Selecionamos 9 dicas fantásticas para você preparar ovos perfeitos

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 4 minutos

dicas para você preparar ovos perfeitos

Aproveite essas dicas para você preparar ovos perfeitos. Assim como os ovos são, provavelmente, os ingredientes mais versáteis que existem no mundo, saber fazê-los melhora ainda mais seu sabor e textura.

Então, se você não é vegano ou se não tem alguma restrição a ovo, você certamente deve comer ovos quase que todos os dias, ainda que nem perceba. Isso porque os ovos estão presentes em muitos dos alimentos comuns do nosso dia a dia, como pães, bolos, massas, molhos e condimentos.

9 dicas para você preparar ovos perfeitos

A maioria das pessoas não resiste a um ovinho cozido, um ovo frito ou até mesmo uma omelete, não é mesmo? Mas você sabia que existem alguns truques simples que vão garantir que seus ovos fiquem melhores do que nunca? Portanto, se você está em busca do ovo perfeito, então aproveite as dicas abaixo.

Como fazer ovo frito
1. Compre uma frigideira antiaderente

As frigideiras antiaderentes não ficam tão quentes quanto as panelas comuns, o que é perfeito para o preparo de ovos. Além disso, elas permitem que você cozinhe ovos usando menos gordura sem precisar se preocupar se eles irão grudar no fundo da panela ou não.

2. Observe o tempo de cozimento

No preparo de ovos o cuidado com o tempo é tão importante quanto o cuidado com a temperatura. Assim, sempre retire os ovos do fogo antes de eles estarem prontos.

Isso porque os ovos cozinham muito rápido e eles vão continuar cozinhando por algum tempo mesmo depois que você os retirar do fogo, por causa da temperatura da frigideira e da temperatura em que eles atingem.

Portanto, se você deixar ovos no fogo até achar que estão prontos, na verdade eles estarão passados quando você for comer.

3. Aqueça o óleo

Para fazer ovos fritos perfeitos e bonitos como aqueles de revista, primeiramente aqueça o óleo e frite-os em fogo baixo. Com isso, você vai evitar que as bordas queimem e fiquem com aquele aspecto seco, marrom e quebradiço.

Além disso, siga uma regra de ouro para o preparo de ovos. Sempre use temperatura baixa, nunca aumente, isso vai garantir que seus ovos ficarão macios e branquinhos.

4. Use uma espátula

Use sempre uma espátula para, gentilmente, mexer os ovos. Faça isso tanto para movimentá-los na frigideira quanto para transferi-los para outro recipiente.

Mas, caso você tenha medo de arranhar sua frigideira, dê preferência a espátulas de materiais mais macios, como silicone.

Como fazer ovos mexidos
5. Para ovos mexidos, misture antes

Você ama comer ovos mexidos? Então misture eles bem em uma vasilha com o auxílio de um garfo e, quando a mistura parecer homogênea, passe a mistura por uma peneira fina, transferindo para outra vasilha. Isso vai garantir que os ovos fiquem perfeitos.

Ainda, se você não tiver medo de sujar muitas coisas na sua cozinha, você pode liquidificar os ovos antes de peneirá-los. Com isso, você vai garantir que os ovos fiquem completamente homogêneos.

6. Mexa constantemente

Mexa os ovos constantemente! Se você estiver fazendo ovos mexidos, principalmente, comece a mexer a mistura assim que ela encostar na frigideira. Você pode fazer isso com o auxílio de uma espátula ou até hashis (os palitos de comer comida japonesa).

7. Escolha dos ovos

Se você for fazer ovos cozidos, dê preferência aos ovos que estão mais velhos, reservando os ovos mais frescos para ovos fritos ou omeletes.

Observar isso é importante porque os ovos mais velhos são muito mais fáceis de descascar depois de cozidos. Isso porque, com o passar do tempo, os ovos vão perdendo água pela casca porosa. Portanto, as claras de ovos mais antigos são menores do que as de ovos frescos.

Assim, há mais espaço no interior da casca, sendo mais fácil de removê-la e ainda tem a vantagem de não deixar os ovos mais velhos apodrecerem.

Contudo, se você ainda não sabe e quiser aprender como identificar ovos frescos, então siga as dicas que publicamos na postagem “Como saber se um ovo ainda está próprio para consumo?“.

8. Temperatura dos ovos

Se você estiver cozinhando da sua cabeça (sem receitas), sempre dê preferência para ovos em temperatura ambiente. Entretanto, se estiver seguindo alguma receita, sempre use ovos frios. Isto porque normalmente as receitas consideram o tempo de cozimento necessário para ovos gelados e não ovos em temperatura ambiente.

9. Como descascar ovos cozidos

Para descascar ovos cozidos com mais facilidade remova-os da água quente direto para a água fria. O choque térmico irá fragilizar a sua casca, e talvez até fazer algumas rachaduras.

Em seguida, coloque o ovo sobre uma superfície e, pressionando levemente com a mão, role-o sobre ela. Fazendo assim, você irá quebrar a casca inteira, portanto será muito mais fácil de retirar o ovo do seu interior.

Gostou dessas dicas para você preparar ovos perfeitos? Então surpreenda seus familiares na próxima vez que você for para a cozinha.


Leia também:
Sorvete de abacate pronto em segundos
Cheesecake – receita rápida e muito deliciosa
Torta de legumes – receita facílima
Receita de marshmallow cremoso
Receita facílima de mousse de chocolate
Receitas de sopas nutritivas para dias frios
Como conservar os ovos por mais tempo

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *