Você sabe o que é e como funciona uma casa inteligente? Com inúmeras funcionalidades, esse modelo de moradia traz vantagens interessantes para quem deseja mais comodidade e conforto.
Mais do que só responder perguntas que você faça, sobre o clima, curiosidades, profissões ou como registrar um domínio, uma casa inteligente traz diversos recursos.
Isto é, equipada com tecnologia de automação doméstica, essa modalidade permite que você controle e monitore tudo por dispositivos eletrônicos.
Integrada com outros sistemas, como assistentes virtuais, ela garante uma experiência de casa conectada e personalizada. Confira mais a seguir e saiba quais as vantagens.
O que é uma casa inteligente?
Antes de mais nada vamos entender o que de fato é uma casa inteligente. Em resumo, esse é um modelo, uma residência equipada com tecnologia de automação doméstica que permite controlar e monitorar diversos dispositivos eletrônicos.
Tudo isso é feito por meio de um sistema centralizado. Assim, você pode controlar os recursos da casa através de dispositivos móveis, como smartphones ou tablets, ou por meio de comandos de voz.
Para isso, algumas assistentes virtuais, como o Amazon Alexa ou o Google Assistant, também podem ser utilizadas.
Os sistemas de automação em uma casa inteligente garantem que você possa controlar itens como luzes, aquecimento, temperatura, segurança, aparelhos de áudio e vídeo e outros.
Além disso, as casas inteligentes também podem ser integradas com outros sistemas. Dessa maneira, há também um controle de sistemas de segurança, termostatos inteligentes e câmeras de vigilância.
De modo geral, quem possui esse modelo de casa pode personalizar sua moradia de acordo com suas preferências. Na prática, tudo pode ser programado de acordo com sua rotina.
Assim, isso permite uma experiência de casa mais confortável e cômoda de morar. Simultaneamente, as casas inteligentes também podem ser monitoradas a partir de qualquer lugar
Ou seja, você também tem uma segurança e tranquilidade muito maiores em comparação com as casas convencionais.
Casa inteligente: como funciona?
Mas como a casa inteligente funciona na prática? De que forma todos os recursos e personalização do ambiente e demais fatores é feita?
Em resumo, uma casa inteligente funciona através de um sistema centralizado de automação doméstica.
É isso o que permite o controle através de uma aplicação de smartphone ou tablet, ou comandos de voz através de um assistente virtual.
No entanto, para que isso aconteça, o sistema de automação doméstica é composto por sensores, atuadores e dispositivos inteligentes conectados à rede da casa. Dessa maneira, os sensores coletam informações sobre o ambiente, enquanto os atuadores realizam as ações desejadas.
Com isso, podemos dizer que os dispositivos inteligentes são os componentes mais importantes de uma casa inteligente. São eles que garantem os recursos de inteligência artificial que torna tudo isso possível.
Na prática, os dispositivos fazem com que seja possível integrar e comunicar com outros dispositivos da rede. Desse modo, com a integração de vários dispositivos, há um controle de todos eles em um único local.
7 vantagens em ter uma casa inteligente
Agora que você já sabe o que é e como funciona uma casa inteligente, resta saber quais os benefícios ela oferece. Continue a leitura e confira 7 vantagens em investir em uma casa inteligente.
Conveniência
Uma das maiores vantagens em ter uma casa inteligente é a possibilidade de controlar e monitorar os dispositivos da casa a partir de um sistema centralizado.
Em resumo, isso faz com que seja muito mais fácil e conveniente realizar tarefas domésticas de todos os tipos.
Conforto e comodidade
Outros dois benefícios em investir em uma casa inteligente é todo conforto e comodidade que um lar integrado traz.
Isto é, com o controle centralizado de algumas funções da casa e a automação de sistemas, como o aquecimento, iluminação e ar-condicionado, torna a convivência em casa muito mais confortável, além de criar um ambiente confortável e agradável na casa.
Mais segurança
Na prática, com a integração de sistemas, especialmente os de segurança, faz com que as casas inteligentes sejam bem mais seguras.
Dessa forma, equipadas com sistemas de segurança avançados, como câmeras de vigilância e sensores de movimento, as casas inteligentes ajudam a proteger a casa contra invasões ou incêndios.
Além disso, com o monitoramento constante, ainda é possível registrar todos os movimentos pela casa, o que traz ainda mais segurança.
Economia de energia
Apesar de muitos terem a sensação de que os sistemas de uma casa inteligente gastam mais, elas trazem muito mais economia de energia.
Por meio da automação de sistemas de iluminação, ar-condicionado e aquecimento, é possível controlar o consumo de energia. Assim, o investimento traz uma economia de dinheiro na conta de luz.
Outro detalhe é que esse modelo de moradia também facilita a instalação de placas de energia solar.
Integração com outros sistemas
Além de serem equipadas com dispositivos inteligentes, as casas inteligentes também podem ser integradas com outros sistemas.
Dessa maneira, você pode utilizar sistemas de segurança, termostatos inteligentes, câmeras de vigilância e muitos outros modelos de forma centralizada. Ou seja, é possível ter o controle de, basicamente, toda a casa em um só lugar.
Isso proporciona uma experiência de casa ainda mais conveniente e segura, com toda facilidade e integração que você precisa
Personalização
Mais um grande benefício que as casas inteligentes trazem é a possibilidade de aos usuários personalizar os dispositivos de acordo com suas preferências.
Na prática, há um controle total para programar cenários automatizados, ajustar automaticamente as luzes, temperatura e outros dispositivos conforme a rotina.
Isto é, os sistemas podem ser alterados para se encaixar na rotina de quem mora na casa, o que garante uma experiência completa.
Monitoramento remoto
Por fim, outra vantagem do modelo inteligente de moradia é o monitoramento remoto constante. Em resumo, é possível acompanhar tudo que acontece na casa por meio dos sistemas e das câmeras de segurança.
De modo geral, isso proporciona mais segurança e tranquilidade aos usuários, que podem acompanhar tudo que acontece à distância e em tempo real.
Conclusão
Em resumo, uma casa inteligente funciona com a combinação de sensores, dispositivos inteligentes, sistemas integrados e uma aplicação móvel ou assistente virtual, que se comunicam entre si.
Tudo isso para proporcionar uma experiência de casa mais confortável, conveniente e segura.
Leia também:
Qual é a função de um pergolado?
Dicas para tornar sua casa mais segura contra intrusos
Dicas de iluminação da casa
Como iluminar o jardim e as áreas externas eficientemente
Lista de chá de casa nova: confira dicas para montar a sua!