Como saber se a carne estragou

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 4 minutos

Como saber se a carne estragou

Nesse artigo vamos ensinar você a saber se a carne estragou para, assim, evitar possíveis riscos à sua saúde.

Se você está desconfiado que isso pode ter acontecido com sua carne, e esse texto confirmar, então descarte-a. Nunca consuma carne estragada.

Como a maioria das pessoas vive com um orçamento limitado, pode ser frustrante desperdiçar comida porque estragou. Ainda mais em se tratando de carne, que é um dos itens mais caros de uma refeição.

No entanto, consumir carne estragada pode causar diversos problemas de saúde, inclusive uma intoxicação alimentar grave.

Portanto, para garantir que você e sua família não passem por isso, confira as dicas a seguir.

Dicas para você saber se a carne estragou

A primeira coisa a fazer, obviamente é verificar a data de validade da etiqueta, se houver. Não caia na tentação de consumir carne com a data de validade vencida. A menos é claro se essa carne tiver sido congelada adequadamente por você antes dessa data.

Além disso, independente da data de validade colocada pelo fornecedor, na dúvida, adote outras medidas.

Quanto tempo a carne pode ficar na geladeira?

O recomendável é que aves cruas e carnes vermelhas cruas moídas sejam deixadas na geladeira com segurança antes do uso por 1 a 2 dias apenas. Enquanto carnes vermelhas inteiras, bifes ou costeletas podem ficar na geladeira cerca de 3 a 5 dias antes do uso. Porém, carnes vermelhas ou aves cozidas podem ficar cerca de 3 a 4 dias na geladeira.

Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), uma carne cozida tem uma data de validade semelhante e não deve ficar na geladeira por mais de 3 a 4 dias.

Após 4 dias, as chances de contrair uma doença transmitida por alimentos devido ao crescimento de bactérias são muito maiores.

Sendo assim, se você não consegue se lembrar há quanto tempo a carne está na geladeira, é provável que seja há muito tempo.

Além disso, se você for descongelar uma carne para deixar na geladeira, coloque uma data limite ao descongelá-la ou colocá-la na geladeira. Isso é uma boa prática para não esquecê-la e armazená-la por muito tempo.

Enfim, adquira o hábito de anotar uma data de validade se o açougueiro não tiver feito isso.

Enfim, se você comprou uma carne e planeja usá-la depois de um tempo maior que alguns dias, guarde-a no freezer. A carne dura muito mais tempo congelada e você pode colocá-la na geladeira para descongelar na noite anterior ao seu uso.

bandeja de carnes

Como avaliar se a carne está estragada

Se a carne não estiver na sua geladeira há muito tempo, mas mesmo assim você ainda não tem certeza se é seguro consumi-la, considere estas três condições:

Cheiro

Essa talvez seja a maneira mais rápida de saber se sua carne está estragada. Isso porque seu cheiro denuncia que passou do ponto de consumo. A carne estragada quase sempre tem um cheiro característico e pútrido que fará você repugnar. Algumas vezes esse mau cheiro se aproxima do cheiro de amônia, nesse caso você com certeza vai saber que a carne estragou.

Textura

Além de um cheiro desagradável, as carnes estragadas podem ser pegajosas ao toque ou ter uma película viscosa. Portanto, se ao apalpá-la ela não for tenra e seca, isso pode ser um indício forte de que começou a apodrecer.

Cor

As carnes podres também sofrem uma alteração na sua cor. As aves saudáveis têm com uma cor que vai do branco-azulado ao amarelo. A carne de porco crua é rosa-acinzentada, enquanto a carne vermelha moída tem uma variação maior de cor, do vermelho brilhante ao vermelho arroxeado e até mesmo ao vermelho acastanhado.

Mas se qualquer uma de de suas carnes ficar verde ou marrom-esverdeada, é o momento de descartá-la.

Além disso, qualquer indício de mofo é um sinal definitivo de que sua carne está repleta de bactérias nocivas e sua qualidade não é mais segura para comer.

tábua com carnes cruas

Conclusão

Mesmo se todos esses indícios que fazem você saber se a carne estragou não sejam satisfeitos, se mesmo assim você não confiar plenamente na qualidade da carne, então evite consumi-la.

Independente de quanto custou a carne ou se não há outra opção no momento, você pode sair e comprar outra. Afinal, sua saúde é mais importante que o o dinheiro desperdiçado. Até porque, se você tiver um problema de saúde sério isso será mais caro do que o que pagou pela carne.


Leia também:
Como conservar os ovos por mais tempo
Dicas úteis para você parar de desperdiçar comida
O feijão precisa ficar de molho?
Como saber se um ovo ainda está próprio para consumo?
Receita de torresmo. Aprenda duas deliciosas!
Mofo no pão: causas, riscos e prevenção

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *