Como saber se um ovo ainda está próprio para consumo?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 2 minutos

como saber se um ovo ainda está próprio para consumo

Quantas vezes já aconteceu de você estar cozinhando, abrir a geladeira para pegar um ovo, adicioná-lo a sua receita e descobrir que ele está estragado?

E se você quebrá-lo sobre a comida em preparação, provavelmente estará tudo perdido… Isso sem considerar ainda o cheiro desagradável que os ovos podres deixam no ambiente quando são quebrados.

Como saber se um ovo ainda está próprio para consumo

O pior é que raramente sabemos a idade dos ovos que temos em casa, apesar dessa informação geralmente constar na embalagem, costumamos mistura os ovos na geladeira de compras diferentes e descartamos suas embalagens, atrapalhando ainda mais o controle que temos sobre eles. Isso considerando que a informação prestada pelo produtor esteja correta.

A qualidade dos ovos cai com o passar do tempo, pois como a sua casca é porosa, ele perde líquido através dela e forma bolsas de ar em substituição ao líquido perdido, diminuindo assim a quantidade de clara e provocando o início do seu apodrecimento pela atuação de bactérias presentes nele.

Como saber se um ovo está podre?

Se você quer evitar esse dissabor quando está na cozinha, saiba que existem testes bem simples que podem ser feitos para verificar as condições de consumo dos ovos antes mesmo de parti-los. Por exemplo, os ovos podem ser examinados contra a luz, para quem tem experiência e é conhecedor, pois um ovo pode estar velho, mas mesmo assim ainda próprio para consumo.

Mas o melhor, mais rápido e mais simples teste que pode ser feito é o “Teste da Flutuação”, que ensinaremos abaixo.

Como saber a idade de um ovo e se ele está bom para consumo?

O “Teste de Flutuação” é muito simples. Primeiramente coloque água em uma vasilha em um volume suficiente para o ovo afundar completamente. A seguir, largue o ovo dentro dela.

  • Então, se ele afundar completamente e ficar de lado, ele é um ovo muito fresco;
  • Senão, se ele afundar de lado, mas depois uma das pontas levantar um pouco, ele é um ovo que já tem uma semana;
  • Por outro lado, se o ovo afundar, mas ficar de pé, ele é um ovo que já tem 3 semanas, mas que ainda pode ser consumido;
  • Porém, se o ovo flutuar e ficar balançando na água, provavelmente já esteja impróprio para consumo, é o chamado ovo podre.

A explicação para esse “fenômeno” é bastante simples, como explicamos acima, a casca é porosa e portanto os ovos vão perdendo água através dela. Quando isso acontece, vai se criando uma câmera de ar dentro do ovo, que faz com que os mais velhos flutuem e que os estragados oscilem, pois já estando em decomposição, não existe mais a separação bem definida de clara e gema.

Enfim, se você aprendeu como saber se um ovo ainda está próprio para consumo, então agora vai evitar muitos dissabores na cozinha. 


Leia também:
Sorvete de abacate pronto em segundos
Cheesecake – receita rápida e muito deliciosa
Como conservar os ovos por mais tempo
Receita de marshmallow cremoso
Como saber se a carne estragou
Receitas de sopas nutritivas para dias frios
Receita de torta de banana com doce de leite

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *