Toalheiro térmico vale a pena?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

toalheiro térmico vale a pena

Você já deve ter se perguntado alguma vezes se toalheiro térmico vale a pena, não é mesmo? Mas, se você já sentiu a sensação de se secar com uma toalha quentinha naqueles dias mais frios ou úmidos, então é provável que já saiba a resposta.

No entanto, nesse texto vamos procurar esclarecer melhor as dúvidas da maioria das pessoas.

Então, será que toalheiro térmico vale a pena para você?

Sobretudo, o Brasil é um país tropical e de climas extremos. Faz muito frio em algumas regiões em certas épocas do ano e muito calor em outras. Mas, quase sempre, muito chuvoso em todo ele.

Em função dessas características climáticas, alguns produtos, antes tidos como artigos de luxo, passaram a se tornar itens de primeira necessidade. E isso aconteceu em quase todas as casas, de várias classes sociais. Nesse sentido, um desses produtos é o toalheiro térmico.

toalheiro térmico vale a penaCriado com o objetivo de aquecer as toalhas, para que essas se tornassem mais macias e deliciosamente quentes na saída do banho, o toalheiro térmico acabou assumindo muitas outras funções. Por exemplo, ele seca muito rápido as toalhas nos dias mais úmidos, aquece o banheiro em dias mais frios e seca roupas pequenas, entre outras funções.

Portanto, cada vez mais vem se tornando um padrão de quem constrói ou reforma um imóvel, prever um espaço no banheiro para o toalheiro térmico.

Esse novo hábito tornou o produto ainda mais popular, deixando-o com custos de produção bem menores. Portanto, ficou mais acessível do que no passado.

Benefícios dos toalheiros térmicos

Outra função primordial trazida pelo produto é a higienização das toalhas, em função da agilização de sua secagem. Isso porque, com esse processo sendo rápido, as toalhas ficam úmidas por menos tempo. Portanto, ocorre a redução dos ácaros, do mofo e do mau cheiro, causados pela umidade do tecido, se mantida por um período mais longo.

Assim, ele reduz a proliferação de bactérias e fungos. Além disso, a probabilidade de irritações na pele e dermatites também diminuem significativamente com o uso do toalheiro térmico.

O toalheiro térmico tornou o banho muito mais confortável e agradável nos dias frios, traz muito mais bem-estar. Pois, de que adianta uma ducha maravilhosa e potente, seguida de uma toalha fria e úmida?

Atualmente, muitos arquitetos já estão considerando o toalheiro térmico como um item de decoração em seus projetos. Isso porque ele proporciona um acabamento sofisticado e complementa o banheiro.

Existem a venda peças de todos os tamanhos, várias cores, acabamentos, formatos e que cabem em todos os orçamentos. Assim, os fabricantes oferecem em opções para uma toalha, várias toalhas, toalhas pequenas (para lavabo), peças de design ou peças mais simples e funcionais.

Cuidados com os toalheiros térmicos

toalheiro térmico vale a penaOs toalheiros térmicos fabricados dentro das normas de segurança e aprovados pelo Inmetro não costumam consumir muita energia elétrica. Geralmente gastam o equivalente a uma lâmpada comum. Mas, esse consumo depende de seu tamanho e capacidade de secagem. No entanto ele sempre será muito inferior ao consumo de uma máquina de secar roupas.

A temperatura média de um toalheiro ligado, fica em torno de 35ºC a 45ºC. Mas isso pode variar, em função do volume de toalhas sendo secadas, do clima e da temperatura do ambiente, mas nunca fica acima disso. Portanto, o toalheiro de boa qualidade é um equipamento seguro quanto a possíveis queimaduras, caso esquecido ligado.

Inclusive, muitas pessoas mantém seus toalheiros ligados o dia todo. E isso não é um problema, pois eles são feitos para suportar essa prática.

O sistema de aquecimento dos toalheiros térmicos é bastante simples, através de resistências elétricas, portanto dificilmente ele dará manutenção. Além disso, a maioria das fábricas de toalheiros de boa qualidade oferecem, pelo menos, 2 anos de garantia.

No entanto, por se tratar de um equipamento elétrico, se você pretende comprar um toalheiro térmico, antes de fazê-lo, investigue quem é o fabricante. Por exemplo, uma marca confiável e tradicional é a Plasgetec, comercializada pela Inova Store.

Assim, pesquise sobre ele e sobre seus produtos na internet e, principalmente, evite fábricas de fundo de quintal.


Leia também:
Como lavar toalhas de banho
Como escolher toalhas de banho
Por que o Desodora funciona?
Para que servem os aquecedores de toalhas?

Compartilhe...

8 comentários em “Toalheiro térmico vale a pena?

  1. Cristiano Gonçalves de Melo disse:

    Bom dia. Ótimo artigo. Gostei muito desse produto por se tratar também de uma boa peça decorativa. Mas para minha região não sei se é viável, moro em Recife. Acredita ser aplicável à região Nordeste? Receio de subutilizá-lo pelo calor que faz em minha cidade.

    • Lar, Doce Lar disse:

      Ola Cristiano, a principal função do toalheiro térmico é secar as toalhas e deixá-las mais macias. Para quem mora em regiões frias ele tem a função adicional de manter a toalha aquecida, mas é muito utilizado também em lugares muito úmidos ou em épocas de muita chuva em que as toalhas ficam úmidas entre os banhos. Caso não queira que a toalha fique quente, ele pode ser desligado antes do banho.

  2. mauro braga disse:

    quem troca resistencia do toalheiro. Tem kit de reposição?

    • Lar, Doce Lar disse:

      Os toalheiros tem garantia da fábrica (alguns 1 ano, outros 3 anos) depende da fábrica e quem faz a manutenção e conserto é a própria fábrica, não existe troca de resistência ou kits.

  3. Mirian Döring disse:

    Qual a vida útil de um toalheiro?

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Mirian, depende do uso, mas é longa. Os toalheiros Plasgetec que citamos no texto tem uma garantia de 3 anos.

  4. Felipe disse:

    O toalheiro pode ser instalado dentro do box do banheiro?

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Felipe, até pode, porém, se o box for pequeno e vai molhar as toalhas não faz sentido, além disso, se ele for molhado pela água do chuveiro, mesmo sem toalhas, provavelmente terá uma vida útil mais curta. Caso seu box seja grande o suficiente para ele não ser atingido pela água, não há nenhum impedimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *