Você sabe como fazer molho branco?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

como fazer molho branco

Você sabe como fazer molho branco? Na massa, na lasanha, na carne e até no arroz – o molho branco é muito apreciado por quase todo mundo, já que é um molho cremoso e aveludado. Inspirando até paixões, a verdade é que o molho branco, assim como o molho de tomate, é um verdadeiro ás na manga de qualquer pessoa que queira preparar uma bela e apreciada refeição.

Isto acontece porque o molho branco, mesmo sozinho já é um belo complemento e, se você quiser, ainda servirá como base para uma infinidade de outros molhos e de outras receitas.

Mas será que você sabe fazer o molho branco original?

Como fazer o verdadeiro molho branco?

Muitas pessoas ao prepararem seus pratos recorrem aos molhos brancos industrializados e prontos de caixinha ou sachê, mas todo mundo sabe que estes molhos prontos não chegam aos pés de molhos que fazemos na nossa casa.

Fazer o seu próprio molho em casa, além de lhe render uma comida muito mais saborosa, garantirá que ela não terá a adição de tantos produtos químicos, conservantes e de outros produtos que são artificialmente adicionados aos molhos industrializados para lhes conferirem um sabor parecido com o original.

O molho branco original tem a sua origem no molho bechamel (originário do francês béchamel), que tem como base três ingredientes baratos e muito fáceis de encontrar: leite, farinha de trigo e manteiga. Para um bom molho branco você precisará temperar o seu leite e depois enriquecê-lo com a farinha, aos poucos, garantindo a característica aveludada que envolve o palato e carrega tantos sabores.

Da próxima vez que você for fazer algum prato com molho branco, tente fazer o seu molho bechamel desde o início – você certamente nunca mais vai querer voltar para os molhos prontos e industrializados, e ainda vai conquistar muitos admiradores de seus dotes culinários. Veja abaixo como é fácil fazê-lo.

Receita de Molho Bechamel
Ingredientes:
  • 500 ml de leite, preferencialmente integral;
  • 1 cebola;
  • 1 folha de louro;
  • 1 pitada de cravo da índia;
  • 1 pitada de sal;
  • 1 pitada de pimenta do reino;
  • 1 pitada de noz moscada;
  • 40 gramas de farinha de trigo;
  • 40 gramas de manteiga.
Modo de Preparo:
  1. Primeiramente descasque a cebola e faça um corte no seu centro, sem ir até o final. As duas metades da cebola deverão ficar unidas por uma das pontas;
  2. Então, encaixe a folha de louro no corte da cebola e crave alguns cravos da índia nela;
  3. Em seguida, coloque o leite em uma leiteira ou panela e aqueça em fogo brando, com a cebola, a folha de louro e os cravos de molho dentro dele. Aguarde levantar fervura e desligue o fogo (tome cuidado pois o leite tende a transbordar quando ferve);
  4. Tempere com sal, pimenta do reino e noz moscada a gosto e deixe descansar, coberto, por no mínimo 30 minutos. Após este período, coe o leite e deixe-o reservado;
  5. Então, em uma panela, derreta a manteiga com cuidado para não queimar. Aos poucos, vá adicionando a farinha de trigo e misturando lentamente, em fogo brando, formando uma liga entre a manteiga e a farinha. O nome desta mistura é roux (originária do francês – castanho escuro ou marrom) e você deve cuidar para não deixar muito tempo no fogo, ou poderá queimar;
  6. Por fim, adicione o leite lentamente, sempre em fogo baixo, mexendo sempre para incorporar o roux ao leite fervido e temperado. Depois disso, deixe cozinhar por no máximo 5 minutos em fogo baixo e você terá o seu molho branco bechamel pronto para uso.
Última dica

Então, fácil, não é mesmo? Se o molho empelotar (embolotar) pela sua falta de experiência, não se assuste, bata-o no liquidificador e devolva-o para a panela, mas procure tomar mais cuidado da próxima vez para que isso não ocorra novamente.

Ele é um molho básico e muito versátil para você aplicar nas mais diversas receitas.


Leia também:
Receita de tortinhas de cogumelos
Receita de risoto de truta e rolo de presunto parma
Torta de legumes – receita facílima
Receita facílima de mousse de chocolate
Experimente essa receita deliciosa de couve-flor ao forno
Receita de Pão Sírio
Você sabe fazer molho de tomate?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *