Como fazer tie dye

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 4 minutos

Como fazer tie dye

O tie dye nasceu da contracultura e como uma alternativa para a customização de roupas. Mas o que, inicialmente, era um protesto acabou ganhando as passarela e vitrines pelo mundo.

Nesse artigo vamos explicar o passo a passo do tie dye, tanto para tecidos brancos como para tecidos coloridos.

O que é tie dye?

Tie dye (amarrar e tingir em inglês) é uma técnica de tingimento de tecidos que cria padrões e designs coloridos, únicos e psicodélicos. Essa técnica consiste em amarrar um tecido em diferentes pontos para criar áreas de resistência à tintura, para, em seguida, tingi-lo com corantes de diferentes cores.

Dessa forma, os padrões de desenhos resultantes geralmente apresentam círculos, espirais, linhas onduladas ou outras formas abstratas.

Essa técnica se tornou popular na década de 1960 como um símbolo do movimento hippie. Hoje ainda é usada em roupas, acessórios e decoração de interiores pela beleza diferente que proporciona.

Além disso, é uma peça de roupa muito versátil e que, portanto, combina com qualquer outra peça de roupa casual.

Existe inclusive o “Dia do Tie-Dye”, um dia comemorativo não oficial que celebra essa técnica de tingimento criativa e colorida.

Como fazer tie dye em tecido branco

Existem várias maneiras de criar padrões de cores vibrantes e únicas em um tecido branco, então vamos ensinar uma receita básica para você começar.

Materiais necessários:

Uma peça de roupa ou tecido branco (pode ser uma camiseta, uma toalha, entre outros).
Corantes para tecido (você pode usar tintas acrílicas ou corantes em pó).
Borrifador com água.
Luvas de borracha.
Elásticos de borracha ou um cordão.
Sacos plásticos.

Como fazer:

Os tecidos naturais, como por exemplo o algodão, absorvem melhor o corante. Primeiramente molhe o tecido em água e torça-o para remover o excesso de água.

Então, coloque o tecido sobre uma superfície plana e comece a fazer os padrões com os elásticos de borracha ou com o cordão. Você pode fazer um padrão de espiral, ou dobrar o tecido e amarrá-lo com elásticos, ou ainda qualquer outro padrão que desejar.

Em seguida, prepare o corante de acordo com as instruções da embalagem. Mas use luvas de borracha para proteger suas mãos dos efeitos do corante.

Use um borrifador para umedecer o tecido com água antes de aplicar o corante. Isso ajudará a cor a se espalhar de maneira mais uniforme.

Aplique o corante no tecido usando um conta-gotas ou um borrifador tomando o cuidado de cobrir todas as áreas que deseja tingir. Outra opção é mergulhar a parte do tecido a colorir em um recipiente com o corante.

Como fazer tie dye - pingando corante

Coloque o tecido tingido em um saco plástico e feche-o, deixando assim por algumas horas para que a cor fixe no tecido.

Depois que o corante tiver fixado no tecido, então remova os elásticos de borracha ou o cordão com cuidado e lave o tecido com água fria para remover o excesso de corante.

Por fim, seque o tecido ao ar livre ou na secadora, de acordo com as instruções de cuidados do tecido.

Você pode misturar diferentes padrões de amarração e cores para criar designs únicos e personalizados.

Como fazer tie dye - roupas prontas

Como fazer tie dye em tecidos coloridos

Fazer tie dye em roupas coloridas é um processo um pouco diferente do que em roupas brancas, mas é possível e também fica interessante. Então, siga as instruções abaixo para criar um visual incrível em suas roupas coloridas:

Você vai precisar dos mesmos materiais usados para tingir tecidos brancos.

Escolha as roupas que você deseja tingir, mas certifique-se de que as cores sejam compatíveis com o corante e que as roupas estejam limpas e secas.

Em seguida prepare o corante de acordo com as instruções da embalagem, sempre usando luvas para proteger suas mãos.

Então amarre as roupas. Existem muitas técnicas de amarração diferentes para criar padrões tie dye, mas uma técnica simples é torcer a roupa em um sentido e, em seguida, amarrá-la com o barbante em seções separadas. Amarre firmemente para que o corante não penetre nas áreas amarradas.

Coloque as roupas amarradas em um saco plástico ou recipiente selado e adicione o corante. Certifique-se de que as roupas estejam completamente cobertas pela tintura e, em seguida, feche o saco ou recipiente.

Deixe as roupas imersas no corante pelo tempo recomendado nas instruções do fabricante.

Após o tempo de imersão, então retire as roupas do saco ou recipiente e enxágue-as em água fria até que a água fique clara. Em seguida, retire os barbantes e lave as roupas separadamente em água fria.

Como fazer tie dye - roupas coloridas

Deixe as roupas secarem completamente antes de usar.

Seguindo essas dicas você pode criar padrões tie dye coloridos em suas roupas. Experimente diferentes técnicas de amarração e combinações de cores para criar designs únicos.

Conclusão

Como você deve ter notado, essas técnicas são bem simples e práticas para iniciantes. Com o tempo você pode se tornar especialista em tie dye e criar suas própria técnicas.


Leia também:
Você sabe interpretar as etiquetas de suas roupas?
DIY – Oba, o macramê voltou! Selecionamos 11 ideias lindas
Mancha de beterraba: como remover?
Como tirar manchas de roupas sem estragar o tecido?
Saiba como perfumar os ambientes da sua casa
Como tirar mancha de caneta esferográfica em tecido

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *