Manteiga com ou sem sal, qual usar?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

Manteiga com ou sem sal, qual usar

Você sabe qual a diferença entre a manteiga com sal e sem sal e quando usar cada uma delas? Além disso, você sabe se alguma delas é mais saudável?

São muitos os usos para a manteiga, passar no pão, receitas de doces, receitas de salgados, enfim é um produto com uma infinidade de utilidades. No entanto, muitas pessoas acabam por não saber qual deve ser usada em cada situação.

Vamos descobrir então, qual a diferença entre elas e por que usar uma ou outra?

Qual é a principal diferença entre manteiga com sal e sem sal?

As manteigas com sal e sem sal são feitas com ingredientes da mesma qualidade, mas a com sal tem sal adicionado, simples assim.

Você pode usar tanto a manteiga com sal quanto a manteiga sem sal em qualquer receita. Mas se a receita pede especificamente manteiga sem sal, provavelmente é porque a receita foi testada com ela e é a adequada para aquela receita em particular.

Mas, por que dizem que a manteiga sem sal é mais saudável que a com sal?

Toda a manteiga é rica em antioxidantes e contém caroteno, vitamina A, portanto não é um alimento que você deva evitar, a menos é claro que tenha alguma restrição alimentar. No entanto, você também não deve consumi-la em excesso todos os dias.

Além disso, considerando que a manteiga com sal teve o sal adicionado à ela para, além de dar sabor, aumentar sua vida útil. Isso acontece porque o sal é um conservante natural.

No entanto, quando esse sal é consumido em excesso, pode aumentar a ingestão calórica, o nível de sódio no corpo e também provocar um aumento do colesterol devido à presença de gorduras saturadas.

Sendo assim, consumir manteiga com sal em excesso pode aumentar o risco de hipertensão e obesidade.

De qualquer forma, qualquer uma delas exige atenção se consumida com muita frequência.

A primeira coisa a ter em mente é que se deve evitar comer manteiga em excesso diariamente. Portanto, procure sempre usar manteiga em uma quantidade controlada ao preparar receitas ou passá-la no pão.

Além disso, existem manteigas que não são puras. Portanto, ao comprar certifique-se de verificar as informações de nutrientes e ingredientes contidas na embalagem.

Enfim, existem algumas razões pelas quais você pode preferir uma delas em relação à outra, então aproveite essas dicas.

usando manteiga na comida

Quando usar manteiga sem sal

A manteiga sem sal oferece controle total do sabor geral da sua receita. Isso é especialmente importante em certos produtos de panificação, onde o sabor doce e puro da manteiga é fundamental, por exemplo, biscoitos amanteigados ou bolos.

Além disso, no que diz respeito à culinária, a manteiga sem sal deixa transparecer o sabor real e natural dos outros ingredientes.

Mas você já reparou que algumas receitas pedem manteiga sem sal e depois pedem para adicionar sal? Isso acontece porque sem a adição de sal ela fica com o gostinho do creme adocicado puro e você pode colocar a quantidade exata de sal que quiser na receita.

Quando usar manteiga com sal

A manteiga com sal é para todos os fins. É perfeita para passar no pão, cobrir vegetais e massas e usar em receitas onde você não deseja ter tanto controle sobre a quantidade de sal.

Ela adiciona algo especial em qualquer receita. Além disso, quem não adora um pão quentinho coberto de uma manteiga saborosa? Mas cuide para não exagerar na quantidade, isso porque o pão quente absorve a manteiga e você pode acabar exagerando na dose.

Conclusão

A diferença entre elas é apenas o sal, portanto seu consumo – com moderação – se dá mais pela preferência de cada pessoa.

Mas, existe uma mais saudável que a outra? Não, a única diferença é o sal adicionado.

Se você quiser saber mais sobre esse assunto, então sugerimos a leitura do estudo publicado no site da SciELO, sobre as manteigas consumidas no Brasil, sua origem e qualidade.


Leia também:
Como conservar os ovos por mais tempo
Couve-flor: como congelar
Como saber se a carne estragou
O sal rosa é mais saudável?
Como grelhar peixe sem grudar

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *