Sugestões de sabores para kefir de água

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

sabores para kefir

Aproveite essas sugestões de sabores para kefir de água para deixá-lo ainda mais saboroso.

Esse é mais um texto da série publicada aqui no blog “Lar, Doce Lar” que trata sobre os benefícios e como produzir alimentos probióticos.

Os probióticos mais popularas são o kefir e o kombucha, portanto são os que mais aparecem em nossa série. Nesse texto vamos relacionar diversos sabores que podem ser aplicados na saborização do kefir de água. Também neste texto você pode ter acesso à toda a série já publicada.

Como você já deve ter conhecimento se leu nossos textos anteriores, o kefir de água é uma bebida probiótica obtida após a fermentação de água adoçada pelos cristais de kefir, que são pequenos cristais translúcidos formados por bactérias e leveduras em uma liga de celulose.

É um dos probióticos de mais fácil manutenção. dessa forma é o melhor para quem quer dar seus primeiros passos no universo destes alimentos tão ricos em benefícios para a saúde humana. O kefir de água pode ser facilmente saborizado com sucos ou pedaços de frutas. Para isso, siga os simples passos de envase e fermentação que indicamos na postagem anterior de nossa série sobre probióticos.

Vamos agora indicar abaixo algumas sugestões de sabores para tornar o seu consumo de kefir ainda mais saboroso.

LIMONADA DE KEFIR DE ÁGUA

Remova os grãos de kefir da água fermentada e adicione ¼ de xícara de suco de limão (sem sementes) para cada ¼ de litro de água de kefir. Sirva gelado.

KEFIR COM ZESTE DE LARANJA

Higienize bem a laranja de sua preferência – se possível, opte sempre por produtos orgânicos -. Em seguida, com a ajuda de um ralador ou de um zesteiro, raspe a casca da laranja e misture à água adocicada que será utilizada para a fermentação. Não adicione o suco de laranja. Deixe fermentar por até 48 horas. Remova e descarte as zestes/raspas de laranja e coe, separando os grãos de kefir para uso posterior. Sirva gelado.

A palavra zeste é originária do francês e significa casca. Ela vem sendo usada na culinária para se referir às raspas da película colorida e lustrosa exterior das cascas das frutas cítricas (principalmente laranjas e limões). Essas raspas devem ser produzidas sem a parte branca da casca, por possuir um gosto muito forte e predominante.

KEFIR COM BAUNILHA

Remova os grãos de kefir da água fermentada. Emseguida, acrescente 2 colheres de chá de essência de baunilha para cada 1 litro de água fermentada. Então, sirva gelado.

KEFIR COM BLUEBERRY E TORANJA

Remova os grãos de kefir da água fermentada, em seguida acrescente ½ xícara de suco de blueberry e toranja (liquidificados e coados) para cada ¼ de litro de água de kefir. Sirva gelado.

KEFIR SABORIZADO COM FRUTAS

Remova os grãos de kefir da água fermentada. Adicione pedaços de frutas frescas ou de frutas secas, como tâmaras ou damascos, à água fermentada. Então, se você estiver usando frutas frescas, troque-as a cada 24 horas. As frutas secas podem ser reutilizadas desde que a fermentação seja curta, tendo, assim, vida de uma semana. Coe a bebida e sirva gelada. Nunca adicione as frutas à água enquanto os grãos de kefir ainda estiverem de molho, pois algumas frutas podem prejudicar a fermentação e levar à morte das bactérias.

KEFIR COM INFUSÕES HERBAIS

Após remover os grãos de kefir da água fermentada, misture uma porção de água fermentada com uma porção idêntica da infusão de folhas das ervas de sua preferência (devidamente higienizadas) e leve para a geladeira. Então, para preparar a infusão, adicione as folhas secas ou frescas à água fervente, deixando que fiquem em infusão por no mínimo 6 horas. Somente misture à água fermentada pelo kefir depois que a infusão estiver em temperatura ambiente (e coada). Algumas sugestões de ervas são alecrim, manjericão, hortelã, menta, tomilho e folhas de limoeiro.

Para ter acesso à toda a série que publicamos sobre probióticos e dominar melhor esse assunto, recomendamos você começar pela leitura do primeiro texto: O que são probióticos.

Leia também as outras postagens dessa série

O que são probióticos
O que é kefir
Kefir, como fazer?
O que é kombucha
Kombucha, como fazer? – Parte I
Kombucha, como fazer? – Parte II
Kombucha SCOBY, onde obter? Como cultivar?
Kombucha, como cuidar do seu SCOBY
O que é jun?
Jun, como fazer?
Kombucha de café (Koffucha) – Parte I
Kombucha de café (Koffucha) – Parte II
Saborizando seu kefir de água
Kefir de leite e intolerância à lactose

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *