Como acabar com o mofo de uma forma fácil e para sempre, 4 dicas super eficientes

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

acabar com o mofo

Você quer conhecer 4 formas de acabar com o mofo? Nesse texto vamos ensiná-las.

O crescimento de mofo dentro da nossa casa é um fator de risco à saúde que deve ser combatido o mais rápido possível, além de poder ser uma fonte de desconforto por sua aparência e pelo seu odor.

Isto porque a presença de mofo pode afetar toda a família, principalmente as crianças, podendo levar a problemas nas articulações, no sistema nervoso, no cérebro e no seu sistema imunológico.

Mas, como acabar com o mofo?

A maioria dos produtos de limpeza convencionais tem como base produtos químicos pesados que podem levar à formação de fumaças ou vapores tóxicos.

Assim, é sempre bom procurar formas mais naturais e menos nocivas para eliminar o mofo de dentro de sua casa – muitas delas já eram conhecidas pelos nossos avós como formas efetivas, mais adequadas e menos nocivas ao meio ambiente e ao ser humano.

Resgatamos algumas soluções naturais para acabar com mofo consagradas pelos nossos antepassados, mas que deixamos de usar.

Elas foram substituídas por soluções compradas prontas, que também funcionam, porém são mais caras e muitas vezes são nocivas para a nossa saúde, conforme comentamos acima.

Se você está sofrendo com mofo em sua casa, pode testar algumas dessas soluções, dentre as 4 que selecionamos abaixo com produtos que você provavelmente tenha em sua casa.

1. Peróxido de Hidrogênio

Uma solução simples e barata para o seu problema com mofo com concentração de 3%. Assim, misture partes iguais de peróxido de hidrogênio 3% com vinagre de álcool.

Coloque a mistura em uma garrafa borrifadora e use-a para borrifar sobre as áreas afetadas.

Deixe agir por cerca de 10 a 15 minutos e então esfregue e remova o mofo com um pano seco e limpo;

2. Vinagre

O vinagre é um ácido fraco que tem o poder de matar 99% das bactérias, 82% dos mofos e 80% dos germes.

Para fins de limpeza dê sempre preferência pelo vinagre de álcool – coloque o vinagre em uma garrafa borrifadora sem diluir. Borrife o vinagre sobre a superfície mofada e deixe agir por cerca de 1 hora.

Depois de decorrido esse tempo, limpe a área com água pura e deixe secar.

O cheiro do vinagre deverá desaparecer em poucas horas. Mas se permanecer você poderá eliminar facilmente se colocar uma vasilha com água e suco de limão próxima do local onde ele foi usado.

3. Extrato de Sementes Cítricas

Ao contrário de outras soluções, o extrato de sementes cítricas não deixará qualquer cheiro ou rastro de sua utilização no ambiente.

Para isso, dilua cerca de 20 gotas do extrato em 2 xícaras de água. Misture bem e coloque em uma garrafa borrifadora.

Borrife sobre a superfície mofada e deixe agir da mesma forma que as duas soluções anteriores;

4. Bicarbonato de Sódio

Este é certamente o ingrediente mais eficaz de toda esta lista.

Você pode usá-lo tanto com vinagre e água ou só com água – sua eficiência será sempre muito alta.

Misture o bicarbonato de sódio com água ou com uma solução de água e vinagre de álcool, então coloque em uma garrafa borrifadora.

Borrife sobre a superfície mofada e escove, preferencialmente com um esfregão de aço. Limpe com um pano seco.

Lembramos que você não precisa esperar o mofo aparecer em uma superfície para removê-lo.

Fazendo uso preventivo de qualquer destas soluções que mencionamos acima, você vai evitar que o mofo apareça nas superfícies do seu lar.

Além disso, se você tiver algum problema de umidade dentro de casa, recomendamos que você compre um desumidificador para manter a umidade em 50% ou menos.

Isto impedirá o crescimento do mofo, pois o mofo necessita de água líquida ou em altas concentrações na atmosfera pra conseguir se desenvolver.

Recomendamos também a leitura de outra postagem que publicamos aqui no Blog “Lar, Doce Lar” , “Você sabe que o mofo causa doenças?“, onde detalhamos melhor os malefícios trazidos pelo mofo ao nosso organismo e mais dicas sobre como evitá-lo.


Leia também:
Como tirar o cheiro de alho e de cebola das mãos
Porque o Desodora funciona?
Toalheiro térmico vale a pena?
As incríveis utilidades do vinagre branco
Mofo no pão: causas, riscos e prevenção
Dica simples para deixar o forno do fogão como se fosse novo

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *