Como tirar bolinhas das roupas

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 4 minutos

bolinhas das roupas

Aprenda como tirar as bolinhas das roupas que tanto nos incomodam porque deixam as roupas com jeito de velhas e desgastadas.

Descubra também como fazer para as bolinhas não se formarem e como comprar roupas que não formem bolinhas.

Porque roupas formam bolinhas?

A causa da formação dessas bolinhas é intrigante, além disso, algumas peças de roupa são mais afetadas do que outras. Assim, um dos motivos pelo qual elas se formam é durante a lavagem, quando uma peça de roupa é submetida a fricção.

Outro motivo é o desgaste regular do tecido, ou seja, o tecido é danificado pela fricção constante da roupa durante seu uso. Por exemplo, sob os braços ou onde o cinto de segurança cruza o peito são muitas vezes locais onde elas se formam.

No entanto, você pode tomar ações para removê-las, ou fazer até melhor, impedir que elas se formem.

Vire as roupas do avesso antes de lavá-las

Primeiramente, na máquina use sabão líquido. Dessa forma você evita danos por abrasão dos grânulos de sabão em pó. No entanto, se você optar por usar sabão em pó, certifique-se de que ele esteja completamente dissolvido na água antes de colocar as roupas.

Então, coloque as peças de roupas mais delicadas ​​em sacos de roupa de malha individuais para evitar danos. Assim, você vai impedir que se esfreguem e soltem as fibras Esses sacos vêm em vários tamanhos, tornando-os adequados para lavar pequenas peças de lingerie, como sutiãs, bem como itens maiores, como suéteres.

Além disso, lave diferentes tipos de tecido separadamente. Por exemplo, separe as roupas de algodão de sintéticas e roupas escuras de roupas claras. Assim, você não vai misturar roupas de tecido fofo ou itens que soltem fibras com outros tipos de materiais.

Por fim, use um coletor de fiapos com a lavagem, coloque-o no tambor junto com a roupa suja. Dessa forma, ele vai pegar a maior parte das fibras que se soltam durante a lavagem.

Como saber se uma roupa vai formar bolinhas antes de comprar?

Aprenda um teste simples que você pode fazer antes de comprar suas roupas. Pressione suavemente no tecido um pequeno pedaço de fita adesiva, então, puxe-a com delicadeza e observe a fita com cuidado.

Então, se você conseguir ver muitas fibras na fita, isso significa que o tecido é propício a formar bolinhas. No entanto, se houver apenas algumas fibras, você não deve ter problemas com essa roupa. Mas, desde que ela seja lavada e secada de acordo com as instruções de cuidados da sua etiqueta.

A qualidade e o preço da roupa podem afetar a formação de bolinhas

O preço que você paga pela roupa pode às vezes, mas nem sempre, ser um indicador da qualidade da fibra. Isso porque, as fibras de fio mais longas não amontoam tanto quanto as mais curtas. Mas, não se iluda com roupas que você paga apenas pela grife e não pela qualidade.

O comprimento da fibra no fio é o fator chave, e não seu material ou origem. Isso porque, no processo de fabricação, as fibras mais longas quebram ou se danificam. Então as fábricas misturam essas fibras com fibras curtas e as aproveitam em tecidos mais baratos.

Assim, a relativa escassez de fibras longas contínuas aumenta seu preço. Portanto, tanto os tecidos feitos de fibras naturais quanto os feitos de fibras sintéticas podem sofrer com a formação de bolinhas.

bolinhas das roupas

Fibras naturais x fibras sintéticas na formação de bolinhas

Os tecidos naturais (por exemplo, o algodão) perdem tantas fibras finas quanto os sintéticos, no entanto essas duas fibras têm qualidades físicas diferentes. As fibras perdidas dos tecidos naturais se desprendem do corpo principal do tecido, enquanto nos fios sintéticos, essas fibras soltas formam nós com as fibras ainda presas. Dessa forma, as fibras sintéticas são menos propensas a quebrar.

Esses nós aumentam de tamanho à medida que outras fibras se juntam a ele, assim, esses emaranhados são o que vemos como bolinhas que se formam na superfície do tecido.

Como reduzir as bolinhas em roupas de algodão

O algodão é um tecido respirável comum feito de fibras naturais, mas ainda pode formar bolinhas de acordo com o tamanho da fibra usada, conforme dito acima. Então, veja algumas dicas que vão ajudar evitar a formação em suas roupas de algodão.

Lave separadas as peças de roupa que não sejam de algodão, assim, não inclua roupas fofas ou que soltem fibras facilmente.

Lave a roupa de algodão sempre do avesso, com isso você vai minimizar a formação do lado que aparece. Além disso, coloque as roupas delicadas dentro de um saco de roupa de malha para evitar a fricção e um coletor de fiapos na lavagem.

Como remover as bolinhas das roupas

Enfim, você seguiu todas as informações da etiqueta da roupa, tomou todos os cuidados, mas as bolinhas continuam se formando, como acabar com elas?

Você pode comprar equipamentos específicos para isso, como os papa bolinhas, mas muitas pessoas também improvisam. Assim, elas usam lâminas de barbear (gilete) para executar essa tarefa. No entanto, essas duas técnicas, aparelhos papa bolinhas e lâmina de barbear costumar afinar demais o tecido, deixando-o cada vez mais mais frágil. Além disso, a lâmina de barbear pode cortar o tecido, principalmente em roupas de lã.

Então, a técnica que testamos e recomendamos é muito mais simples e preserva melhor suas roupas. Portanto, com aquela esponja de lavar louça de duas faces, escove sua roupa com o lado verde, que é mais áspero sempre na mesma direção. Dessa forma, você vai remover todas as bolinhas facilmente e desgastará muito menos o tecido das suas roupas.

esponja


Leia também:
Como tirar colas e adesivos de vidros
Como limpar o ventilador
Toalheiro térmico vale a pena?
Como remover pelos de roupas e estofados
Maus cheiros persistentes, como se livrar deles?
O que fazer para a roupa não encolher
Cuidados com roupas de couro

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *