Tudo sobre tulipas. Aprenda também como cultivar tulipas em vasos

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 8 minutos

como cultivar tulipas em vasos

Você sabe como cultivar tulipas em vasos? Assim, ter tulipas plantadas em vasos é de interesse muito comum para amantes de plantas e jardinagem pelo desafio que proporciona, seja no inverno ou na primavera esta espécie de planta proporciona alegria em qualquer ambiente.


Você pode usar a tulipa como decoração em vários ambientes, mas é muito importante saber como cuidar e como manter sempre linda e florida.

A tulipa apresenta diversas variedades de cores, portanto você pode aproveitar essas opções, mesclá-las com vasos também coloridos criar um ambiente alegre, colorido e inovador, seja na entrada de sua casa ou em qualquer outro ambiente.

Com algumas dicas práticas, as tulipas conseguem se desenvolver nos ambientes e climas menos prováveis, no entanto, é preciso ter um certo cuidado para ajudá-las a florescer. Veja algumas dessas dicas para cultivar tulipas em vasos abaixo.

Algumas curiosidades e dicas sobre as tulipas

A tulipa é uma flor ornamental do gênero de plantas liliáceas. É formada por uma única flor em cada haste, tem folhas alongadas e pétalas dobradas em um formato de turbante. Dependendo das condições, a planta pode atingir até 60 centímetros de altura.

É possível plantar tulipas no Brasil?

Vale lembrar que a tulipa é uma flor de climas frios, as condições ideais para a tulipa se desenvolver plenamente é com temperaturas variando entre 2 e 6 graus Celsius, portanto você já deve estar imaginando que é muito difícil cultivar tulipas na maior parte das regiões do Brasil, não é mesmo?

Realmente, o clima brasileiro de uma maneira geral, não é o mais propício para a tulipa, portanto torna-se um pouco difícil conseguir que essa planta se desenvolva e floresça mais de uma vez ao longo de sua vida. Porém, com algumas técnicas e dicas – algumas delas desenvolvidas aqui mesmo no nosso no país -, é possível tentar fazê-la florescer pelo menos uma segunda vez.

É preciso ser persistente

O processo para conseguir isso pode ser demorado e difícil, mas se você é fã de jardinagem e tem isso como um hobby, pode fazer dessa flor um desafio as suas habilidades. O que você acha disso?

Apesar da tulipa ser imediatamente identificada com a Holanda pela lembrança de seus campos repletos de “tapetes” floridos e coloridos que nos vem à mente, sua origem é persa. No entanto, há quem afirme que sua origem seja a China e que de lá foi levada para a Pérsia.

O fato é que a tulipa chegou à Holanda somente em torno do ano de 1560, depois de o botânico Conrad Von Gesner ter a catalogado no ano de 1559 a partir de bulbos coletados em Constantinopla, hoje Istambul.

Seu nome foi inspirado na palavra “tulband” que significa turbante em holandês, formato que a flor da tulipa lembra.

A paixão nacional por essa flor na Holanda foi tão grande que gerou até uma especulação financeira no país por volta do ano de 1620.

Porque a tulipa é associada à Holanda?

Como na Holanda a adaptação da tulipa foi perfeita, com terras férteis e clima ideais para seu cultivo, começaram a ser desenvolvidas novas variedades de tamanhos e cores. Algumas dessas novas variedades eram consideradas raridades, e os bulbos que virariam flores na primavera seguinte já eram comercializadas ainda no verão, quando ainda estavam sendo plantados.

Com isso, a propriedade sobre flores ainda não nascidas trocava várias vezes de mão, atingindo valores estratosféricos. A situação ficou tão crítica e perigosa para a economia do país, que o governo holandês teve de intervir para acabar com a especulação.

A Holanda é a maior exportadora mundial de tulipas. Para quem é apaixonado por essa flor e sonha em visitar os campos floridos holandeses, a melhor época para isso é de março a maio, sendo abril o mês em que sua exuberância é maior.

Se você pretende cultivar tulipas em vasos a partir de uma planta já nascida comprada de um produtor, então escolha um vaso que a planta esteja com as flores ainda em botão, pois com isso você terá as as tulipas floridas por mais tempo.

Depois de colhida, o tempo de vida da tulipa é em torno de 10 dias, se você quiser prolongar um pouco mais esse período, acrescente gelo diariamente à água do vaso onde ela está colocada e deixe o vaso em um local fresco e com boa iluminação indireta.

como cultivar tulipas em vasos

Então, sabendo dessas informações você quer tentar o desafio de plantar suas próprias tulipas em vaso? Para aumentar suas chances de sucesso, siga as dicas abaixo.

Como plantar tulipas em vasos através de bulbos

Antes de ensinarmos como plantar a tulipa, aqui vai mais uma dica. É muito importante você estar ciente que para manusear o bulbo da tulipa é preciso tomar cuidados especiais, pois ele possui uma substância que pode causar rinite ou conjuntivite.

Portanto, se você não costuma utilizar luvas na jardinagem, nesse caso é muito recomendável. Além disso, procure manusear os bulbos de tulipas em uma área aberta e arejada.

Também conforme comentamos acima, a tulipa prefere o clima frio, portanto se você mora em uma região fria e quiser cultivá-la sem a utilização de alguns artifícios que ensinaremos a seguir, o ideal é que seu plantio seja feito no início do outono ou do inverno para que floresça na primavera.

Caso você não more em uma região do Brasil com clima frio, ou quer plantar suas tulipas em outras estações e pretende manter seu vaso de tulipa em um ambiente permanentemente fresco ou refrigerado, vamos ensinar também como viabilizar o plantio nessas condições.

  1. Escolha o vaso certo

O tamanho que sua planta atingirá dependerá da quantidade de terra ou substrato que você disponibilizará. No caso da tulipa, o ideal é que você utilize um vaso de, pelo menos, 15 centímetros de diâmetro. Assim, você vai cultivar tulipas em vasos no volume que desejar.

  1. Coloque os bulbos de tulipa no vaso

Escolha uma terra adequada. Preencha o vaso com um substrato leve e macio ou terra vegetal rica e levemente umedecida (não encharcada). Você também pode utilizar vasos autoirrigáveis no plantio de tulipas.

Procure utilizar sempre bulbos saudáveis e sem rachaduras. Posicione os bulbos da tulipa no topo da terra que você preparou com a parte pontiaguda para cima e para fora da terra. Uma parte do bulbo deve ficar enterrada.

Você pode plantar um bulbo por vaso, ou vários bulbos em um mesmo vaso, nesse caso mantenha uma distância entre eles de no mínimo 5 centímetros.

  1. Faça a primeira rega ou refrigere seu vaso plantado

Se você está plantando em uma região de clima frio, agora precisa fazer a primeira rega e começar o cultivo de suas tulipas. Escolha um local fresco e iluminado.

Caso você esteja preparando um cultivo futuro ou a estação seja quente, então precisará executar a segunda etapa do processo de plantio.

Envolva o vaso plantado em um saco plástico bem vedado e coloque-o no congelador de três a seis 6 meses em uma temperatura entre 2 e 5 graus Celsius.

Nesse momento do processo você pode optar entre uma dessas duas alternativas:

A primeira alternativa é observar se a terra do vaso gelado está secando, caso esteja, apenas regue-a novamente com muito pouca água para umedecer a terra, pois a tulipa exige água e umidade para auxiliar em seu desenvolvimento.

A segunda alternativa é retirar o vaso plantado do congelador, escolher um local fresco e iluminado para ele permanecer por algum tempo (em torno de dois meses), regando-o constantemente. Então, após esse período ele pode voltar ao congelador.

Escolha a alternativa que seja mais prática dentro das possibilidades do clima da sua região. Mas, o ideal é que o final desse processo coincida com meses de clima frio que antecedam a primavera.

  1. Preparando a tulipa para florescer

Depois de retirar o vaso com os bulbos plantados do ambiente refrigerado, coloque as tulipas em um local bem iluminado e com temperatura entre 10 e 20 graus Celsius. Assim a planta receberá todo o sol que é necessário para seu desenvolvimento.

Como cuidar de tulipas em vaso

Mantenha sempre o vaso nessas condições, com boa luminosidade e protegido do vento e do sol forte e direto.

Caso o clima de sua região não seja muito frio, você pode colocar pedras de gelo, pela manhã e à tarde, sobre a terra do vaso, todos os dias diminuindo assim a incidência do calor sobre o bulbo. Nunca encharque demais a terra para evitar a proliferação de fungos, além disso, colocar gelo pode ser considerado como rega.

Não deixe a terra secar. Portanto, o vaso deve ser regado pelo menos uma ou duas vezes por semana. Assim, as tulipas deverão florescer entre trinta e cinquenta dias se respeitadas todas essas condições.

As tulipas plantadas em vasos não requerem adubação, pois o seu bulbo contém todos os nutrientes que a tulipa precisa para florescer.

É realmente um processo bem trabalhoso, mas imagine a sua satisfação se tudo der certo.

Se você pretende cultivar as tulipas floridas dentro de casa, procure colocar o vaso em um local arejado, mas sem ventos fortes, e perto de janelas que recebam a luz solar indireta, nunca a sol pleno.

O que fazer quando a flor da tulipa murchar?

Infelizmente, se você como cultivar tulipas em vasos, elas não terão uma segunda floração naturalmente.

Portanto, quando a flor murchar, se você quiser cultivar novamente tulipas em vasos, precisará separar novamente a planta do bulbo e descartá-la.

Limpe bem os bulbos com um pano ou uma escova macia e coloque-os em um local fresco, seco e arejado por cerca de três meses. Além disso, tome cuidado que que não sejam molhados nem peguem umidade nessa etapa do processo.

Após esse tempo você pode utilizá-los para o novo plantio, seguindo todos os passos acima novamente.

Qual o significado das cores das tulipas?

Presentear com tulipas é um gesto com um significado maior que simplesmente presentear com um buquê de flores. As tulipas representam beleza e sofisticação, mas é preciso conhecer o significado de cada cor de tulipa.

Da mesma forma isso acontece na decoração com tulipas. As cores escolhidas, além de estilo e beleza representam o clima que se deseja para um ambiente.

  • Tulipa Vermelha: amor verdadeiro e eterno;
  • Tulipa Rosa: paixão;
  • Tulipa Amarela: prosperidade e luz do sol, transmitem alegria, energias positivas e sucesso. Porém evite presentear com a tulipa amarela, pois isso significa amor sem esperanças;
  • Tulipa Negra: elegância e sofisticação;
  • Tulipa Laranja: vigor e vitalidade;
  • Tulipa Branca: pureza, inocência e perdão. Oferecida como presente a tulipa branca é considerada um pedido de desculpas;
  • Tulipa Roxa: paz, tranquilidade, serenidade e luxo.

como cultivar tulipas em vasos


Leia também:
Receitas caseiras para combater as pragas domésticas
60 ideias para decoração de interiores colorida
Como cuidar da planta zebra dentro de casa
A jardinagem e a saúde física e mental
Como cultivar samambaias dentro de casa
Como cuidar do dinheiro-em-penca (Callisia repens)

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *