Como fazer água com gás saborizada

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 4 minutos

água com gás saborizada com morango

Você gosta de água saborizada, mas ainda não experimentou fazê-la com gás? Então aproveite essa dicas que você verá que sua água vai ficar ainda mais gostosa.

A água com gás é uma bebida hidratante carbonatada que oferece os mesmos benefícios que a água natural. Inclusive há quem sinta sua sede mais saciada com a água com gás do que com a água natural.

No entanto, algumas pessoas não gostam da sua alteração de sabor e procuram maneiras de tornar sua bebida mais saborosa. Vamos descobrir então como torná-la uma bebida deliciosa?

O que é água saborizada (ou aromatizada)?

Enquadram-se em águas aromatizadas, desde águas gaseificadas compradas prontas com aromas artificiais até água filtrada com extratos naturais de frutas. Portanto, há sabores e opções de água para todos os gostos.

A água aromatizada é uma alternativa saudável aos refrigerantes e sucos adoçados. Beber bastante água também está associado a uma melhor saúde da pele, digestão, absorção de nutrientes, função articular, cognição, redução de dores de cabeça e muito mais.

Mas a água saborizada, além da água em sua forma mais pura recebe ingredientes naturais ou sintéticos para realçar o sabor. Portanto, nem sempre uma água saborizada é sinônimo de saudável.

Apesar de “sintético” nem sempre significar nocivo, uma coisa é certa, é muito mais garantido saborizar a água com a certeza de que os ingredientes são naturais, não é mesmo?

Isso porque as águas com sabor natural conterão ingredientes como extrato de frutas, enquanto as águas com sabor sintético podem conter ingredientes artificiais.

A água com gás é saudável?

Sim, a água com gás com procedência conhecida é saudável e benéfica e nos mantém hidratados da mesma forma que a água em seu estado natural. Além disso, muitas pessoas preferem água com gás à pura.

A água gaseificada tem os mesmos benefícios da água de nascente, o que é ótimo para quem deseja uma bebida hidratante carbonatada.

Como fazer água com gás saborizada

Como fazer água com gás saborizada?

Existem diferentes formas para você fazer água com gás saborizada, mas aqui está uma receita básica que pode ser facilmente adaptada de acordo com suas preferências de sabor:

Ingredientes:

Água com gás.
Frutas, ervas ou especiarias para saborizar, por exemplo, limão, hortelã, manjericão, gengibre, framboesa, morango.
Gelo (opcional).

Você vai precisar também de um recipiente grande (uma jarra) e um pilão ou amassador, se preferir macerar os ingredientes.

Como fazer:

Escolha as frutas, ervas ou especiarias que deseja usar para deixar a água com gás saborizada. Então, lave-as bem e corte em pedaços pequenos.

Coloque os pedaços de frutas, ervas ou especiarias no recipiente. Se estiver usando frutas cítricas como limão, é uma boa ideia espremê-las um pouco para liberar o suco.

Amasse suavemente as frutas, ervas ou especiarias com um pilão ou amassador, se quiser intensificar ainda mais o sabor.

Então adicione gelo, se desejar que fique mais gelado (pode ser gelo picado).

Em seguida, despeje água com gás sobre as frutas, ervas ou especiarias, enchendo a jarra até o topo.

Por fim, mexa delicadamente e prove. Caso queira intensificar mais algum sabor, então adicione mais frutas, ervas ou especiarias.

Está pronta sua água com gás saborizada, aproveite!

Mas é importante ressaltar que a água com gás tende a perder sua efervescência rapidamente após ser aberta. Portanto, prepare apenas a quantidade que você pretende beber imediatamente.

Outras variações de água com gás saborizada

Você também pode experimentar com diferentes combinações de saborizantes para encontrar a que mais lhe agrada. Também pode até mesmo adicionar um pouco de açúcar ou adoçante na água com gás saborizada.

Outra opção também é usar suco para saborizar a água com gás, nesse caso é importante observar o volume que deixará no ponto que você goste. Comece com uma proporção de de 1 para 3 e veja se lhe agrada.

Você também pode aromatizar sua água com bebidas energéticas naturais. Não estamos falando de energéticos  comerciais, mas sim de suas alternativas saudáveis. Por exemplo, você pode misturar água com gás com suco de limão ou laranja e sementes de chia. As sementes de chia são uma ótima fonte de ácidos graxos ômega-3, proteínas e fibras, o que tornará sua bebida ainda mais rica em nutrientes e aumentará seus benefícios à saúde.

Além disso, se quiser deixar esta bebida ainda mais doce e saudável, adicione um pouco de mel.

Kombucha é uma bebida fermentada com sabor que também pode ser misturada com água com gás. A popularidade do kombucha aumentou nos últimos anos. Ao misturá-lo com água com gás, você pode tornar o sabor natural do kombucha menos forte sem comprometer a sua carbonatação.

água com gás saborizada


Leia também:
Você sabe o que é tepache? Aprenda a fazer
Kefir, como fazer?
Jun, como fazer?
Saborizando seu kefir de água
Sugestões de sabores para kefir de água
Pepinos em conserva, como fazer?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *