Benefícios do chá de hortelã – Parte I

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

O chá de hortelã está se tornando cada vez mais popular dentre os entusiastas da alimentação saudável – não só por seu maravilhoso e rico sabor, mas por todos os benefícios contidos nessa erva aromática.


Esse fato é atribuído aos ingredientes que podem ser extraídos da hortelã, como o óleo da hortelã e o mentol. Uma dose diária desta infusão poderosa e livre de cafeína pode lhe auxiliar em diversas coisas, desde a perda de peso até o alívio de dor de problemas digestivos.

Devido às suas propriedades terapêuticas e medicinais, a hortelã já vem sendo utilizada para propósitos medicinais há séculos. A ciência moderna também confirma a eficiência na prevenção e no auxílio ao tratamento de diversas patologias.

Portanto, vamos listar abaixo alguns benefícios da ingestão do chá de hortelã que você provavelmente ainda não conhecia. Em um próximo texto dessa série abordaremos outros benefícios.

SÍNDROME DO INTESTINO IRRITÁVEL

O chá de hortelã pode ser utilizado no tratamento de desconfortos digestivos e em seus problemas associados, sendo o mais comum a síndrome do intestino irritável. Esta é uma desordem que afeta os intestinos e causa a produção de gás, inchaço, constipação, diarreia, dor abdominal e até cólicas abdominais. O chá de hortelã é muito útil para tratar estes sintomas, principalmente o inchaço.

PERDA DE PESO

Um dos benefícios mais impressionantes do chá de hortelã é a sua capacidade de auxiliar na perda de peso, principalmente para aquelas pessoas que atingiram o platô da perda de peso – quando você chega naquela etapa em que a perda dos últimos quilos parece impossível.

A hortelã contém propriedades que auxiliam no estímulo do metabolismo, aumentando a quantidade de energia que seu corpo gasta. Dietas muito agressivas na verdade desaceleram o seu metabolismo – o seu corpo entra numa espécie de modo de “pouca bateria”, tentando ao máximo gastar o mínimo possível de energia, desacelerando o seu metabolismo.

Além disso, o sabor mentolado do chá de hortelã pode lhe ajudar na supressão daqueles desejos repentinos por consumir doces.

ALÍVIO DA DOR

O chá de hortelã pode lhe ajudar a reduzir suas dores de cabeça e dores abdominais. O mentol contido no extrato é efetivo no combate à inflamação que pode estar por trás da sua dor de cabeça ou do seu desconforto abdominal.

Também é recomendado o seu consumo em casos de febre, pois promove o suor e a baixa da temperatura corporal. Além disso, a inalação dos aromas do chá de hortelã pode auxiliar no relaxamento do corpo.

FORTALECIMENTO DO SISTEMA IMUNOLÓGICO

O chá de hortelã contém nutrientes que podem auxiliar no fortalecimento do seu sistema imunológico, principalmente se você acrescentar a ele algumas gotinhas de limão. O extrato contém vitamina B, cálcio e potássio, nutrientes essenciais para o sistema imunológico.

ALÍVIO DO STRESS

O mentol contido no chá de hortelã age como uma substância sedativa, portanto pode auxiliar na redução dos níveis de estresse que você esteja experimentando.

As propriedades anti-inflamatórias da hortelã também podem auxiliar na redução dos níveis de pressão arterial e na temperatura corporal, lhe dando uma sensação maior de conforto e relaxamento.

Isso pode ser essencial para melhorar a qualidade do seu sono, especialmente se você tomar o chá de hortelã antes de ir para a cama. Dessa forma ele pode ser um substitutivo eficiente e natural dos remédios para dormir.

Gostou dessas dicas? Então aproveite e leia também o segundo texto dessa série, Benefícios do chá de hortelã – Parte II.


Leia também:
Vitamina C previne doenças cardiovasculares
Quer emagrecer? Pese-se todos os dias
Chocolate melhora o funcionamento do cérebro
Alimentar-se com peixes e vegetais aumenta a longevidade
O banho de contraste quente e frio realmente traz benefícios?
Como cultivar hortelã
Quais são os principais benefícios do amendoim?
Benefícios da chia

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *