O sal rosa é mais saudável?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 6 minutos

sal rosa do himalaia

O sal rosa, também conhecido como sal do Himalaia, é tido por muitas pessoas como uma opção mais saudável do que o sal branco comum.

No entanto, apesar do sal rosa conter minerais, como ferro, magnésio e cálcio, esses nutrientes estão em pequenas porções. Sendo assim, há quem acredite que seja improvável que eles tenham um impacto significativo na saúde.

Vamos descobrir então, porque ele é tão famoso e se vale a pena consumir sal rosa em nome de uma vida mais saudável?

Se avaliarmos em termos de teor de sódio, que é o principal componente de qualquer sal, o sal rosa e o sal branco contêm quantidades semelhantes. Portanto, o consumo excessivo de qualquer um deles pode levar a problemas de saúde, como pressão alta, doenças cardíacas e derrame.

De um modo geral, a moderação no consumo de sal, qualquer que seja, é recomendada para manter uma dieta saudável.

Sendo assim, se você quiser experimentar o sal rosa por causa de sua textura e sabor único, pode fazê-lo, mas não faça isso contando com grandes benefícios para a saúde em relação ao sal comum. Pelo menos, até que novos estudos possam trazer alguma novidade.

Sal rosa do Himalaia ou sal branco?

Ambos são muito palatáveis e você pode usar ​​nas suas receitas para ressaltar o sabor dos alimentos. Portanto, embora haja algumas diferenças entre os dois, a escolha entre o sal rosa e o sal branco se resume a preferência pessoal.

O sal rosa é um sal mineral que é extraído de depósitos de sal subterrâneos do Himalaia. Ele deve sua cor rosa à presença de minerais como ferro e manganês.

Como já citamos acima, muitas pessoas acreditam que o sal rosa é mais saudável do que o sal branco porque contém uma variedade de minerais e outros elementos que são benéficos para o corpo humano.

Já o sal branco é o tipo mais comum de sal e é produzido pela evaporação da água do mar ou de salinas. Ele é purificado para remover quaisquer impurezas e deixá-lo com uma aparência branca brilhante.

Ainda assim, em termos de sabor, muitas pessoas não conseguem distinguir uma grande diferença entre o sal rosa e o sal branco.

Em última análise, a escolha entre sal rosa e sal branco é apenas uma questão de preferência pessoal e do uso final do sal na receita.

A seguir vamos detalhar melhor a diferença entre os dois para entender essa fama de “sal saudável” que o sal rosa angariou.

sal rosa e sal branco

O sal rosa do Himalaia é mais saudável que o sal comum?

O sal rosa do Himalaia é menos processado que o sal branco comum e, como já vimos, pode conter nutrientes e minerais com potenciais benefícios à saúde.

Muitas pessoas afirmam que ele está carregado de minerais e, portanto, oferece benefícios incríveis para a saúde.

O sal rosa do Himalaia realmente contém mais minerais que o sal branco. Como já vimos, o sal branco e o sal rosa consistem principalmente de cloreto de sódio, mas o sal rosa tem até 84 outros minerais e elementos de rastreamento.

Isso inclui minerais comuns como potássio e cálcio, além de minerais menos conhecidos como estrôncio e molibdênio.

Um estudo analisou o conteúdo mineral de vários tipos de sais, incluindo sal rosa do Himalaia e sal branco comum.

No entanto, existe poucas pesquisas sobre sal rosa do Himalaia. Sendo assim, há cientistas que afirmam que essas reivindicações de saúde extraordinárias nada mais são do que especulações.

Primeiramente vamos entender o que é sal

O sal é um mineral que consiste em grande parte do cloreto de sódio composto, que compõe cerca de 98% do seu peso.

Como já vimos, o sal pode ser produzido por evaporação de água salgada ou extraído de minas de sal subterrâneo.

Antes de chegar aos pontos de venda, o sal branco também passa por um processo de refino para remover impurezas e quaisquer outros minerais além do cloreto de sódio.

Além disso, são adicionados ingredientes para ajudar a absorver a umidade, e também é adicionado iodo para ajudar os consumidores a prevenirem a deficiência de iodo do corpo.

Todo o sal vendido no Brasil, independente da origem ou tipo, deve, por lei, receber a adição de iodo.

É comprovado que o sódio também desempenha um papel importante em várias funções biológicas, incluindo equilíbrio de fluidos, condução nervosa e contração muscular. Portanto, é essencial ter sal ou sódio na nossa dieta.

No entanto, muitos especialistas afirmam que o excesso de sódio pode levar à pressão alta e outras doenças cardíacas, embora pesquisas recentes tenham questionado essa crença de longa data.

Sendo assim, devido aos perigos potenciais declarados de consumir muito sal branco, muitas pessoas se voltaram para o consumo de sal rosa, acreditando ser uma alternativa mais saudável.

caverna de sal rosa

Mina de Sal Rosa do Himalaia aberta para visitação

O que é o sal rosa do Himalaia?

O sal rosa do Himalaia é um sal extraído da mina de sal Khewra, localizada perto do Himalaia no Paquistão. Ela é uma das maiores minas de sal do mundo.

Acredita-se que o sal rosa colhido a partir desta mina se formou há milhões de anos atrás, a partir da evaporação de lençóis de água antigos.

É um sal extraído manualmente e minimamente processado para resultar em um produto não refinado. Além disso, é livre de aditivos e considerado muito mais natural que o sal branco.

Assim como o sal branco, o sal rosa do Himalaia é composto principalmente de cloreto de sódio. No entanto, o processo de colheita permite que o sal rosa do Himalaia possua muitos outros minerais e elementos de rastreamento que não estão presentes no sal branco comum.

Há estimativas que ele pode conter até 84 minerais e elementos diferentes, e são esses minerais, especialmente o ferro, que proporcionam sua cor rosa característica.

Por essas características, usa-se o sal rosa tanto para cozinhar, como também como ingrediente em produtos de tratamento de saúde da pele, como por exemplo, sais de banho.

No entanto, como já dissemos, as quantidades desses minerais contidas no sal rosa do Himalaia são muito, muito pequenas.

Por exemplo, eles estão presentes em volumes tão pequenos que precisaria 1,7 kg de sal rosa do Himalaia para obter a quantidade diária recomendada de potássio. Isso é um volume irreal de sal para consumir.

Sendo assim, na maioria das vezes, os minerais extras em sal rosa do Himalaia existem em quantidades tão pequenas que é improvável que proporcionem quaisquer benefícios à saúde.

Então as reivindicações de benefícios para a saúde são falsas?

Apesar do sal rosa do Himalaia conter apenas pequenas quantidades de minerais adicionais, muitas pessoas ainda afirmam que pode fornecer vários benefícios à saúde. No entanto, tem nenhuma pesquisa para apoiá-las.

Há quem acredite que os benefícios oferecidos são:

  • Melhorar doenças respiratórias;
  • Equilibrar o pH do corpo;
  • Reduzir sinais de envelhecimento;
  • Melhorar a qualidade do sono;
  • Regular o açúcar no sangue;
  • Aumentar a libido.

No entanto, alguns desses benefícios para a saúde são apenas funções normais de cloreto de sódio no corpo, para que se obtenha esses benefícios com qualquer tipo de sal.

Por exemplo, pesquisadores descobriram que dietas com baixo teor de sal podem contribuir para problemas de sono.

Isso sugere que uma quantidade adequada de sal pode ser necessária para o sono de qualidade. No entanto, o estudo não examinou o sal rosa do Himalaia e é provavelmente uma função do cloreto de sódio em qualquer sal.

Isso porque os minerais contidos no sal rosa não estão presentes em volumes grandes o suficiente para ter qualquer efeito sobre o equilíbrio do pH do corpo. Ou seja, os pulmões e rins regulam o pH do corpo sem a ajuda do sal rosa do Himalaia.

Além disso, os níveis de açúcar no sangue, o envelhecimento e a libido são todos controlados principalmente por fatores que não o sal em uma dieta. Além disso, não há estudos científicos que sugerem que consumir sal rosa do Himalaia pode beneficiar qualquer um desses aspectos da saúde.

Da mesma forma, não há pesquisa comparando os efeitos da saúde do sal rosa do Himalaia e do sal branco comum.

sal rosa

Cuidado com o sal rosa falso

Por fim, se você pretende consumir sal rosa, precisa tomar cuidado com o sal rosa falsificado. Isso porque pessoas inescrupulosas tingem sal branco grosso para fazê-lo parecer com sal rosa do Himalaia.

Portanto, siga algumas dicas para identificar o sal rosa verdadeiro.

Em um copo com água, adicione uma colher de sopa do sal rosa e misture bem. Então, se o sal rosa for verdadeiro a água continuará transparente, se for falso, vai liberar corante na água. Aguarde algum tempo decantando para verificar se irá formar pigmentos do corante no fundo do copo.

Além disso, se na embalagem não houver informações do importador (item obrigatório no Brasil), provavelmente é porque ele é falso.

E por último, desconfie de sal rosa do Himalaia barato. Isso porque, assim como a flor de sal, que é colhida das águas do mar e também riquíssima em minerais, ele é um produto mais caro que o sal branco refinado.


Leia também:
Manteiga com ou sem sal, qual usar?
Receita fácil de dadinho de tapioca
Como descongelar pão mantendo fresquinho?
20 surpreendentes utilidades para o sal
Quais são os principais benefícios do amendoim?
Air fryer: conheça as vantagens, receitas e como funciona

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *