Como evitar que a tábua de corte escorregue

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

Como evitar que a tábua de corte escorregue

Selecionamos várias formas de evitar que a tábua de corte escorregue, todas elas são eficientes. Assim, escolha a que seja mais prática para você.

Atualmente, as chamadas “tábuas” de cortar alimentos vendidas, geralmente, não são mais de madeira, algumas são de plástico, outras de vidro. Mas, ainda há quem prefira as tábuas de madeira, que são mais charmosas e parecem funcionar melhor.

No entanto, talvez uma das coisas que mais incomode enquanto cortamos é precisar segurar a tábua para não escorregar. Portanto, se isso acontece com você, siga as digas abaixo.

Como fazer para que a tábua de cortar alimentos não escorregue?

Muitas pessoas que cozinham não se deram conta, mas é de extrema importância evitar que a tábua de corte escorregue durante o corte. Uma tábua que escorregue, além de ficar pouco prática, pode provocar acidentes sérios.

Uma boa parte das tábuas vendidas atualmente são projetadas para serem utilizadas apenas de um lado. Portanto essas tábuas já vêm com gotas de silicone na parte de baixo. Dessa forma elas ficam mais firmes durante o corte e, além disso, essas são as mais seguras.

Entretanto, para quem tem uma tábua que costuma utilizar dos dois lados dependendo do alimento, essas dicas são valiosas.

Portanto, se você está entre as pessoas que gosta de usar o lado da tábua conforme o tipo de alimento, doce ou salgado. Ou ainda, se corta alimentos de gosto muito forte e não quer misturar com alimentos mais suaves, vai gostar delas. Por exemplo, se você corta tomates para molho, morangos para geleia, repolho para chucrute, cebola e alho para suas receitas.

Enfim, uma tábua de cortar que escorrega enquanto você corta é perigoso. Então, listaremos quatro dicas fáceis de tornar essa tábua de corte à prova de deslizamento e manter as pontas dos seus dedos seguras. Vamos a elas?

1. Use um pano de pratos úmido

Para isso, molhe o pano de prato e, em seguida, torça o máximo de água possível. Então, coloque-o sob a tábua de corte para criar tração entre a tábua e o balcão. Os panos de prato finos de algodão funcionam melhor para isso. Por outro lado, os panos mais grossos e muito felpudos podem fazer a tábua balançar enquanto você está cortando, portanto evite usá-los.

tabua de corte firme

2. Use uma toalha de papel úmida

Uma toalha de papel úmida funciona da mesma forma e é muito eficiente. Para isso, pegue uma toalha de papel, molhe e esprema para que ela fique apenas úmida, depois coloque na bancada sob a tábua de corte. Entretanto, se a tábua de corte for muito grande, você pode precisar de mais toalhas de papel.

3. Use tapetes antiderrapantes

Os tapetes culinários antiderrapantes estão na moda atualmente. E, além de serem muito úteis para diversas atividades na cozinha, agora ganharam essa nova função. Portanto, se você tiver tapetes assim em sua cozinha, problema resolvido.

4. Use gotas de silicone

Essa dica só é válida se você tem uma tábua que escorrega e pretende usá-la apenas de um lado. Para isso, compre cartelas com gotas de silicone em ferragens ou em lojas de utilidades domésticas. Então, cole-as sob a tábua e ela não mais escorregará.


Leia também:
Você sabe fazer molho de tomate?
Você sabe como engrossar seus molhos?
Como manter a cor dos vegetais cozidos
O que é smoothie? Porque ele é tão recomendado por nutricionistas?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *