Como cultivar hortelã

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

como cultivar hortelã

Cultivar hortelã é muito fácil, é talvez uma das plantas mais fáceis. Então, aprenda a plantar e cultivar hortelã tanto em seu jardim como em vaso. Mas saiba que cultivar hortelã em vasos geralmente é a melhor opção, vamos descobrir porquê?

A hortelã é uma planta de crescimento rápido, qualquer que seja a variedade que você escolha para plantar. Portanto, você deve dar a ela um lugar para que possa se espalhar sem atrapalhar ou plantá-las em um vaso.

Características da hortelã

A hortelã é uma erva perene com folhas dentadas muito perfumadas e pequenas flores roxas, rosa ou brancas, pertence à família Lamiaceae e ao gênero Mentha. Existem muitas variedades de hortelã, todas são perfumadas e podem ser usadas na culinária e em remédios. No entanto, dependendo da variedade, elas podem ser brilhantes ou felpudas, lisas ou enrugadas, verdes brilhantes ou variegadas. No Brasil a hortelã spicata – também chamada de hortelã verde, hortelã comum, ou ainda de hortelã de horta -, é a mais popular.

Você sempre pode identificar uma espécie de hortelã pelo caule quadrado. Assim como, rolando suas folhas entre os dedos, você notará um cheiro característico e delicioso de menta.

Além de ser uma excelente aliada na cozinha, a hortelã é usada como cobertura de solo, em purificadores de ar e medicamentos fitoterápicos.

As raízes da hortelã são invasivas e, por esse motivo que é melhor cultivá-la em vaso. Isso porque, muito rapidamente ela desenvolve raízes e galhos que se espalham acima e logo abaixo do solo. Então, plantada diretamente no solo, ela rapidamente forma um grande tapete verde.

Por esse motivo ela também pode ser usada como cobertura de solo sazonal. Mas, também é possível conter a hortelã em espaços controlados, como entre as pavimentações de uma calçada.

Aprenda a cultivar hortelã

A hortelã praticamente cresce sozinha sem muitas exigências. Tudo o que você precisa fazer, caso não queira usá-la como cobertura de solo, é confiná-la em um vaso evitar que ela tome conta de todo o espaço disponível.

Plante hortelã no início da primavera. Como ela é uma erva muito resistente e de crescimento rápido pode crescer em qualquer lugar. Assim é um excelente complemento tanto para jardins internos como externos.

Além de bonita, a hortelã é funcional e infalível para crescer, prospera tanto no sol como na sombra.

Onde plantar hortelã

No entanto, conforme já dissemos, ela é uma planta com raízes invasivas. Por esse motivo, é melhor cultivá-la em vaso para evitar que tome conta do seu jardim.

Portanto, mesmo se você estiver plantando no chão de seu jardim, prefira enterrar um vaso com a borda na altura do solo. Dessa forma você vai evitar que as raízes da hortelã sufoquem outras plantas em sua volta.

Qual o melhor solo para cultivar hortelã?

A hortelã não é muito exigente quanto ao solo, mas quanto mais rico o solo que você oferecer mais rápido ela vai crescer e se tornar exuberante. Mas o solo deve ser bem drenado.

Mantenha o solo sempre úmido, procure regá-lo sempre que perceber que a superfície está seca. Além disso, se você enriquecer o solo a produção de folhas vai ser exuberante, assim como sua beleza.

hortelã colhida

Como colher hortelã

Quando a hortelã já estiver estabelecida, então você pode colher suas folhas regularmente, arrancando os caules. Independente do tamanho das folhas, você já poderá usá-las.

No entanto, para a colheita ideal, espere até pouco antes da planta florescer, que é quando o sabor é mais intenso. Se houver folhas inferiores amareladas você pode arrancá-las e descartá-las, dessa forma provocará um crescimento mais denso.

A colheita frequente é o segredo para manter a hortelã mais saudável. Além disso, as folhas jovens têm mais sabor do que as velhas.

Como propagar hortelã

A melhor maneira de propagar a hortelã é através de mudas. É fácil, para isso pegue estacas de caules enraizados e plante-as horizontalmente no solo. As hastes de hortelã também enraízam em um copo de água.

Como manter a hortelã sob controle em um jardim

Se você optar por cultivar a hortelã diretamente no solo do jardim, diferentemente da forma recomendada, então para mantê-la sob controle colha suas pontas regularmente e puxe as longas raízes e caules rebeldes.


Leia também:
O versátil, nutritivo e delicioso manjericão
Quais as plantas mais fáceis de cultivar dentro de casa?
Benefícios do chá de hortelã – Parte I
Dicas de como plantar, cuidar e manter um pé de alecrim sempre saudável
Benefícios da hortelã

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *