O banho de contraste quente e frio realmente traz benefícios?

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banho de contraste

Você já deve ter ouvido falar que o banho que alterna duchas quentes e frias, conhecido como banho de contraste, traz benefícios para a saúde.

Atualmente ele é muito sugerido e também utilizado por vários atletas profissionais.

Aliás, fazer sauna, seguida de uma ducha fria ou de um mergulho em uma piscina gelada é uma tradição secular em muitas culturas e seguem exatamente os mesmos princípios.

Nesse sentido, os banhos de contraste oferecem a vantagem de estarem disponíveis para quem não tem acesso a uma sauna, além de permitirem que o corpo se ajuste gradualmente às diferenças de temperatura.

Diferentemente da sauna, onde o impacto da mudança de temperatura é radical.

Como funciona o banho de contraste de chuveiro?

Inicialmente é importante esclarecer que existe um tratamento fisioterápico de imersão do corpo ou de uma parte dele, alternadamente, em água quente e fria utilizado por clínicas e profissionais de saúde.

Porém, nesse texto não estamos analisando e tampouco nos referindo a esses tratamentos.

Ou seja, nosso objetivo é esclarecer através da ciência, a novidade do momento, que são os banhos de contraste de chuveiro.

Esses banhos começam com a água morna ou quente e terminam com água fria, ou têm as temperaturas intercaladas entre quente e frio durante o banho.

Como fazer o banho de contraste de chuveiro?

Muitas pessoas simplesmente intercalam as temperaturas enquanto estão embaixo do chuveiro algumas vezes durante a banho, sem nenhuma medição de temperatura nem medição de tempo.

Entretanto há recomendações de que esses banhos devam seguir um padrão.

Essas recomendações são de que isso seja feito com cuidado. Primeiro uma ducha quente em todo o corpo. Logo depois a água deve ser resfriada lentamente em uma parte do corpo.

Segundo essas recomendações, o banho frio deve iniciar em extremidades longe do coração até que chegue a todo o corpo.

Em seguida mudar para quente novamente e frio mais uma vez, terminando sempre com frio.

Cada pessoa reage às variações de frio de forma diferente, portanto os tempos de ducha fria também podem variar um pouco de pessoa para pessoa.

Portanto, um bom indicador é o tremor, que é a manifestação do corpo para começar a implementar os processos de aquecimento de emergência.

Em suma, quando você começar a tremer, pode encerrar o banho.

Quais os benefícios atribuídos aos banhos de contraste?

Segundo os entusiastas do banho de contraste, ele traz vários benefícios, entre eles destacam-se os que relacionaremos a seguir.

tomando banho de contraste

Banho de contraste aumenta a energia

Se você já tomou um banho frio, mesmo que involuntariamente, deve ter sentido que o seu corpo “acorda” ao fazer isso.

Esse aumento de energia pode ser atribuído à melhoria da circulação sanguínea.

Os banhos de chuveiro de contraste combinam os efeitos da vasoconstrição e vasodilatação através da exposição à água fria e quente, melhorando a circulação sanguínea geral, o que pode nos deixar mais alertas.

Muitas pessoas ao acordarem pela manhã, demoram a ficar despertas e com energias para enfrentar o dia, a água fria acelera esse processo.

Se você pretende experimentar essa técnica, inicialmente comece com água quente e alterne água quente e água fria por algumas vezes.

Assim, como a água fria estimula a circulação sanguínea, há um aumento da demanda de oxigênio pelo organismo, aumentando a frequência da respiração e isso combate a letargia e o cansaço.

Banho de contraste fortalece o sistema imunológico

Tanto os banhos de chuveiro de contraste como os banhos totalmente frios podem significar que ficaremos menos doentes? Pode ser que sim.

Um estudo realizado por pesquisadores na Holanda com 3.000 voluntários comparou o efeito causado entre pessoas que usassem esse método e pessoas que não usassem.

Para isso, solicitou que um grupo terminasse seu banho matinal com um jato de água fria de 30, 60 ou 90 segundos. Para outro grupo, que tomassem seu banho costumeiro por 30 dias consecutivos, ou seja, banho normal sem o contraste.

O resultado foi que, em média, as pessoas que utilizaram a água fria adoeceram 29% menos que as que continuaram com seu banho normal tradicional.

Em conclusão, a água fria permitiu que as pessoas trabalhassem mais dias do que as pessoas do grupo que não mudou seus hábitos.

A conclusão dos pesquisadores foi de que os banhos frios levam a menos dias de doença. Segundo os pesquisadores, o efeito exato no sistema imunológico não é claro, mas mostra o caminho pelo qual ele funciona.

Temperaturas frias nos fazem tremer, é uma resposta automática do corpo para manter a temperatura alta.

Ou seja, quando trememos, isso envolve um efeito neuroendócrino e desencadeia nossa resposta de luta ou fuga, fazendo com que hormônios como o cortisol aumentem, antes de mudarmos para uma resposta de relaxamento.

Banho de contraste pode prevenir a dor muscular

Os banhos de chuveiro de contraste, da mesma forma que os banhos de imersão em banheiras com gelo, são frequentemente usados ​​por atletas profissionais para acelerar a recuperação após treinos ou competições.

Um estudo australiano descobriu que, embora não houvessem evidências científicas de que os banhos de contraste não acelerassem a recuperação em atletas de elite, ele, de alguma forma agiu.

Segundo esse estudo, as percepções de recuperação dos atletas foram superiores após banhos de contraste em comparação com banhos regulares e recuperação passiva.

Segundo a conclusão dos pesquisadores “o benefício psicológico de chuveiros de contraste deve ser considerado ao determinar a adequação dessas intervenções de recuperação em esportes coletivos”.

Banhos de contraste ajudam a combater a depressão

De acordo com um estudo realizado na Virginia Commonwealth University School of Medicine, o banho gelado ajuda a combater a depressão.

Para os pesquisadores foi comprovado que o efeito foi positivo. Ainda segundo eles, a água fria envia impulsos elétricos para o cérebro, que resultam em um efeito antidepressivo.

A recomendação é que esse banho deve se repetir uma ou duas vezes por dia, durante várias semanas.

Mas a temperatura deve ser diminuída aos poucos até chegar, a pelo menos, 20°C ou menos e esse banho deve durar de 2 a 3 minutos.

Enfim, os banhos de contraste funcionam?

A maioria das pessoas relata sentir-se energizada e revigorada após um banho frio.

Muitas das alegações dos benefícios para a saúde dos banhos de contraste têm respaldo médico e científico, outras não, entretanto essa lista tem aumentado com novas pesquisas científicas.

Um dos maiores grupos de entusiastas para banhos de contraste está entre atletas profissionais ou amadores que afirmam que o tratamento é altamente eficaz para traumas ósseos e de tecidos moles pós-treino, espasmos musculares e dores.

Banho de contraste combate enfermidades

Chuveiros de contraste também são usados em tratamentos para o alívio da artrite, redução da pressão arterial, estimulação do sistema nervoso central, redução e alívio de infecções e condições respiratórias.

Além disso, os banhos de contraste estimulam a produção de hormônios sexuais masculinos e femininos e aliviam as dores.

Assim como os chuveiros de contraste trazem benefícios para fortalecer o sistema imunológico através das mudanças repentinas de temperatura e o bem-estar geral é promovido pela melhoria da circulação sanguínea.

Os banhos de contraste também melhoram o funcionamento antioxidante do corpo, através da adaptação gradual às temperaturas frias.

Isso, em combinação com o tratamento quente que desencadeia a eliminação natural de toxinas do corpo e os mecanismos de sudorese, pode ser o motivo pelo qual esses banhos desintoxicam o organismo.

Em conclusão, não existem indícios de que os banhos de contraste representam riscos, mas pessoas com qualquer tipo de condição crônica, como doença cardíaca ou pressão alta, devem procurar aconselhamento médico antes de iniciar esse tipo de procedimento.


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