta de crescimento moderado mas resistente. Portanto, você pode plantá-la em qualquer estação do ano para se desenvolver. Ela só não pode ficar exposta à geada.

Como cultivar a planta-aranha

Você pode cultivar a planta-aranha tanto em ambientes externos como internos, desde que você respeite as condições necessárias para ela se desenvolver. Inclusive ela é uma planta excelente para jardineiros inexperientes, pois é tolerante e difícil de matar.

São plantas perenes e de clima quente, mas quando cultivadas em ambientes fechados sobreviverão a condições menos adequadas.

Entretanto, se você conseguir simular o clima do seu ambiente natural, ou seja, oferecer temperaturas mais elevadas e umidade, elas ficarão perfeitas e vistosas.

A planta-aranha cresce em forma de rosetas de folhas delgadas e levemente arqueadas. Conforme a variação, ela pode atingir até 45 centímetros de comprimento.

A principio, suas folhas são verdes, ou listradas de verde e branco, entretanto, algumas variedades podem apresentar variações.

As plantas adultas regularmente desenvolvem longos caules que carregam pequenas flores em forma de estrela na sua ponta. Então, se essas flores forem fertilizadas, elas vão formar um pequeno fruto.

Quando as flores caírem, pequenas plântulas se formarão no seu lugar. Elas então criarão suas próprias raízes e você poderá removê-las da planta mãe para replantá-las.

Cuidados com a planta-aranha

O ideal é cultivar a planta-aranha em vasos como planta suspensa. Isso devido à natureza em cascata de sua folhagem e seus longos caules com plântulas. Além disso, ela também fica linda quando cultivada sobre colunas e desce por elas em forma de cascata.

Entretanto, se você colocá-la em uma prateleira ou mesa, certifique-se de não esmagar as suas folhas longas. Além disso, evite que as hastes das plântulas encostem na superfície.

Além disso, em regiões de clima quente, ela também fica linda em canteiros ao ar livre, como planta de borda, ou como cobertura de solo.

A rega regular é a parte mais importante dos cuidados com essa planta. No entanto, ao longo das estações de crescimento, ou seja, início da primavera ao início do outono, ela também deve ser fertilizada.

Além disso, se suas raízes tomarem conta do vaso, replante-a em um vaso maior, ou divida sua planta-aranha.

planta-aranha em vaso

Onde a planta-aranha deve ficar

Quando cultivada ao ar livre, a planta-aranha prefere crescer em sombras claras, ou seja, luz solar indireta. Mas como é resistente, ela tolera sombra total, só que nesse caso seu crescimento não será tão robusto. Apesar disso, evite a luz solar direta, pois ela pode queimar as folhas.

Mas se você for cultivá-la dentro de casa, escolha um local bem claro, pode ser uma janela ou sacada que receba sol indireto.

Qual o solo ideal para a planta-aranha?

Ela se desenvolve em uma variedade de solos, mas prefere solos soltos e argilosos com drenagem acentuada.

A planta-aranha prefere também um pH de solo neutro, mas pode tolerar solos levemente ácidos a levemente alcalinos. Um alto nível de sais no solo pode fazer com que as pontas das folhas fiquem marrons.

Quanta água a planta-aranha precisa?

Essas plantas gostam do solo úmido, mas não encharcado. O excesso de água causa apodrecimento das raízes, podendo matar a planta. Além disso, elas são sensíveis ao flúor e ao cloro contidos na água tratada, eles escurecem as pontas das folhas.

Então, se possível, regue-as com água não tratada. Os seus tubérculos carnudos retêm bem a umidade, portanto, a rega irregular, embora não seja ideal, não prejudicará muito a planta-aranha.

Além disso, reduza o volume de fertilização nas estações frias, pois suas plantas ficarão semiadormecidas. No entanto, você precisa manter a planta-aranha úmida, por isso continue regando-a e borrifando-a regularmente.

Qual a temperatura e umidade ideais para a planta-aranha?

Como já comentamos, as condições quentes e úmidas são as ideais para essa planta. Ela não gosta de temperaturas abaixo de 10°C, portanto deve ficar longe de correntes de ar e saídas de ar condicionado.

Além disso, as pontas das folhas podem escurecer com umidade muito baixa. Quando cultivada dentro de casa, você pode borrifar suas folhas para ajudar a manter a umidade adequada.

planta-aranha no jardim

Como fertilizar a planta-aranha

Essas plantas não são muito exigentes, gostam de uma quantidade moderada de nutrientes. Fertilize-as uma vez por mês durante as estações de crescimento ativo, ou seja, do início da primavera ao final do verão.

Fertilizantes em excesso podem causar pontas de folhas marrons, contrariamente, pouco fertilizante resultará em baixo crescimento.

Utilize um fertilizante granulado ou solúvel em água na estação de crescimento, siga as instruções do rótulo de acordo com o tamanho da sua planta.

Como podar a planta aranha

Remova as folhas mortas ou escurecidas à medida que aparecerem. Além disso, se uma planta estiver ficando muito comprida e esparsa, remova os brotos das plântulas para redirecionar a energia para planta principal.

Propagação da planta-aranha

A planta-aranha é muito fácil de propagar, além disso, gera tantas plântulas que você poderá compartilhá-las com seus amigos sem prejudicar sua planta.

Mesmo um iniciante pode propagar essa planta, conforme vamos ensinar a seguir. Observe se as pequenas plântulas ligadas ao caule principal da planta criaram raízes com pelo menos 2,5 cm. Caso estejam assim, você já poderá usá-las.

Para fazer isso, use tesouras de podar afiadas e limpas. Então, corte com cuidado as plântulas do caule, mantendo as raízes intactas.

Depois coloque-as em um vaso bem drenado com substrato. Certifique-se que o solo permaneça úmido, mas nunca encharcado, até elas se estabelecerem.

No entanto, para propagar plântulas sem raízes desenvolvidas, coloque um pequeno vaso com terra perto da planta mãe. Posicione as plântulas em cima do solo deste vaso e mantenha-o úmido. Assim, dentro de algumas semanas, as raízes começarão a se desenvolver.

Quando isso acontecer, separe a plântula da planta principal e deixe-a continuar crescendo no seu novo vaso.

Outra forma é dividir as plantas adultas. Então, com cuidado separe as raízes em seções, mantendo o maior número possível de raízes intactas. Em seguida, replante-as separadas uma da outra.

Como plantar a planta-aranha a partir de sementes

Propagar a planta-aranha a partir de sementes não é muito comum, isso porque é muito fácil de propagar através da divisão de raízes e touceiras.

No entanto, se você quiser plantar através de sementes e tiver uma planta que está florescendo e produzindo sementes, pode tentar esse método.

Mas para isso, sua flores devem ser polinizadas de uma forma cruzada para produzir sementes férteis. O que significa isso?

Significa que para fazer isso você precisará usar um pincel pequeno ou um cotonete para escovar as flores individualmente assim que elas surgirem.

Dessa forma, certifique-se de escovar todas as flores para garantir a transmissão de pólen entre todas elas.

Depois que as flores murcharem, aparecerão algumas vagens pequenas com sementes em seu lugar. Quando essas vagens secarem, separe-as da planta e colete as sementes.

Depois, plante as sementes com 1,5 cm de profundidade num vaso com mistura de envasamento solta e mantenha quente e úmida até as sementes brotarem.

No entanto, o plantio por sementes não tem garantia de brotação. Portanto, certifique-se de plantar muitas sementes para garantir o sucesso.

planta_aranha pendurada

Como cultivar a planta-aranha em vaso

Você não precisa de um vaso muito profundo para a planta-aranha, mas ele precisa ter orifícios amplos de drenagem, com uma mistura de envasamento solta.

Ela, de uma forma geral, precisa ser replantada a cada dois ou três anos. Portanto, observe se as raízes estão saindo pelos orifícios de drenagem e acima da superfície do solo. Se isso estiver acontecendo, chegou o momento de replantá-la.

A melhor época para replantar é na primavera. Assim, retire a planta do vaso antigo e posicione-a na mesma profundidade em um vaso maior. Em seguida, complete com uma mistura para vasos fresca, cobrindo todas as raízes.

Pragas comuns e doenças da planta-aranha

A planta-aranha é muito resistente e saudável, mas algumas pragas comuns de plantas, incluindo pulgões, moscas brancas e ácaros, podem afetá-la.

A folhagem enfraquecida é um sinal comum de infestação. Por exemplo, uma maneira natural e eficaz de combater algumas infestações, é enxaguar a planta com água. Bem como, você pode usar um inseticida ou um remédio natural, como óleo de nim, em situações mais sérias.

Como fazer a planta-aranha florescer

A planta-aranha não produz flores vistosas, por isso quem as cultiva geralmente não se preocupa caso elas não floresçam.

No entanto, se você quiser obter flores, ofereça a elas um pouco mais de luz do que normalmente elas recebem.

Além disso, certifique-se de girar as plantas com frequência, para que todos os lados recebam luz por igual. Fazendo assim, você terá uma boa chance de obter pequenas flores brancas surgindo.

Outra opção é não fazer o transplante das plantas, pois elas são mais propensas a florescer se estiverem ligadas às raízes de uma forma consistente.

Contudo, ao contrário de outras plantas, fertilizar a planta-aranha não faz nenhuma diferença para estimular a floração.

O que fazer quando a planta-aranha está escassa

Quando uma planta está sofrendo e parece estar lutando, a nossa reação natural é aumentar as regas e fertilização. Mas, no caso da planta-aranha, essa é a atitude errada.

Em vez disso, a solução pode ser replantar, dividindo uma planta que se tornou excessivamente ligada às raízes. Isso porque é provável que suas raízes tenham esgotado o vaso.

Também remover algumas das plântulas da planta principal pode ajudar, pois isso redireciona sua energia para produzir novas plântulas.

Pontas das folhas queimadas

A planta-aranha é sensível aos produtos químicos que água da torneira tratada contém. Portanto, se sua planta começar a mostrar pontas queimadas, mude a água utilizada para água da chuva coletada ou água engarrafada não tratada.

Além disso, pontas marrons também podem ocorrer se uma planta-aranha estiver recebendo muita luz solar. Lembre-se de que essas plantas preferem luz indireta ou condições de sombra.

Planta-aranha purifica o ar

Existe base científica de que a planta-aranha remove poluentes internos, como o formaldeído.

No entanto, seria necessário um jardim interno enorme para purificar completamente o ar em uma casa, mas certamente uma casa com plantas será mais saudável. Além disso, o efeito de algumas plantas em um espaço pequeno será perceptível.


Leia também:
Como plantar e como cuidar da Zamioculca
Quais as plantas mais fáceis de cultivar dentro de casa?
Como plantar e cuidar de peperômias dentro de casa
Tudo sobre tulipas. Aprenda também como cultivar tulipas em vasos
Como cuidar da planta zebra dentro de casa
Como cultivar Hissopo (Erva Sagrada)

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *