O que fazer para a roupa não encolher

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 4 minutos

O que fazer para a roupa não encolher

Uma das coisas que mais chateiam é ver uma roupa nova encolher depois da primeira lavada, não é mesmo?

No entanto, a menos que o tecido da roupa não seja de boa qualidade, é possível evitar que isso aconteça.

Descubra então como evitar, assim como aprenda dicas para tentar desencolher uma roupa, caso isso já tenha acontecido.

Por que as roupas encolhem na lavagem?

As suas roupas podem encolher durante a lavagem e a secagem devido a vários fatores, incluindo o tipo de tecido, o método de lavagem e a temperatura da água.

Por exemplo, os tecidos naturais, como o algodão, são mais propensos a encolher do que os tecidos sintéticos, como o poliéster. Isso acontece porque os tecidos naturais têm tendência a encolher quando expostos à água quente.

Além disso, o movimento da máquina de lavar e a agitação podem fazer com que as fibras de alguns tecidos encolham ou se contraiam.

Outro fator que pode fazer com que suas roupas encolham durante a lavagem é a temperatura da água. A água quente pode encolher o tecido de uma roupa que seja suscetível a encolhimento. Portanto, é sempre recomendável seguir as instruções de lavagem da etiqueta de cuidados de cada roupa para evitar que isso aconteça.

Por fim, a forma de secagem também pode encolher suas roupas. Portanto, secar roupas em uma secadora pode fazer com que elas encolham devido ao calor e à agitação. Em contrapartida, secar roupas de tecido frágil na horizontal ou ao ar livre pode ajudar a minimizar o encolhimento.

etiqueta de roupa

Então, como fazer para a roupa não encolher?

Se você quiser se antecipar, então existem alguns hábitos que pode adotar para tentar evitar que suas roupas encolham, vamos conhecê-los?

Leia as instruções de lavagem: Antes de lavar qualquer peça de roupa, sempre leia a etiqueta de instruções de lavagem. As etiquetas indicam a temperatura ideal para a lavagem, o tipo de sabão e se você pode secar a roupa na máquina de secar. Seguir as instruções evita vários danos à roupa, inclusive o encolhimento.

Lave a roupa a frio: A água quente pode encolher roupas de algodão, lã e outros tecidos feitos com tramas naturais. Portanto, tente lavar suas roupas em água fria ou morna para reduzir o risco de encolhimento.

Use o ciclo de lavagem correto: Alguns ciclos de lavagem podem ser muito fortes, portanto podem encolher as roupas delicadas. Então use o ciclo de lavagem adequado para o tipo de roupa que você está lavando.

Não seque suas roupas na máquina: A secagem em alta temperatura pode encolher roupas de forma significativa. Sendo assim, tente pendurar suas roupas para secar, ou use a função de secagem mais baixa na máquina de secar.

Estique a roupa depois de lavar: Depois de lavar a roupa, estique-a suavemente para que ela não encolha enquanto seca. Isso é muito importante principalmente para roupas de lã e malha, que tendem a encolher mais facilmente.

Essas medidas podem ajudar a evitar o encolhimento, mas não há garantia de que suas roupas não encolherão nem um pouco. Portanto, em caso de dúvidas, sempre siga as instruções da etiqueta e, se for uma roupa que muito importante, considere levá-la em uma lavanderia profissional.

roupa não encolher

Como desencolher uma roupa

Se uma roupa encolher e você quiser que ela volte ao seu tamanho normal, ainda há uma chance de recuperá-la, então tente fazer isso seguindo essas dicas:

Primeiramente encha um recipiente grande o suficiente para mergulhar a roupa com com água morna e algumas colheres de sopa de amaciante de roupa ou condicionador de cabelo. Isso porque esses ingredientes ajudam a amaciar as fibras da roupa.

Então mergulhe a roupa encolhida na água e certifique-se de que ela fique completamente submersa e deixe a roupa de molho por cerca de 30 minutos.

Decorrido esse tempo, então retire a roupa da água e pressione suavemente para remover o excesso de água. Não torça a roupa, pois isso pode danificar suas fibras.

Em seguida estenda a roupa em uma superfície plana, como uma mesa ou balcão, e comece a esticá-la cuidadosamente. Você pode precisar esticar a roupa em várias direções para obter os resultados desejados.

Então continue esticando a roupa até que ela esteja quase totalmente seca.

Quando ela estiver quase seca, coloque-a em uma secadora com algumas toalhas secas e ajuste-a para o ciclo de secagem mais baixo. Dessa forma as toalhas vão absorver a umidade restante e secar a roupa lentamente.

Verifique a roupa regularmente durante o processo de secagem para evitar que ela encolha novamente.

Por fim, quando a roupa estiver completamente seca, retire-a da secadora e verifique se ela atingiu o tamanho original.

Desencolher nem sempre funciona

Mas saiba que nem todas as roupas podem ser desencolhidas com sucesso. Roupas de lã e seda, por exemplo, podem não responder bem a esse método e ainda podem ser danificadas pelo excesso de água. Além disso, esse processo pode não funcionar para roupas que encolheram significativamente.


Leia também:
Aprenda a fazer spray para passar roupa caseiro
Como tirar bolinhas das roupas
Descobrindo o melhor aspirador robô
Como remover pelos de roupas e estofados
Cuidados com roupas de couro
Como fazer tie dye

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *