Como acabar com as lagartas que atacam as plantas

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 4 minutos

Como acabar com as lagartas? Essa pergunta é recorrente à praticamente todas as pessoas que cultivam hortas e jardins em casa.

Vamos ensinar nesse post alternativas muito fáceis para tentar vencer essa luta de quase todos os jardineiros, experientes ou iniciantes.

Experimente estas soluções caseiras para livrar suas plantas das lagartas que insistem em atacá-las e retomar o controle de suas hortaliças e plantas ornamentais.

Como se livrar das lagartas

O amor pela jardinagem geralmente anda de mãos dadas com o dissabor de encontrar pela manhã nossas plantas devoradas por pragas que só dificultam nosso trabalho, não é mesmo? E a lagarta é uma das pragas que mais destrói plantas.

Embora nossos jardins e hortas atraiam algumas espécies que muitos podem considerar como “pragas”, mas que na realidade são benéficas para a manutenção do ecossistema e não devem ser combatidas, eles também atraem várias outras que são prejudiciais às plantas, as lagartas são uma delas.

Apesar de serem pequenas, o apetite das lagartas é enorme, elas conseguem acabar com uma planta inteira em um espaço de tempo muito pequeno e isso é uma das coisas que mais frustra os amantes da jardinagem.

Se você está nessa situação, com os métodos naturais abaixo acreditamos poder ajudar a recuperar seu quintal e que, com o controle das lagartas, ele lhe traga ainda mais prazer.

Métodos naturais para combater as lagartas
Remoção manual das lagartas

Quando se trata de remoção de lagartas, a maneira mais rápida de amenizar o problema é com a mão. Coloque uma boa e resistente luva e mãos-a-obra.

Para isso, encha um balde até a metade com água bem quente e algumas colheres de sopa de detergente neutro, coloque um par de luvas de jardinagem de borracha ou de lona, ou ainda aquelas luvas de limpeza emborrachadas e vá para o seu quintal fazer um tipo diferente de colheita.

Como coletar as lagartas eficientemente? Geralmente elas estão escondidas entre as folhas. Observe atentamente todas as partes das folhas, verificando principalmente a parte de baixo, onde as lagartas costumam se esconder.

Retire-as da planta, uma a uma, e coloque-as no balde com o preparado de água quente e detergente. Faça isso com cuidado e, repetindo, sempre de luvas, pois algumas espécies têm espinhos em seu dorso que poderão lhe ferir a mão.

Embora esse método seja o mais proativo de todos, ele também pode exigir várias repetições para remover toda a população que infesta seu quintal.


Elimine os ninhos das lagartas

Uma maneira mais agressiva e radical, mas muito importante de atacar o problema é destruir o ninho das lagartas. Muitas vezes você encontrará casulos de seda pendurados em galhos de árvores, paredes, muros, cercas, ou outras superfícies.

Esses são os ninhos das lagartas. Para acabar com eles, perfure-os ou arranque-os, esmague bem e retire do local onde estão para evitar que algum ovo tenha permanecido.

Além disso, descarte também o ninho e todo o seu conteúdo no balde de água quente e detergente para afogar as lagartas ainda vivas.

Para maior chance de sucesso desse método, combata os ninhos de manhã cedo ou tarde da noite para garantir que a maioria das lagartas esteja no ninho e não atacando suas plantas.

Embora essa alternativa seja imediatamente eficaz, ela também pode exigir algumas repetições caso as lagartas remanescentes reconstruam seus ninhos.

Envenene a comida das lagartas famintas

Se você não tem tempo, ou, por qualquer outro motivo, não quer fazer a coleta manual das lagartas, pode optar por exterminá-las através de uma bactéria chamada Bacillus thuringiensis (Bt).

Essa bactéria natural do solo mata as lagartas em questão de dias, destruindo o revestimento de seus estômagos.

Para que ela possa agir, espalhe o pó ou borrife sua forma líquida diretamente nas plantas de jardim ou horta. Assim, quando as lagartas tiverem fome, vão consumi-la.

Você pode aplicar sem se preocupar com efeitos colaterais negativos. O Bt é completamente seguro para as plantas, para seus polinizadores, para animais de estimação e para os humanos.

Essa bactéria é tóxica apenas para as lagartas, bem como para algumas mariposas e outras pragas que costumam mastigar suas plantas e verduras.

No site da Embrapa há uma boa explicação sobre ela, caso você queira se aprofundar.

Reaplique após uma semana ou duas se a infestação ainda persistir, pois sua primeira aplicação pode ter sido prejudicada pelo sol forte, chuva ou irrigação.

Faça um inseticida caseiro

E por fim, uma última alternativa de como acabar com as lagartas, caso você não queira fazer a coleta manual e tampouco gastar comprando o Bt, é produzir seu próprio inseticida caseiro, que também somente é tóxico para as pragas.

Por exemplo, existem duas alternativas de inseticidas caseiros eficientes para você pulverizar suas plantas.

A primeira alternativa é fazer um solução de melaço. Misture uma colher de sopa de melaço com uma colher de chá de detergente em um litro de água morna.

Então, agite bem para a mistura ficar homogênea, coloque em um frasco de spray e aplique diretamente sobre as plantas.

A segunda alternativa é preparar uma solução de alho. Misture três dentes de alho esmagados com uma colher de sopa de óleo vegetal, uma colher de chá de detergente e um litro de água), agite bem essa mistura e aplique sobre as plantas, ela impedirá os insetos de mastigarem suas plantas.


Leia também:
Poda de raízes, o que fazer quando as raízes tomam conta do vaso?
Como eliminar naturalmente as lesmas e caracóis (caramujos) que atacam as plantas
Receita não tóxica para espantar as formigas da casa
Tudo o que você precisa saber sobre os girassóis, como plantar e como cultivar
As joaninhas são boas para o jardim?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *