Mini hortaliças e temperos para você mesmo cultivar em uma pequena horta urbana

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

cultivar uma horta pequena

Cultivar uma horta pequena é mais ou menos como morar e cuidar de uma casa pequena, ou seja, não é tão fácil como pode parecer.

Um dos segredos para o sucesso é saber fazer boas escolhas das plantas a serem cultivadas.

No caso da cultura indoor ou em pequenos espaços, essa escolha consiste em optar por plantas compactas e muito produtivas, pois elas vão ocupar pequenos espaço e ainda fornecer para colheita uma grande quantidade de produção em relação ao seu tamanho.

Como cultivar uma horta pequena

Após a leitura do texto “Vale a pena consumir mini hortaliças? Quais as vantagens?“, que publicamos aqui do blog “Lar, Doce Lar”, onde fizemos referência ao fato das mini hortaliças serem as plantas ideais para quem tem pouco espaço e mesmo assim quer cultivar parte de sua própria alimentação, alguns leitores nos pediram dicas sobre quais delas era possível cultivar em casa.

Portanto, nesse texto vamos abordar mais detalhadamente esse assunto e sugerir algumas opções de cultivo.

As mini hortaliças também são perfeitas para quem gosta de preparar pratos diferentes, bonitos e mais saborosos, elas podem ser utilizadas em muitas receitas diferentes ou até mesmo como lanches e aperitivos.

Porque plantar mini hortaliças

Infelizmente, nem todas as pessoas que pretendem cultivar uma horta por conta própria são abençoadas com um espaço grande e ensolarado em casa.

Por isso muitas dessas pessoas desistem desse hobby saudável e prazeroso. Se você está entre essas pessoas, por favor, não cometa esse erro.

Mesmo você morando em uma casa pequena ou em um apartamento, geralmente há uma maneira de você ter um produtivo canteiro de hortaliças – principalmente se optar por temperos e mini hortaliças.

Os vegetais em miniatura, apesar do seu tamanho diminuto, são igualmente ou mais saborosos e saudáveis ​que suas variedades de tamanho normal.

Portanto, se você tem um espaço muito limitado em casa, não desista, apenas procure dar preferência para a lista que passaremos abaixo, pois ela vai facilitar muito o cultivo e aumentar a sua colheita.

Os temperos e mini hortaliças podem se desenvolver muito bem, tanto em vasos como em pequenos jardins, desde que recebam as condições de cultivo adequadas.

Essas culturas de miniaturas estão em franco crescimento no mundo todo e tornaram-se muito populares recentemente aqui no Brasil, portanto é muito fácil encontrar sementes ou mudas disponíveis para plantio em casas de jardinagem, agricultura e supermercados.

O que plantar em uma horta pequena

Portanto, se sua casa ou apartamento oferece as condições adequadas para uma pequena horta se desenvolver, recomendamos que você utilize as espécies abaixo.

    • Tomate Cereja;
    • Mini Alcachofra;
    • Mini Pimentão;
    • Brotos de várias espécies;
    • Cebolinha;
    • Salsa;
    • Mini Cenoura;
    • Sálvia;
    • Manjerona;
    • Mini Abóbora (Jack Baby);
    • Alecrim;
    • Hortelã;
    • Mini Couve-flor;
    • Orégano;
    • Mini Alface;
    • Mini Berinjela;

Essa lista contempla os mais conhecidos e fáceis de serem encontrados, porém, o número de vegetais em miniatura que você pode cultivar está aumentando constantemente.

Alternativas menores para praticamente todas as hortaliças estão sendo criadas.

Mas, se você não tem pátio em casa, também pode plantar em vasos todos os vegetais que listamos acima. Assim, desde que recebam as condições adequadas de luminosidade, adubação e irrigação, os vasos são excelentes para fazer uma horta em uma sacada ou terraço. Além disso, você também pode optar por utilizar os vasos em hortas verticais.


Leia também:
Dicas para melhorar o resultado e o aproveitamento de uma horta
As vantagens de ter uma horta em casa
Como acabar com as lagartas que atacam as plantas
Como manter a cor dos vegetais cozidos
Dicas imperdíveis para quem tem ou quer começar uma horta caseira
Como cultivar hortelã

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *