Estas dicas vão lhe ajudar a combater a acne

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

Estas dicas vão lhe ajudar a combater a acne

Quem sofre com a acne sabe como esse problema de pele pode causar muitos inconvenientes tanto físicos como psicológicos. A acne pode deixar a pele da pessoa marcada para sempre e causar danos à sua autoestima que talvez sejam muito difíceis de reparar.

Se você suspeita que tem acne deve consultar um dermatologista imediatamente para que ele lhe indique o tratamento mais adequado, pois a acne é dividida em níveis de intensidade. Assim, a ajuda de um profissional da saúde é essencial para resolver este problema de vez, principalmente se você sofre de acne crônica.


Entretanto, existem algumas informações importantes sobre a acne, que se você souber certamente facilitarão e tornarão o seu tratamento ainda mais rápido. De início, saiba que são muitas as possíveis causas da acne, variando de desequilíbrio hormonal à sujeira e bactérias na pele.

Como combater a acne

Tente identificar o tipo da sua acne, que pode ser inflamatória ou não. As acnes não inflamatórias são aquelas onde há cravos e espinhas que não costumam deixar cicatrizes depois que desaparecem, ao passo que as acnes inflamatórias formam espinhas avermelhadas e doloridas, que normalmente deixam cicatrizes. As acnes inflamatórias normalmente estão mais ligadas a causas hormonais.

Se você sofre com a acne, a seguir seguem algumas dicas muito simples que podem mudar muito a sua vida.

Celular encostado na pele

Ao falar no celular, evite encostá-lo no rosto. Isso pode parecer bobagem, mas na verdade nossos celulares são fontes praticamente inesgotáveis de bactérias e sujeiras que não percebemos.

Existem pesquisas que dizem que os celulares são mais contaminados do que os vasos sanitários de banheiros, por exemplo.

Se você já sofre problema de acne por causa de bactérias ou alta oleosidade da pele, o contato do celular com o seu rosto, especialmente em chamadas longas, pode piorar o seu problema.

Evite curas milagrosas

Não confie em curas milagrosas ou caseiras. Sabe aquele creme caseiro que a sua vó fazia? Esqueça. Também não confie na esfoliação milagrosa da sua vizinha, a menos que ela seja dermatologista ou tenha algum outro treinamento para isso.

A internet está cheia de promessas que jamais substituirão os remédios desenvolvidos especialmente para a acne – e que podem até mesmo piorar a sua situação, causando lacerações ou irritações na sua pele.

Acne por todo o corpo

Se você tem acne pelo corpo (e não só no rosto), tente tomar banho sempre antes de dormir. Assim você dormirá com a pele limpa, ao invés de forçar seu corpo a passar horas deitado sujo, cheio de bactérias e oleosidades acumuladas durante o dia inteiro.

Dê preferência a banhos mornos ou quentes (não muito quentes), pois eles removerão mais a oleosidade da sua pele e abrirão os seus poros.

Esfoliações de pele

Se você tem o hábito de fazer esfoliações de pele, dê um tempinho maior para a sua pele descansar entre as sessões.

As pessoas tendem a acreditar que quanto mais esfoliações menos acne terão, mas isso é um mito.

A esfoliação serve para remover a pele morta e diminuir a oleosidade da sua pele, mas pode ocasionar inflamações nas suas espinhas. Assim, os especialistas recomendam que se faça, no máximo, uma esfoliação por semana.

Produtos de higiene para acne

Faça uso de produtos de higiene especiais para acne! Sabonetes contra acne podem ser muito úteis e ajudar muito o tratamento, principalmente durante as crises e se você tem acnes espalhadas pelo corpo.

Ao mesmo tempo, evite usar pomadas ou cremes contra a acne, pois eles irão abafar a sua pele e poderão até entupir os seus poros.

Então, procure comprar um sabonete em gel que tenha ácido salicílico, mas tente usá-lo apenas nas áreas do corpo em que houver acne, pois ele poderá causar ressecamento da pele desnecessariamente.

Cabelo comprido

Se você tem cabelo comprido, considere experimentar algum corte mais curto ou usar o seu cabelo preso, principalmente quando você estiver se exercitando.

Esse procedimento é válido porque os cabelos longos poderão aumentar o acúmulo de suor e oleosidade na pele da sua testa ou do seu pescoço, originando novas espinhas.


Leia também:
O que tem no sabonete industrial e o que tem no sabonete natural?
Conheça 6 benefícios surpreendentes proporcionados pelo óleo de soja
A jardinagem e a saúde física e mental
O que são probióticos
As vantagens de ter uma horta em casa
Para sermos saudáveis precisamos criar hábitos
Por que devemos ler os rótulos dos produtos de higiene?
Você sabia que produtos antibacterianos podem fazer mais mal do que bem?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *