Maus cheiros persistentes, como se livrar deles?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 7 minutos

Quando um cheiro adentra em nossa casa, é difícil não perceber, não é mesmo? Os piores são os maus cheiros persistentes, que chegam para ficar, ou, retornam de tempos em tempos.

É claro que alguns novos cheiros são bem-vindos, como biscoitos recém assados ​​ou um amendoim torrado, ou ainda um churrasco para quem ama carne.

No entanto, há outros que preferimos evitar, como cheiro de lixo em decomposição e leite derramado, por exemplo.

Mas ainda há alguns cheiros, sejam bons ou ruins, que podem ser completamente desconhecidos e não sabermos sua origem. Quando você se depara com um odor persistente e misterioso, o que você faz?


Como você sabe quais cheiros devem causar preocupação e quais podem ser simplesmente resolvidos com uma limpeza rápida?

Saiba a seguir sobre o que pode causar o cheiro inexplicável em sua casa e o que você pode fazer se pretende se livrar dele.

Esse odor misterioso que surgiu pode ser perigoso?

Quando você descobre um cheiro novo e inexplicável em sua casa, a primeira coisa que você deve fazer é certificar-se de que ele não pode estar causando danos imediatos a você, sua família e seus animais de estimação.

Alguns cheiros persistentes e inexplicáveis podem indicar sérios riscos à nossa saúde e não devem ser ignorados.

Embora o cuidado com a qualidade do ar da nossa casa deva ser sempre uma prioridade, devemos dar uma atenção especial ao lidar com os odores domésticos que vamos listar a seguir, pois eles podem ser perigosos.

Sinais de vazamento de gás: cheiro de ovos podres ou enxofre

Se você sentir cheiro de ovos podres ou enxofre em sua casa, isso pode significar que você tem um vazamento de gás, especialmente se o cheiro estiver vindo da sua cozinha ou de perto de outros aparelhos que usam gás.

Isso pode significar simplesmente que você tem uma válvula do queimador ligeiramente aberta ou uma luz piloto apagada. Verifique se é esse o caso, e você mesmo poderá resolver o problema.

No entanto, se a fonte do cheiro de gás não for facilmente identificável, ou ainda se você consegue ouvir o som de gás escapando e não tiver como resolver facilmente, a coisa mais segura a fazer é não tentar resolver e sair de casa imediatamente.

Neste caso, ligue imediatamente para os bombeiros ou peça ajuda para alguém especializado no assunto e que possa lidar com o problema em segurança.

Além disso, não tente desligar ou ligar quaisquer interruptores ou aparelhos elétricos, usar portas de garagem automatizadas, acender fósforos ou qualquer outra ação que possa provocar faíscas.

Que cheiro tem o gás de cozinha?

Você sabia que o gás de cozinha em seu estado natural é completamente inodoro? Então, porque sentimos aquele cheiro horrível?

As empresas de gás colocam propositalmente aquele mau cheiro de enxofre ou ovo podre característico que sentimos.

Ou seja, elas adicionam um produto químico chamado mercaptano para provocar cheiro. Assim elas ajudam a proteger os consumidores, facilitando a detecção de vazamentos de gás.

Sinais de um incêndio elétrico: cheiro de borracha queimada ou de “peixe”

Existem alguns motivos diferentes pelas quais você pode sentir o cheiro de fumaça em sua casa. Mesmo que você não possa enxergar um incêndio, ainda pode estar acontecendo um dentro de sua instalação elétrica ou na parede.

Não negligencie esse tipo de mau cheiro. Quando a fiação elétrica começa a superaquecer, ela pode gerar esse cheiro de queimado, com o derretimento da capa de proteção.

Verifique se alguma de suas tomadas próximas ao mau cheiro está gerando faíscas, especialmente se você perceber que o cheiro está presente apenas quando você usa um determinado aparelho ou tomada.

No entanto, se o cheiro de queimado for forte e você não conseguir identificar a fonte, a opção mais segura é sair de casa imediatamente e ligar para os bombeiros.

Assim que você, sua família e animais domésticos estiverem seguros e longe do problema, chame os bombeiros.

Não retorne para casa até que eles tenham feito uma verificação e deem sua análise sobre a origem do cheiro de queimado, pois fazer isso pode ser perigoso.

Porque curto-circuito exala cheiro de peixe?

Alguns componentes elétricos exalam um cheiro de “peixe” quando expostos a altas temperaturas.

Portanto, se houver um cheiro inexplicável de peixe em sua casa, verifique suas tomadas e eletrodomésticos da mesma forma que faria ao sentir um cheiro de borracha queimada.

Uma informação importante sobre o monóxido de carbono

O monóxido de carbono por vezes pode ser inodoro, mas nem por isso ele é inofensivo, esse é um dos motivos que em muitas cidades é proibido instalar aquecedores dentro de banheiros.

Aquecedores, lareiras, motores de automóveis desregulados e alguns modelos de fogões podem produzir esse gás extremamente perigoso e fatal.

Você pode não notar os sinais de envenenamento por monóxido de carbono antes que eles se tornem graves, mas se perceber alguns dos sintomas a seguir, fique alerta:

  • Dor de cabeça;
  • Tontura;
  • Náusea;
  • Dor no peito;
  • Confusão mental;
  • Falta de ar;
  • Pressão arterial baixa.

Contudo, os sintomas acima só podem ser percebidos enquanto ainda estamos conscientes, entretanto, a intoxicação grave por monóxido de carbono pode levar à perda de consciência e até à morte.

Outros tipos de cheiros persistentes

Depois de ter certeza de que o odor misterioso em sua casa não é sinal de um problema maior e mais perigoso, o próximo passo é descobrir qual é a causa do mau cheiro.

Por exemplo, carpetes e tintas podem reter odores de acidentes domésticos ou derramamentos antigos ​​muito tempo depois de terem sido limpos.

Tapetes com mau odor

Substituir seus tapetes, ou pelo menos limpá-los profundamente e deixá-los secar completamente antes de retornarem ao seu lugar pode ajudar com esse problema.

Cheiro forte de tinta

Se o cheiro for de tinta, o vinagre branco é um forte aliado. Dilua em uma balde bem largo, ou uma bacia, 250 ml de vinagre em 2 litros de água e coloque bem próximo da fonte do cheiro.

Cheiro de mofo

Os cheiros de mofo muitas vezes se parecem com cheiro de papelão molhado ou naftalina e, geralmente, são causados ​​por mofo ou bolor em casa.

Se você perceber um cheiro forte de mofo em sua casa, ele pode ser causado pelos microrganismos que formam o mofo.

A exposição ao mofo pode causar uma variedade de problemas de saúde, portanto, qualquer potencial crescimento de mofo em sua casa deve ser investigado o mais rápido possível.

Se você está com problema de mofo em sua casa, sugerimos também a leitura do texto “Você sabe que o mofo causa doenças?”.

O primeiro passo para se livrar do cheiro de mofo é descobrir de onde ele vem. Verifique se há vazamentos de encanamento, como por exemplo, embaixo da pia da cozinha ou do banheiro.

No texto “Como livrar-se do mofo de uma forma fácil e para sempre, 4 dicas super eficientes” ensinamos alternativas para você acabar com esse problema em sua casa.

Cheiro de esgoto

Algumas vezes, você pode perceber um cheiro de esgoto no banheiro ou perto de uma pia, especialmente se esse ambiente não estiver sendo usado por um longo tempo.

Observe se seu encanamento de pia possui um sifão. Ele serve para evitar que o cheiro de água usada retorne pelo cano.

Quando o cano estiver sem uso, se não houver nada que impeça o mau cheiro de retornar, ele sempre vai gerar esse mau cheiro. Da mesma forma, os ralos contém um cano em forma de joelho voltado para baixo que tem a mesma função.

Caso o sistema não esteja em uso há muito tempo, mesmo com a instalação correta, experimente deixar correr água em abundância pelos canos para observar se ele cessa.

Assim, se o mau cheiro cessar, está resolvido o problema, caso contrário será necessário verificar entupimentos ou mal funcionamento do sistema.


Odores de animais

Se sua casa começou a cheirar como quando um cachorro saiu na chuva e ficou com o pelo molhado, sem que seu cachorro esteja no ambiente, pode ser que você esteja com invasores em esconderijos da casa ou que seu tapete esteja precisando ser lavado.

Eventualmente roedores, como camundongos, gambás, entre outros, costumam se aninhar em pequenos espaços livres e deixarem seus excrementos no local.

Este tipo de cheiro também pode ser causado por um animal morto no sótão, vãos de paredes, chaminé ou porão. Nesse caso o cheiro pode ser parecido com amônia. Para verificar esse problema, chame uma empresa especializada em controle de pragas.

Como se livrar de outros maus cheiros persistentes

Quando você descobrir a origem do cheiro persistente e a sua causa, você pode tomar as medidas necessárias para limpá-lo e deixar sua casa com um aroma de frescor novamente.

Utilize os equipamentos certos e os materiais de limpeza adequados para cada situação durante as faxinas rotineiras e, algumas vezes por ano, faça uma faxina bem mais rigorosa, observando todos os detalhes, principalmente aqueles geralmente esquecidos.

Bicarbonato de sódio e vinagre branco são produtos coringas. Use-os  ​​para neutralizar diversos odores indesejados, como por exemplo, os listados abaixo.

Limpeza com bicarbonato de sódio e vinagre

Borrifar com vinagre aquecido e água é ótimo para limpar manchas da parede que possam estar causando odores persistentes.

Se você precisar consertar uma pia com mau cheiro, despeje uma xícara de bicarbonato de sódio no ralo, seguida de duas xícaras de vinagre. Deixe borbulhar por cerca de cinco minutos antes de lavá-lo com bastante água quente.

Tapetes fedidos? Polvilhe bicarbonato de sódio em seus tapetes para se livrar de odores persistentes. Deixe-o por tanto tempo quanto possível e depois aspire o tapete.

Do mesmo modo, você também pode usar esse truque para refrescar um colchão envelhecido. Basta polvilhar bicarbonato de sódio em seu colchão, deixar por cerca de 30 minutos e depois aspirar.

Além da limpeza regular, aumentar a ventilação em sua casa também pode ajudar a mantê-la com um cheiro fresco.

Analise a possibilidade de adquirir um purificador de ar para melhorar a qualidade do ar interno e diminuir as bactérias que você e sua família respiram todos os dias.

Odores indesejados podem ser irritantes e até preocupantes, mas você não precisa deixá-los tomar conta de sua casa.

Portanto, ao encontrar a fonte do cheiro persistente, elimine-a, pois assim você poderá respirar com mais facilidade novamente e evitar várias doenças.


Leia também:
Para que servem os aquecedores de toalhas?
Pets: Como tirar o cheiro de xixi do sofá?
Como tirar adesivos de objetos
Descubra 4 métodos infalíveis para desentupir, ou evitar o entupimento da pia da cozinha
Você sabe como eliminar o mau cheiro da pia de uma forma muito fácil e com baixo custo?
Aprenda várias maneiras baratas e eficientes para limpar o box do banheiro
Qual o melhor aroma do mundo?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *