Enxágue sua roupas com vinagre e lavanda para clareá-las, desodorizá-las e amaciá-las

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 4 minutos

Enxágue sua roupas com vinagre e lavanda para clareá-las, desodorizá-las e amaciá-las

Renove suas roupas, desencardindo-as, deixando-as cheirosas e macias com este enxágue de vinagre aromatizado fácil de fazer.

Use-o no lugar dos amaciantes sintéticos com fragrâncias artificiais. Você adorará o aroma da sua roupa e ficará muito contente com o quão bem ele desencarde os brancos, clareia as cores, remove maus odores e amacia as roupas naturalmente.

Vinagre a lavanda desencardem, amaciam e deixam as roupas cheirosas

Se os desenhos das suas roupas estão começando a parecer menos nítidos, ou estão ficando com um tom desbotado, ou as roupas estão ficando encardidas, isso é sinal de que o que você tem utilizado para limpá-las não está funcionando como deveria.

Muitas pessoas caem na tentação de utilizar alvejante (água sanitária) para resolver esse problema, mas acredite, essas é a pior das escolhas. A água sanitária não só destrói a fibra de muitos tecidos, como também, em vez de clarear, muitas vezes deixa a roupa amarelada, desbotada ou manchada.

Prefira outras alternativas, como usar a combinação abaixo para enxaguar as roupas ao final da lavagem. E essa mistura que ensinaremos ainda tem uma vantagem adicional, tanto a lavanda quanto o vinagre branco são antibacterianos naturais.

Além disso, seus ingredientes totalmente naturais se biodegradam rápido e completamente no meio ambiente e não prejudicam sua saúde ou a do planeta.

Receita de clareador e amaciante de roupas de vinagre branco destilado
Ingredientes e Preparação

A mistura é de apenas dois ingredientes naturais: 1 colher de chá de óleo essencial de lavanda e 500 ml de vinagre branco destilado. O vinagre branco destilado é produzido com álcool de grãos e não tem adição de sabores, é o etanol puro.

Adicione o óleo essencial de lavanda ao vinagre branco destilado. Despeje a mistura em um recipiente fechado, pode ser um garrafa ou qualquer outro pote de vidro. Agite bem.

Como usar essa mistura

Para usar o vinagre com lavanda, agite bem a garrafa para reincorporar o óleo essencial ao vinagre e adicione 1/4 de xícara ao ciclo final de enxágue da sua roupa ou à gaveta do amaciante no início da lavagem, se sua máquina de lavar tiver uma. Para máquinas grandes, com carga total, você pode adicionar até 1/2 xícara da mistura.

Simples assim, o resultado será visível, experimente!

Você também pode substituir o óleo essencial de lavanda por outro óleo essencial de sua preferência, ou que ofereça um outro benefício, vários óleos são excelentes para esse processo.

Não substitua o óleo essencial por essências químicas que simulam aromas, pois, além do resultado não ser o mesmo, muitos deles podem ser prejudiciais para a nossa pele. Já explicamos em outros textos aqui no blog sobre os prejuízos para nossa saúde de trocar ingredientes naturais por ingredientes químicos, como no texto “O que tem no sabonete industrial e o que tem no sabonete natural?”.


Porque esse enxágue funciona?

As propriedades ácidas do vinagre ajudam a remover quaisquer vestígios de detergente alcalino e depósitos minerais, o que resulta em roupas macias e brilhantes. Além disso, o ácido acético e outras propriedades do vinagre ajudam a combater naturalmente o mofo, os vírus e as bactérias, também por isso é um ótimo complemento para a lavagem de roupas.

A lavanda perfuma naturalmente sua roupa e também possui propriedades em sua composição que combatem os germes, devido às suas ações antissépticas, antivirais, bactericidas e fungicidas.

A lavanda também atua como um repelente natural de traças. Sugerimos a leitura do texto “Saiba porque a lavanda é mais do que apenas um aroma relaxante”, no qual detalhamos todas as propriedades da lavanda, você vai se apaixonar por essa planta.

Você também pode usar esta mistura para limpar sua máquina de lavar. Para remover o mofo, espuma de sabão acumulada ou depósitos minerais, adicione uma xícara a um ciclo de lavagem e deixe a máquina vazia. Esse processo também é ótimo para a manutenção periódica da máquina de lavar.

Algumas dicas extras e cuidados que você deve tomar

Os óleos essenciais estão na moda atualmente, e eles realmente são eficientes também na lavanderia. Esses óleos naturais não apenas adicionam um aroma agradável às roupas, mas também têm muitas propriedades de combate a patógenos.

Eles podem ser antibacterianos, antifúngicos e antissépticos, portanto, impedem o crescimento e a propagação de bactérias. Entretanto, os óleos essenciais puros são muito fortes, pense que eles contém uma alta concentração de ingredientes em sua composição. Portanto, é muito importante que você os manuseie com total segurança.

Cuidados com óleos essenciais

Use luvas e evite que eles entrem em contato diretamente com seu corpo e desconfie de receitas, muito comuns de serem encontradas na internet, que ensinam a usar óleos essenciais puros para tratamentos ou outras aplicações.

Se os óleos essenciais entrarem em contato com seus olhos, lave-os com água em abundância por 10 a 15 minutos e consulte seu médico se a irritação persistir. Se os óleos essenciais entrarem em contato com sua pele, lave com água morna e sabão.

A lavanda não prejudica a pele, na verdade muitas vezes é usada diretamente na pele para tratar queimaduras, picadas de insetos, entre outras utilidades, mas isso deve ser feito somente com prescrição médica e em locais específicos que precisam ser tratados.

O vinagre pode irritar os olhos se ocorrer contato, se isso ocorrer, lave seus olhos abundantemente com água por 5 a 10 minutos.

E por fim, nunca misture vinagre com água sanitária. Isso gerará gás clorídrico, que é tóxico se inalado.


Leia também:
Shampoos e condicionadores naturais e veganos, benefícios para o cabelo
Conheça algumas dicas simples e naturais para clarear as roupas brancas
Você sabia que produtos antibacterianos podem fazer mais mal do que bem?
Saboaria vegana e natural, pele saudável, aromaterapia e sustentabilidade
Por que a saúde da pele é importante para manter o sistema imunológico fortalecido?
Como tirar bolinhas das roupas

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *