20 surpreendentes utilidades para o sal

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 4 minutos

Você sabia que o sal tem utilidades surpreendentes, que vão além de somente temperar comida?

Portanto, o sal que todos temos em casa não serve apenas para nossas receitas, selecionamos 20 dicas muito interessantes nas quais ele pode ser aplicado.


As vezes não percebemos, mas um ingrediente muito comum no nosso dia-a-dia culinário pode ser um grande aliado para resolver pequenos obstáculos domésticos.

Assim, a utilidade do sal não se resume apenas à culinária. No entanto ele pode ser largamente usado para facilitar a vida das pessoas, vamos descobrir algumas dessas utilidades?

O sal como um aliado doméstico

O maior desejo de quem ama as plantas é de que elas cresçam viçosas e saudáveis, principalmente dentro de casa. Para conseguir bons resultados, o sal é um grande aliado. Portanto, basta aplicar um pouco na água que vai irrigar o vaso.

Além disso, o sal é útil também para eliminar as ervas daninhas. Então colocar sal nas fendas escondidas e nos cantos do jardim é uma ótima alternativa.

Ao lidarmos com fogo sempre existe a possibilidade das labaredas saírem do controle. Então, para evitar que isso aconteça, basta salpicar a fogueira com sal que logo elas serão apagadas.

Sal afasta insetos

Ao contrário do açúcar que atrai os insetos, particularmente as formigas, o sal os afasta. Dessa forma, espalhe sal pelas áreas infestadas, com isso desaparecem de uma forma fácil.

Se na sua casa existir mobília de vime amarelada pelo passar do tempo, você poderá ter a sua cor original de volta usando água com sal. Assim, umedeça uma esponja ou escova na solução e aplique sobre os móveis.

Para fazer as esponjas de cozinha e de banho durarem mais, basta colocá-las de molho em água com sal por algum tempo.

Sal e água também são bastante eficientes para retirar os maus odores e umidade dos calçados. Portanto ele é a solução perfeita para acabar com o chulé.

Sal auxilia na limpeza

Para facilitar a limpeza de panelas, frigideiras, forno e fogão, sal e água também são grandes aliados. Fazendo isso, você não terá necessidade de gastar preciosos minutos esfregando.

Quando você se deparar com mancha de vinho tinto na roupa, não desanime. Coloque a peça de molho em água com sal e depois enxágue. A peça de roupa voltará ao visual anterior.

Água com gás e um pouco de sal é a receita perfeita para eliminar o mau cheiro da geladeira. Para isso, passe um pano umedecido com a solução sobre a porta e o interior da geladeira. Assim, aquele odor desagradável sumirá por inteiro.

Ao misturar um pouco de sal com suco de limão, você elimina as manchas de ferrugem nos tecidos. Então, aplique essa mistura, deixe secar e depois lave-os normalmente.

O mesmo sal com limão é capaz de eliminar as sujeiras das teclas de um piano.

Após uma festa, não é raro encontrar manchas de copos sobre a mobília. Isso tem solução: é só aplicar um pouco de óleo com sal sobre a mancha. Da mesma forma, essa mistura de óleo e sal elimina a sujeira mais difícil dos talheres.

Sal combate os maus odores 

O sal diminui igualmente os maus odores das garrafas e dos recipientes de plástico. Para isso, coloque, no seu interior, uma colher de sal e deixe repousar.

Manter uma banheira higienizada também é uma tarefa que exige cuidados. A mistura de terebintina (derivado de resina) com um pouco de sal livrará a superfície de manchas de calcário. Dessa forma, aplique a mistura na banheira e deixe-a repousar durante cerca de 15 minutos. Após esse tempo, retire o excesso com uma esponja.

Uma limpeza de forma eficaz no piso da casa pode ser feita usando uma mistura de sal com água morna.

Para deixar as peças de prata, bronze, cobre e estanho brilhando, é só misturar em doses iguais o sal e o vinagre e efetuar a limpeza. Como resultado, elas ficarão como novas.

O ferro de passar está grudando nas roupas? Então isso é fácil de resolver. Adicione um pouco de sal à água colocada dentro do ferro e as roupas não serão mais estragadas.

Sal remove manchas

Manchas de suor nas roupas, principalmente nas brancas, são bastante desagradáveis. Para sumir com elas, a solução é misturar quatro colheres de sal em um litro de água quente e escovar nas manchas. Elas desaparecerão.

Para eliminar manchas de sangue, é eficiente colocar a roupa em uma mistura de água fria com sal. Depois lavar com sabão e ferver. Mas atenção! Esse método deve ser aplicado apenas em tecidos de fibras naturais, como linho e algodão.


Leia também:
Como faço para… – Parte I
(sorvete sempre cremoso | poeira e pelos da tela da TV | sal empedrado | acender vela em lugar difícil)
Coisas que geralmente esquecemos de limpar em nossa casa
Como faço para… – Parte II
(tirar manchas em tecido)
Como faço para… – Parte III
(retirar adesivos de objetos e vidros | eliminar bolinhas das roupas | retirar pelos de tecidos)
Quebrar espelho dá azar?
Como limpar o micro-ondas respingado

Compartilhe...

Um comentário em “20 surpreendentes utilidades para o sal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *