Como os cães demonstram o seu amor?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 7 minutos

Como cães demonstram amor

Você sabe como os cães demonstram o seu amor? Uma pergunta que em algum momento sempre ocorre para quem tem um amigo peludo, “Será que meu cachorro me ama?”. Afinal, qual é a maneira dos cachorros dizerem “eu te amo”?

Existem algumas formas usuais de saber isso, como quando seu cão leva até você um brinquedo babado, querendo sua atenção e implorando para brincar, ou ainda, quando abana seu rabo efusivamente, ou como enlouquece quando você chega em casa, mas será que todos os cães agem da mesma forma para demostrar seu afeto por nós?

Afinal, como os cães demonstram o seu amor?

Vamos apresentar a seguir várias maneiras, algumas até surpreendentes, de como nossos cães podem tentar nos demonstrar seu amor, segundo veterinários e estudos.

Como reconheço que um cachorro me ama?

Como veremos a seguir, há várias formas de você poder ter certeza se um cachorro confia ou não, e se gosta ou não de você. Guardar e acompanhar quem amam são dois comportamentos afetuosos sutis. Os cães também costumam abraçar ou tentar proteger aqueles que amam.

Mas além disso, embora não consigam expressar seu amor em palavras, os cães têm um repertório inesperadamente grande de maneiras de mostrar que se importam conosco. Desde uma linguagem corporal sutil até demonstrações exageradas de afeto, seu cão provavelmente está enchendo você de devoção de várias maneiras surpreendentes que talvez você nem tenha percebido. Então vamos conhecê-las?

Se um cachorro te ama, ele provavelmente reconhecerá o seu nome e ficará animado ao ouvi-lo

Se um cachorro parecer mais animado ao ouvir seu nome, isso pode ser um sinal de que ele gosta de você. Não é surpresa para ninguém que os cães têm a capacidade de reconhecer seus próprios nomes, mas há vários estudos que comprovam que muitos cães também respondem aos nomes de seus donos.

O veterinário norte americano, chefe de equipe médica da Small Door Veterinary, Jamie Richardson, garante que os cães geralmente ficam animados quando os nomes de suas pessoas favoritas são mencionados. “Com o tempo, os cães aprendem a reconhecer nomes humanos. Se ouvirem a menção do nome de uma pessoa que gostam e que não está presente, eles ficarão animados com a ideia de que essa pessoa possa aparecer”, diz Richardson.

Os cães demonstram amor, trazendo itens que precisam ser “consertados”

Quando os cães levam para você algum brinquedo que acreditam estar danificado, isso é um sinal de que eles confiam em você para resolver seus problemas. Segundo Michelle Szydlowski, técnica veterinária e instrutora no Beacon College, de Leesburg, na Flórida, alguns cães demonstram confiança em seus donos , apresentando-lhes objetos “quebrados”. “Alguns cães vão mostrar sua afeição por você e fé em sua inteligência, trazendo itens que precisam de consertos”, afirma Szydlowski.

Segundo ela, um cachorro pode trazer, além de um brinquedo quebrado, também um animal morto, e solicitar que você “resolva o problema”.

Um cão pode mostrar que é dedicado a você, protegendo-o enquanto você come ou dorme

Os cães querem ter certeza de que protegem aqueles que amam. Por isso, eles geralmente procuram fazer isso mesmo que não haja nenhuma ameaça real aparente. É uma forma de manter quem eles amam “seguros” enquanto comem ou descansam.

“O comportamento de guarda é muitas vezes um sinal de que seu cão sente que você pertence à matilha”, explica Szydlowski. No entanto, ela também alerta que muitos veterinários desencorajam esse tipo de comportamento de guarda. Isso porque ele pode levar os cães a se tornarem excessivamente territoriais ou desenvolverem problemas comportamentais e acabarem por atacar alguém.

Alguns cães demonstram afeto pastoreando seus donos

Os cães são conhecidos por suas tendências de pastoreio. Szydlowski considera que, se o seu cão tentar impedir que os membros da família se afastem do caminho seguro, eles podem estar exibindo um comportamento de pastoreio.

“O pastoreio é uma forma de demonstrar afeição pela matilha. Por exemplo, se alguém da família ou outro animal de estimação sair da calçada, alguns cães levarão o membro rebelde de volta à calçada e à segurança.”, diz Szydlowski.

O comportamento de pastoreio é muitas vezes mais perceptível em raças que foram originalmente desenvolvidas para controlar rebanhos, como Border Collie, pastores alemães e australianos e o ovelheiro gaúcho, genuinamente brasileiro (resultado do cruzamento de Border Collie com Pastor Alemão).

Os cães costumam esfregar a cabeça nas pessoas que gostam

Ao fazer isso, seu cão está potencialmente tentando marcá-lo como dele. Segundo Sara Ochoa, veterinária e consultora veterinária do site de testes de produtos veterinários DogLab, muitos filhotes de cães demonstram seu amor esfregando sua cabeça na pessoa que gostam.

“É uma maneira comum de demonstrar afeto. Portanto, ao esfregar o rosto em você, seu cachorro está marcando você como dele.”, afirma Ochoa.

Entretanto, é claro que se o seu cão parece estar esfregando o seu rosto em tudo o que encontra pela frente, pode ser uma boa ideia conversar com seu veterinário sobre possíveis problemas de coceiras na pele, como alergias, ácaros ou infecções.

Se o seu cão fica agitado quando você se deita, ele pode estar preocupado com você

Se o seu cachorro fica nervoso ou até surta se você se finge de morto ou se deita para tirar uma soneca, ele pode estar apenas mostrando o quanto ele se importa com você. “Alguns cães lambem sua cabeça e o seu rosto desesperadamente se acharem que você está inconsciente”, garante Szydlowski.

Esse também é um tipo de comportamento que não deve ser estimulado, porque ele pode não ser bom nem para você, que não conseguirá descansar, nem para seu cachorro, que ficará nervoso e estressado com a situação.

Se o seu cão gosta de olhar profundamente em seus olhos, isso pode significar que ele é apegado a você

Os cães geralmente são adeptos da leitura de sinais não verbais, como contato visual. Para Rebecca Greenstein, veterinária e consultora médica da Rover – rede mundial de babás de animais de estimação -, o olhar prolongado dos cães é uma tentativa de união.

“Desde o momento em que são filhotes, os cães parecem ser levados a estabelecer contato visual com os humanos, o que pode ser um sinal de apego”, afirma Greenstein.

Também em um programa do canal norte americano CBS, o apresentador Anderson Cooper conversou com Brian Hare – professor de antropologia e reconhecido especialista em comportamento de cães -, para discutir o amor de um cão. Segundo o professor, quando seu cachorro olha nos seus olhos, ele está “abraçando você com os olhos”.

Quando seu cachorro olha para você, a oxitocina é liberada, o mesmo hormônio que ajuda as novas mães a se relacionarem com seus bebês.


Alguns cães podem expressar afeto através de seus rostos

Embora os cães não possam sorrir da mesma maneira que os humanos, eles ainda tentam se comunicar através de seus rostos. Greenstein explica que os cães realmente desenvolveram uma anatomia facial especial para torná-los melhores na comunicação com seus companheiros humanos.

“Os cães de estimação podem levantar as sobrancelhas muito mais dramaticamente do que os cães selvagens, e acredita-se que essa expressão simpática e adorável induz sentimentos de cuidado e carinho em seus donos humanos”, diz Greenstein.

Há estudos que identificaram expressões faciais específicas. Como em um estudo realizado no Japão, no qual os cães foram colocados frente a frente com seus donos e, posteriormente frente a frente com um estranho. Da mesma forma, foram colocados a sua frente um brinquedo de cachorro e um objeto que eles não gostavam. Ao verem seus donos e o brinquedo, os cães imediatamente ergueram as sobrancelhas (especialmente a esquerda). Ao verem um estranho e o objeto que não gostavam, houve, significativamente, menos movimento facial e a sobrancelha elevada foi a da direita.

De acordo com esse estudo, os cães tendem a ser mais reservados ao conhecer alguém novo ou ver algo de que não gostam.

Compartilhar brinquedos é outra forma de os cães expressarem amor

Se o seu cão lhe trouxer um brinquedo esfarrapado, isso pode significar mais do que você pensa. Você pode não ter interesse na bola de tênis esfarrapada do seu cão, mas a disposição dele em compartilhá-la com você é um sinal de verdadeiro afeto.

“Se o seu cão realmente te ama, ele geralmente traz seu brinquedo favorito. Esta é a maneira dele de compartilhar suas coisas com você e mostrar que se importa”, afirma Ochoa.

cães demonstram amor - cão brincando

Se o seu cão sabe quando você precisa de conforto, pode ser um sinal de que ele se importa com você

Os cães demonstram amor com atenção, assim, seu cão pode subir no seu colo se sentir que você está infeliz. Richardson afirma que a maioria dos cães está sintonizada com as emoções de seus donos e geralmente responde se sentir que algo não está certo.

“Os cães podem sentir inatamente quando você está triste ou lutando com alguma coisa. Eles encontrarão uma maneira de se aconchegar em você, descansar a cabeça em você ou geralmente encontrar uma maneira de estar perto de você durante esses momentos”, explica Richardson.

Os cães podem usar carinho para se relacionar com seus donos em um nível químico

Assim como os humanos, os cães usam o aconchego para se aproximar dos outros. Então, se o seu animal de estimação quiser abraçar, provavelmente está sentindo o amor.

“O toque suave e o focinho imitam a afeição materna entre os filhotes e suas mães originais. Essas atividades físicas induzem a liberação do hormônio do bem-estar, a oxitocina, em ambas as espécies”, diz Greenstein.

cães demonstram amor - menina com cão

Se um cão boceja com você isso pode significar que está conectado a você

Assim como o bocejo entre humanos é contagioso, a mesma coisa pode acontecer com cães que tenham uma ligação afetiva com seus donos. É mais uma forma de como os cães demonstram seu amor através da ligação.

De acordo com o site de notícias científicas Live Science, um estudo que demonstrou que o bocejo indica empatia em seres humanos, também teve resultados expressivos com cães.

Como os humanos são empáticos entre si, eles acabam bocejando com seus pares. Por este estudo, os cães estavam mais propensos a bocejar quando seus donos bocejavam, do que quando um estranho fazia a mesma coisa.

Não é possível medir a empatia de um cão, mas é muito provável que o seu bocejo simbolize um vínculo com o seu humano preferido. Um simples bocejo logo depois do seu, pode, portanto, ser uma forma dele dizer “eu te amo”.


Leia também:
Como os cães enxergam?
Que raças de cachorros podem ficar sozinhas?
Quais as raças de cachorros mais dóceis?
Como saber se meu cachorro está feliz
Dicas importantes para quem precisa deixar seu cão sozinho em casa
Quanto o seu cão entende você?
Calos de apoio em cães são um problema?
O que fazer com cachorro que tem medo de fogos de artifício?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *