Como remover manchas de álcool da madeira

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

Como remover manchas de álcool da madeira - capa

Vamos ensinar uma maneira para remover manchas de álcool da madeira que você pode testar antes de tomar qualquer atitude radical, como por exemplo, reenvernizar.

Como muitas pessoas atualmente passam a maior parte do tempo em uma mesa ou escrivaninha, seja na sala, no quarto ou no escritório, então é inevitável que as manchas acabem acontecendo.

Atualmente há muitas opções de tampos com material que não mancha, mas é provável que a maioria ainda seja de madeira. Se for esse o seu caso e o problema aconteceu, então você pode tentar esse método.

Entre os benefícios do trabalho remoto está o de poder fazer em isso em inúmeros lugares, seja um parque, na praia ou em um café. No entanto, a maioria das pessoas acaba descobrindo que o lugar mais adequado ainda é em uma mesa em um local tranquilo da casa.

Mas, também esse novo hábito de trabalhar e estudar trouxe também com ele novos hábitos, como comer e beber na própria mesa enquanto cumpre as tarefas. Por vezes o que é consumido é uma bebida alcoólica.

Como são as manchas de álcool na madeira?

As manchas de álcool na da madeira geralmente são brancas no formato do copo.

Além das escrivaninhas, há ainda as mesinhas laterais da sala, onde alguém, descuidadamente deixou um copo com bebida diretamente sobre ela e não no porta copos.

Então, é nessa hora que aparece a temida mancha de círculo branco no formato do copo.

Há também o novo hábito, pós-pandemia em que as pessoas passam álcool em vários objetos e nas mãos e isso pode acabar causando essas manchas.

A boa notícia é que, mesmo que essas manchas brancas sejam feias, em geral não chegam a danificar a madeira. Ou seja, é provável que o álcool apenas tenha danificado o selante ou o verniz da madeira. Além disso, felizmente nem sempre é necessário reenvernizar a madeira para reparar o problema.

Veja então o que você pode fazer para tentar remover essas manchas.

Como remover manchas de álcool da madeira - mesa manchada

Como remover manchas de álcool da madeira

Adicione algumas gotas de óleo de cozinha em um pano macio. Você pode usar qualquer óleo, canola, soja, coco ou até azeite de oliva.

Então, suavemente e em movimentos circulares, esfregue o pano com óleo sobre a mancha de álcool em sua mesa de madeira.

Se necessário, você pode adicionar mais óleo durante o processo de fricção. Continue esse movimento circular até remover completamente a mancha de álcool.

Em seguida, limpe qualquer sobra de óleo com um pano seco.

Esse mesmo método também pode ser usado com lustra-móveis, no entanto, como ele é mais líquido, nem sempre se consegue o resultado esperado.

Mas, e se não der certo?

Existem muitos métodos ensinados na Internet que você pode tentar. No entanto, se com óleo não deu certo, dificilmente funcionará com água, bicarbonato ou outras opções que provavelmente só estragarão mais a madeira.

Ou seja, é provável que depois de ter tentado remover essa mancha sem sucesso, talvez seja o momento de admitir que vai conviver com ela ou reenvernizar a madeira.

Mas há uma última tentativa antes de reenvernizar

Se você for reenvernizar a madeira, então há uma última chance remover as manchas de álcool da madeira se elas não forem muito profundas. Mas esteja ciente que ao fazer isso você pode estragar a superfície e terá que reenvernizar de qualquer forma.

Para fazer isso, pegue uma palha de aço (bombril) seca e esfregue levemente sobre a mancha enquanto observa se ela está sumindo. Mas esse método só funciona para manchas superficiais, além disso, pode arranhar a madeira, deixando a mancha ainda mais feia.


Leia também:
Conheça algumas dicas simples e naturais para clarear as roupas brancas
Como tirar manchas de roupas sem estragar o tecido?
Dicas para umidificar o ar de um ambiente
Como tirar mancha de café em tecido?
Qual a maneira correta para limpar e manter tapete de sisal?
Enxágue sua roupas com vinagre e lavanda para clareá-las, desodorizá-las e amaciá-las

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *