O banho de contraste quente e frio realmente traz benefícios?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 5 minutos

banho de contraste

Você já deve ter ouvido falar que o banho que alterna duchas quentes e frias, conhecido como banho de contraste, traz benefícios para a saúde.

Atualmente muitos profissionais sugerem essa técnica. Além disso, vários atletas profissionais também se utilizam dela.

Aliás, fazer sauna, seguida de uma ducha fria ou um mergulho em uma piscina gelada é uma tradição de muitas culturas e seguem os mesmos princípios.

Nesse sentido, os banhos de contraste oferecem a vantagem de estarem disponíveis para quem não tem acesso a uma sauna. Além disso, eles permitem que o corpo se ajuste gradualmente às diferenças de temperatura.

Diferentemente da sauna, onde o impacto da mudança de temperatura é radical.

Como funciona o banho de contraste de chuveiro?

Inicialmente é preciso esclarecer que existe um tratamento fisioterápico de imersão do corpo ou de uma parte dele. Assim, clínicas e profissionais de saúde aplicam esse tratamento de modo alternado, entre água quente e fria.

Porém, nesse texto não estamos analisando e tampouco nos referindo a esses tratamentos.

Ou seja, nosso objetivo é esclarecer através da ciência, a onda do momento, que são os banhos de contraste de chuveiro.

Esses banhos começam com a água morna ou quente e terminam com água fria. No entanto, você também pode fazer com temperaturas que se alternam entre quente e frio durante o banho.

Como fazer o banho de contraste de chuveiro?

Muitas pessoas simplesmente intercalam as temperaturas enquanto estão embaixo do chuveiro algumas vezes durante a banho, sem nenhuma medição de temperatura nem medição de tempo.

Entretanto há sugestões de que esses banhos devam seguir um padrão.

Essas recomendações são de que isso seja feito com cuidado. Primeiro uma ducha quente em todo o corpo. Logo depois a água deve ser resfriada lentamente em uma parte do corpo.

Segundo essas sugestões, o banho frio deve iniciar em partes de corpo longe do coração até que chegue a todo o corpo. Em seguida mudar para quente e frio mais uma vez, além de terminar sempre com frio.

Cada pessoa reage às variações de frio de forma diferente, portanto os tempos de ducha fria também podem variar um pouco de pessoa para pessoa.

Portanto, um bom indicador é o tremor, que é a manifestação do corpo para começar a implementar os processos de aquecimento de emergência.

Em suma, quando você começar a tremer, pode encerrar o banho.

Quais os benefícios atribuídos aos banhos de contraste?

Segundo os entusiastas do banho de contraste, ele traz vários benefícios, entre eles destacam-se os que relacionaremos a seguir.

tomando banho de contraste

Banho de contraste aumenta a energia

Se você já tomou um banho frio, mesmo que involuntariamente, deve ter sentido que o seu corpo “acorda” ao fazer isso.

Esse aumento de energia pode ser atribuído à melhoria da circulação sanguínea.

Os banhos de chuveiro de contraste combinam os efeitos da vasoconstrição e vasodilatação através da exposição à água fria e quente. Com isso, melhora a circulação sanguínea geral, o que pode nos deixar mais alertas.

Muitas pessoas ao acordarem pela manhã, demoram a ficar despertas e com energias para enfrentar o dia, a água fria acelera esse processo.

Se você pretende usar essa técnica, inicialmente comece com água quente e alterne água quente e água fria por algumas vezes.

Assim, como a água fria estimula a circulação sanguínea, há um aumento da demanda de oxigênio pelo corpo humano. O resultado disso é o aumento da frequência da respiração, e isso combate a letargia e o cansaço.

Banho de contraste fortalece o sistema imunológico

Tanto os banhos de chuveiro de contraste como os banhos totalmente frios podem significar que vamos adoecer menos? Pode ser que sim.

Um estudo realizado por cientistas na Holanda com 3.000 pessoas comparou o efeito causado entre pessoas que usassem esse método e pessoas que não usassem.

Para isso, solicitou que um grupo terminasse seu banho matinal com um jato de água fria de 30, 60 ou 90 segundos. Para outro grupo, que tomassem seu banho costumeiro por 30 dias seguidos, ou seja, banho normal sem o contraste.

A conclusão foi que, em média, as pessoas que utilizaram a água fria adoeceram 29% menos que as que continuaram com seu banho normal.

Em conclusão, a água fria permitiu que as pessoas trabalhassem mais dias do que as pessoas do grupo que não mudou seus hábitos.

A conclusão dos pesquisadores foi de que os banhos frios levam a menos dias de doença. Segundo os pesquisadores, o efeito exato no sistema imunológico não é claro, mas mostra o caminho pelo qual ele funciona.

Temperaturas frias nos fazem tremer, é uma resposta automática do corpo para manter a temperatura alta.

Ou seja, quando trememos, isso envolve um efeito neuroendócrino e provoca nossa resposta de luta ou fuga. Como resultado disso, hormônios como o cortisol aumentam, antes de mudarmos para uma resposta de relaxamento.

Banho de contraste pode prevenir a dor muscular

Da mesma forma que os banhos de imersão em banheiras com gelo, os banhos de contraste são, frequentemente usados ​​por atletas de alto impacto. Eles fazem isso para acelerar a recuperação após treinos ou competições.

Um estudo feito na Austrália descobriu que, embora não houvessem evidências científicas de que os banhos de contraste não acelerassem a recuperação em atletas de elite, eles, de alguma forma agiram.

Segundo esse estudo, as percepções de recuperação dos atletas foram superiores após banhos de contraste se comparado com banhos regulares e recuperação passiva.

Segundo a conclusão dos cientistas “o benefício psicológico de chuveiros de contraste deve ser levado em conta ao adequar essas técnicas de recuperação em esportes coletivos”.

Banhos de contraste ajudam a combater a depressão

De acordo com um estudo realizado na Virginia Commonwealth University School of Medicine, o banho gelado ajuda a combater a depressão.

Os pesquisadores comprovaram que o efeito foi positivo. De acordo com eles, a água fria envia impulsos elétricos para o cérebro, que resultam em um efeito antidepressivo.

A proposta é que esse banho deve se repetir uma ou duas vezes por dia, durante várias semanas. Mas você deve baixar a temperatura aos poucos até chegar, a pelo menos, 20°C ou menos e esse banho deve durar de 2 a 3 minutos.

Enfim, os banhos de contraste funcionam?

A maioria das pessoas relata sentir-se energizada e revigorada após um banho frio. Muitas dessas alegações dos benefícios para a saúde dos banhos de contraste têm respaldo na ciência. No entanto, outras não, mas a lista de respaldo tem aumentado com novas pesquisas científicas.

Um dos maiores grupos de entusiastas para banhos de contraste está entre atletas profissionais ou amadores. Eles afirmam que esse método é eficaz para traumas ósseos e de tecidos moles pós-treino, espasmos musculares e dores.

Banho de contraste combate doenças

Muitas pessoas também usam os chuveiros de contrastes para tratar a artrite, reduzir a pressão arterial, estimular o sistema nervoso central, além de reduzir e aliviar infecções e condições respiratórias.

Além disso, os banhos de contraste estimulam a produção de hormônios sexuais masculinos e femininos e aliviam as dores.

Assim como os chuveiros de contraste trazem benefícios como fortalecer o sistema imunológico e o bem-estar geral, ele é responsável pela melhoria da circulação sanguínea.

Os banhos de contraste também melhoram o poder antioxidante do corpo, através da adaptação gradual às temperaturas frias. Assim, em combinação com o tratamento quente que provoca a eliminação natural de toxinas do corpo e os mecanismos de sudorese, pode ser o motivo pelo qual esses banhos desintoxicam o corpo humano.

Em conclusão, não existem indícios de que os banhos de contraste tragam riscos para nossa saúde. Mas pessoas com qualquer tipo de condição crônica, como doença cardíaca ou pressão alta, devem procurar aconselhamento médico antes de adotar esse hábito.


Leia também:
Estudo afirma que a presença do pai é crucial para a saúde dos filhos
Saboaria fitoterápica, o que é e qual a sua utilidade
Siga esses rituais matinais poderosos para turbinar sua mente e o seu corpo
Itens que todo mundo deveria ter em casa para facilitar as tarefas do dia a dia
Síndrome do Pânico, o que é?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *