Como amolecer a manteiga rapidamente

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

amolecer a manteiga

Se você está procurando maneiras de amolecer a manteiga rapidamente sem derretê-la, confira essas opções. Dessa forma ela, além de amolecer mais rápido, não vai perder sua qualidade.

Uma das coisas mais frustrantes na hora do café é espedaçar o pão tentando passar manteiga nele porque está muito dura, não é mesmo? Então, vamos resolver isso?

Atalhos para amolecer a manteiga rapidamente

Infelizmente a manteiga quando sai da geladeira sempre fica dura, mesmo as geladeiras com espaço próprio para ela, não conseguem deixá-la cremosa.

Além disso, nas regiões mais frias do país, deixando-as fora da geladeira por um longo tempo nas estações frias, mesmo assim elas permanecem duras.

Se você tem esse problema, então, vamos te ensinar algumas formas de amolecer a manteiga muitos simples e fáceis. Assim, a primeira maneira é a mais adequada se você pretende passar a manteiga no pão ou em uma torradinha, as outras são mais indicadas para receitas.

Amoleça a manteiga com um copo

Isso mesmo, uma forma simples e rápida para amolecer a manteiga, é colocar sobre ela, de cabeça para baixo, um copo aquecido. E você pode aquecer esse copo colocando-o com água no micro-ondas, ou de outra forma. Então, aguarde alguns minutos e ela vai estar pronta para usar. Simples não é mesmo?

amolecer a manteiga


No entanto, se você for usá-la em receitas, ou mesmo, se quiser mesclar duas técnicas para amolecer mais rápido ainda, então, veja essas outras maneiras.

Corte manteiga em pedaços pequenos

Cortar a manteiga em pedaços pequenos ajuda a amolecer a manteiga em cerca de 15 minutos, sem precisar fazer mais nada. Enquanto isso, você pode preparar o restante dos itens necessários para sua refeição ou receita.

Assim, quanto menores os pedaços, mais rapidamente a manteiga atingirá a temperatura ambiente. Portanto, corte os pedaços de manteiga ao meio, isso porque quanto mais no meio, mais gelada ela estará. Em seguida, empilhe as metades uma em cima da outra e volte a cortar as metades empilhadas ao meio novamente. Então, repita o processo até que ela fique no tamanho que você deseja.

Entretanto, se você não quiser amolecer toda a manteiga, mas apenas uma parte dela, retire de uma das pontas da barra fatias finas apenas a quantidade que você pretende usar.

manteiga cortada

E para agilizar ainda mais, você pode usar o truque do copo quente, que ensinamos acima.

Bata e achate a manteiga

Essa dica é mais apropriada se você deseja usar a manteiga em uma receita sem derretê-la. Assim, coloque a barra de manteiga em um saco plástico resistente, então bata, aperte e esmague com um rolo de massa para achatar e amolecer.

Rale a manteiga

Essa também é para receitas e é a forma mais rápida, e, talvez mais fácil. Desembrulhe um pedaço da barra, deixando a outra parte com a embalagem. Então, segure a manteiga pela parte ainda com a embalagem e rale nos furos maiores do seu ralador. Com isso, você vai conseguir uma pilha de lascas de manteiga raladas que amolecerão em questão de minutos.

Coloque no micro-ondas por pouco tempo

Embora não seja difícil acertar o ponto, você também pode usar o micro-ondas para amolecer a manteiga. Mas faça isso por um um tempo muito pequeno, senão ela vai derreter e passar do ponto. No entanto, a manteiga derrete muito rápido no calor, o que torna fácil levá-la por acidente de sólido para líquido em apenas alguns segundos.

Lembre-se, manteiga amolecida e manteiga derretida não são a mesma coisa. Usar manteiga derretida mudará a textura e pode até estragar uma receita que você está fazendo. Portanto, se você quiser apenas que a manteiga amoleça para passar no pão, ou para uma receita, selecione descongelar no micro-ondas por poucos segundos. Você pode ir testando a consistência e voltando ao micro-ondas.


Leia também:
Como conservar os ovos por mais tempo
Aprenda a congelar manjericão
Como replantar temperos comprados frescos
Dicas sensacionais para organizar e até duplicar o espaço da geladeira e do freezer
Manteiga com ou sem sal, qual usar?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *