Como cultivar hosta (funquia)

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 4 minutos

hosta capa

A hosta atualmente está entre plantas perenes favoritas para cultivar de muitos jardineiros. Se você é um deles e está buscando saber como fazer isso, então podemos ajudar.

Sua folhagem exuberante e de fácil cuidado é ideal para quem busca montar um jardim de baixa manutenção.

Além disso, as hostas são plantas de longa duração e contém variedades de diferentes texturas, tamanhos e cores.

São ótimas para vasos em um ambiente sombreado, assim como crescem bem em bordas sombreadas ou em ambientes de floresta. Vamos então descobrir tudo sobre elas?

Saiba tudo sobre a hosta

A hosta, de nome científico Hosta spp, também conhecida popularmente como Funquia, é uma planta perene herbácea aglomerada.

Nativas da Ásia, China, Coréia do Norte, Coréia do Sul e Japão, existem cerca de 40 espécies diferentes, além de muitos cultivares, cada uma com suas próprias necessidades e características.

Levada para a Europa em 1700, hoje existem mais de 2.500 cultivares com tantas variedades de formato, tamanho e textura das folhas, que um jardim inteiro pode ser dedicado apenas ao cultivo de hosta.

A hosta é uma planta resistente e que muitas pessoas buscam cultivar principalmente por sua folhagem espetacular, ter uma variedade de texturas, cores e tamanhos.

Algumas são de cores sólidas verdes, azuis e cinzas, enquanto outras são variegadas, com marcações amarelas, verdes ou brancas.

No verão, produzem flores em forma de malva a lavanda ou lírio branco em caules que sobem acima das folhas. Além disso, com as condições certas as hostas vivem muito tempo.

hosta variedades e cultivares

Hostas preferem a sombra?

É um equívoco pensar que as hostas preferem a sombra. Elas toleram viver na sombra, mas como todas as plantas requerem luz solar. Além disso, existem algumas variedades de hostas que requerem mais luz solar do que outras.

O ideal para a maioria das variedades de hosta é cultivar em um local que receba a luz solar da manhã e sombra durante a tarde. Ou seja, deve-se evitar o horário de sol forte e direto pois ele pode prejudicar suas folhas.

Portanto, se você cultivar sua hosta em pleno sol da tarde, corre o risco de queimá-la, o que reduzirá sua atratividade e limitará seu potencial de crescimento.

No inverno, a folhagem morre à medida que a planta entra em dormência, mas ela crescerá novamente na primavera.

Como cultivar hosta

Embora o cuidado de hosta seja considerado fácil, ajuda saber um pouco sobre como cultivar uma hosta para ajudar a planta a atingir todo o seu potencial de jardim. As hostas são consideradas adultas e completamente desenvolvidas entre quatro a oito anos, dependendo das condições oferecidas.

Época de plantio

O ideal é que ela seja plantada na primavera, que é quando ela crescerá com mais vigor. Quando recém plantada, mantenha suas raízes úmidas, mas nunca encharcadas.

Preparação do solo

A hosta prefere um solo úmido, rico em matéria orgânica, bem drenado e com um pH levemente ácido. Para plantá-la, cave um buraco com profundidade suficiente para acomodar bem todas as suas raízes. Em seguida preencha todos os espaços em volta das raízes com solo rico.

Local de plantio

Procure plantar em meia sombra ou sombra total, o ideal é que ela receba o sol da manhã. No entanto, o crescimento bem-sucedido de hostas na sombra depende da cor. Informe-se ao adquirir a muda, pois há variedades que requerem mais sol do que outras.

As folhas de hosta possuem uma variedade de verdes, variando de uma cor tão profunda que é chamada de azul a um verde claro a um branco cremoso suave.

Portanto, uma boa regra para a escolha do local e cuidado das hostas é que quanto mais clara a folhagem, mais forte deve ser o sol.

A folhagem mais escura e profunda retém melhor a cor em sombra moderada. As variedades variegadas precisam de mais luz solar para manter suas listras brancas e douradas. Todas as hostas precisam de alguma sombra e raras se sairão bem sob forte luz solar direta.

Como cultivar hosta (funquia)

Cuidados com a planta

A hosta requer clima úmido e não tolera seca. Sendo assim, mantenha a planta bem regada enquanto estiver crescendo ativamente, principalmente durante os meses mais quentes.

Aplique um fertilizante completo anualmente no início da primavera. Conforme você já sabe, elas adoram solo rico em matéria orgânica, portanto você também pode enriquecer o solo com uma boa compostagem.

Não é necessário podar a hosta, mas você pode eliminar as folhas e galhos secos, principalmente no outono e no inverno. Além disso, remova os caules das flores após a floração para estimular o crescimento.

Você pode fazer a divisão de touceira a cada quatro a cinco anos para obter novas mudas.

Elas sofrem com caracóis e lesmas, além disso pode sofrer com antracnose, pode causar manchas esbranquiçadas com bordas marrons nas folhas e caules. Para resolver isso, então remova as folhas afetadas.

O excesso de água, principalmente nos meses frios pode provocar a podridão da coroa, que é uma das poucas doenças que afetam essa planta. Portanto é essencial que seu solo tenha uma boa drenagem.

Com exceção da podridão da coroa e da folha, as hostas são relativamente livres de doenças.

hosta variegata


Leia também:
Como cultivar lírio da paz
Cacto Pedra (Lithops), como cultivar
Caladium, como cultivar
As joaninhas são boas para o jardim?
Como cuidar do dinheiro-em-penca (Callisia repens)
Como cultivar amoras

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *