Como cuidar do dinheiro-em-penca (Callisia repens)

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 5 minutos

Dinheiro-em-penca - Callisia Repens em Vaso

Conhecida como dinheiro-em-penca, a planta com o nome científico de Callisia repens é uma das plantas perfeitas para cultivar dentro de casa. Com folhas pequenas e brilhantes em forma de coração, ela cai em cascata pela borda do vaso.

Além disso, se você não quiser cultivá-la pendurada, ela também pode ser aparada para manter uma forma mais redonda e compacta em torno do vaso. Portanto, ela é uma planta ideal tanto para uma mesa de cabeceira, uma estante, prateleira ou vaso suspenso.

Características e curiosidades sobre a Callisia Repens

A Callisia repens, popularmente conhecida como dinheiro-em-penca, planta-do-dinheiro, ou tostão, é uma suculenta rasteira, perene e herbácea. Portanto, em seu ambiente natural ela cresce como uma planta de cobertura de solo. Essa suculenta pertence à família das Commelinaceae e ao gênero Callisia.

Assim, em ambientes internos, suas folhas em geral ficam verdes e brilhantes. No entanto, dependendo da incidência solar, elas podem ficar rosas, roxas e até creme, enquanto o lado inferior de suas folhas quase sempre é roxo.

Seu caule é uma mescla de verde e roxo e, quando usada como cobertura de solo, fica semelhante a um tapete. Assim, essa suculenta é uma profusão de cores.

O dinheiro-em-penca é nativo da América Central e América do Sul, contudo o país onde é mais abundante na natureza é o México.

A Callisia repens é uma planta tóxica, portanto, mantenha-a longe de crianças pequenas e animais de estimação. Além disso, ao manipulá-la, procure usar luvas ou lave muito bem as mãos após o manejo.

É uma planta muito fácil de plantar e cuidar, seu cultivo indoor pode ser resumido em 5 passos simples.

Callisia Repens Amarela

5 passos para cultivar Callisia repens
  • Em primeiro lugar, selecione um vaso de tamanho adequado e com boa drenagem;
  • Então, preencha-o com uma mistura para plantas de interior e plante-a;
  • Escolha um local com luz forte e indireta;
  • Ao regar, mantenha o solo levemente úmido;
  • Por fim, aplique um fertilizante de uso geral uma vez por mês, ou até com menos frequência.

Isso mesmo, é simples assim! A seguir, vamos detalhar cada etapa do cultivo.

Qual o solo ideal para a Callisia repens

Essa planta não é muito exigente quanto ao solo em que você a cultiva. Assim, ela prefere apenas uma mistura de solo que seja bem drenada para ajudá-la a crescer saudável.

No entanto, quanto melhor o solo, e isso vale para praticamente todas as plantas, mais ela crescerá. Ainda mais em um vaso, onde a área de crescimento é limitada. Enfim, escolha uma mistura de envasamento que seja bem drenada e formulada com uma boa mistura de nutrientes.

Além disso, selecione um vaso que seja de tamanho adequado para o tamanho da planta que você pretende cultivar. Portanto, o vaso deve ter capacidade suficiente para abrigar as raízes das plantas que você deseja cultivar e bons orifícios de drenagem.

Você também pode adicionar musgo de turfa à mistura regular do solo para melhorar a sua drenagem, juntamente com perlita, que aumenta ainda mais a drenagem.

Callisia Repens Pendurada

Qual o volume de água ideal para a Callisia repens

Manter regularmente as regas do dinheiro-em-penca e no volume certo é muito importante. Isso porque, como as outras suculentas, ela é suscetível a problemas causados ​​​​por excesso de água e submersão. Portanto, ela requer muito pouca água em comparação com outras plantas de casa. No entanto, seu solo nunca pode secar completamente por muito tempo, lembre-se, ela é uma suculenta e não um cactos.

Assim, a rega insuficiente fará com que a folhagem interna da suculenta caia, o que é a razão para o volume exuberante da planta. Então, regue o solo completamente sempre que perceber que a parte superior dele estiver seca.

Além disso, se você notar que o solo está diminuindo e compactando nas bordas, isso significa que você está espaçando demais as regas. Então, use um garfo e areje levemente a camada superior para aumentar a circulação de ar para a suculenta e retome as regas regularmente.

Qual a iluminação ideal para a Callisia repens

A dinheiro-em-penca adora um local bem iluminado, mas longe da exposição direta da luz solar. Portanto, você não deve colocá-la em um local com luz solar direta. Diferentemente da maioria das suculentas que podem ficar a sol pleno, ela não sobreviverá à ele.

Um local ideal para Callisia repens é perto de uma janela que recebe muita luz, pois na natureza ela é uma planta de meia-sombra. Isso porque, embora ela prospere com pouca luz, ela não ficará bonita, pois dessa forma suas folhas ficarão escassas e os caules curtos.

Qual o clima ideal para a Callisia repens

A planta dinheiro-em-penca não gosta de climas muito frios, portanto ela se desenvolverá melhor em temperaturas entre 15 a 30ºC. Portanto, nas estações mais frias do ano, procure protegê-la melhor, assim como afaste-a de saídas de ar-condicionado nas estações de clima quente.

Quanto à umidade, em climas muito quentes e secos, uma maneira de regular suas condições é regar mais, pois isso manterá o solo úmido e evitará que a planta morra. Nesse sentido, como a dinheiro-em-penca adora um ambiente úmido, procure manter uma umidade de 40 a 50% em volta dela.

Uma forma de conseguir isso é borrifar suas folhas para aumentar a umidade. Então, se você mora em uma região de clima seco, faça isso, ou procure colocá-la próxima de um umidificador. Outra opção é colocar o vaso dentro de uma bandeja com pedriscos e água.

Como propagar a Callisia repens

Você pode propagar o dinheiro-em-penca através da divisão de seus ramos enraizados e por estaquia. Então, para propagá-la através dos ramos enraizados, basta cortar um ramo diretamente da planta mãe e colocá-lo em um vaso com substrato da forma que ensinamos acima.

Depois coloque-a em um local com meia sombra e mantenha sempre o solo úmido, até que nasçam as raízes. A partir de então, os cuidados são os normais dessa planta.

Mas, se você for plantá-la a partir de uma muda, então regue bem o seu torrão e prepare o vaso conforme ensinamos acima. Então, com cuidado para não danificar os caules, retire-a do seu recipiente, solte o torrão e remova qualquer material vegetal e raízes soltos ou mortos.

Em seguida, posicione a planta no centro do novo vaso e complete com o substrato até 3 centímetros do topo do vaso. Por fim, firme suavemente a mistura ao redor da planta.

A Callisia repens não é exigente, portanto não requer fertilizantes com frequência. Mas se você quiser que ela fique mais bonita, pode fertilizá-la, para isso siga as instruções da embalagem.


Leia também:
Aprenda a cultivar bambu dentro de casa
Como cultivar samambaias dentro de casa
Tudo sobre tulipas. Aprenda também como cultivar tulipas em vasos
Como cultivar babosa (aloe vera)

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *