Como os cães enxergam?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 6 minutos

Como os cães enxergam

Quantas vezes você já se perguntou como os cães enxergam o mundo? Para entendermos melhor o comportamento dos nossos cães, precisamos reconhecer que eles veem o mundo de uma perspectiva visual diferente de nós.

Entender como os cães veem e desfrutam de seu ambiente nos ajuda a estimular seus sentidos através do enriquecimento visual.

Assim, podemos escolher brinquedos, jogar e treinar nosso cão com dicas visuais que ele pode perceber e entender. Isso desempenha um papel importante em quão feliz e gratificante sua vida pode se tornar.

Como é a estrutura do olho canino?

As diferenças entre o olho dos cães e o olho humano começa com a estrutura. Para ter uma boa ideia de como os cães enxergam é preciso conhecer a composição da retina do seu olho.

A retina é a parte do olho sensível à luz e está localizada na parte de trás do interior do globo ocular. A retina contém dois tipos de células sensíveis à luz, os bastonetes e os cones. Eles desempenham diferentes funções para captar as cores e detalhes e para captar movimentos e visão com pouca luz.

Os cones fornecem a percepção das cores e a visão detalhada dos objetos, enquanto os bastonetes (ou hastes) detectam o movimento e aumentam a visão com pouca luz. Os cães têm as retinas dominadas por bastonetes que lhes permitem ver bem no escuro.

Juntamente com a visão noturna superior, os cães têm melhor visibilidade de movimento do que os humanos. No entanto, como suas retinas contêm apenas cerca de um décimo da concentração de cones que os humanos, eles não veem as cores como nós.


Como os cães enxergam as cores?

Os cães enxergam como se fosse o olho de um ser humano daltônico. Muitas pessoas pensam que uma pessoa que tem daltonismo vermelho-verde não consegue ver nenhuma cor, entretanto existem variações de daltonismo.

A maioria das pessoas tem visão tricromática, ou seja, consegue ver a variações das três cores primárias, vermelho, verde e azul. As pessoas que são daltônicas para vermelho-verde são dicromáticas, elas somente conseguem ver duas variações de cores.

Da mesma forma que essa forma de daltonismo, as retinas dos cães conseguem distinguir duas cores, o azul (azul-violeta) e o amarelo (tons de vermelho). Os cães também conseguem diferenciar entre tons de cinza, mas são incapazes de reconhecer o verde, com isso eles completam a ausência do verde com diversas tonalidades de cinza.

No entanto, os cães usam outras habilidades, como cheiros, texturas, brilhos e posição em vez de depender apenas da cor para entender o seu ambiente. Os cães-guia, por exemplo, não distinguem entre um semáforo verde ou vermelho, mas ele observam o brilho e a posição da luz. Essa percepção, juntamente com o fluxo e o som do trânsito, informam ao cão que é o momento certo para atravessar a rua.

Como os cães enxergam a profundidade?

Da forma como é constituída a estrutura dos olhos dos cães, seu campo de visão se amplia, bem como a sua percepção de profundidade.

Além disso, os cachorros fazem parte das espécies que já foram presas, essas espécies que eram caçadas têm os olhos localizados nas laterais da cabeça. Isso dá a esses animais um maior campo de visão e permite que eles vejam os predadores que se aproximam.

Já, observando por outro ângulo, as espécies que são predadoras, onde se incluem os humanos e também os cães, têm olhos muito próximos. Os olhos humanos são posicionados diretamente para a frente, enquanto os olhos dos cães, dependendo da raça, geralmente são colocados em um ângulo de 20 graus. Este ângulo aumenta o campo de visão e, portanto, aumenta a visão periférica do cão.

A visão periférica do cão ajuda ou atrapalha?

O aumento da visão periférica compromete a quantidade de visão binocular. A visão binocular ocorre onde o campo de visão de cada olho se sobrepõe. A visão binocular é necessária para a percepção de profundidade. Os olhos não alinhados dos cães têm menos sobreposição e menos visão binocular, portanto, menos percepção de profundidade.

A percepção de profundidade dos cães é melhor quando eles olham para a frente. Esta não é uma situação ideal, pois seu focinho geralmente interfere. Os predadores precisam de visão binocular como ferramenta de sobrevivência. A visão binocular ajuda a saltar, pegar e muitas outras atividades fundamentais para os predadores.

Que distância os cães enxergam?

Além de terem menos visão binocular do que os humanos, os cães também têm menos acuidade visual. Diz-se que os humanos com visão perfeita têm visão 20/20. Isso significa que podemos distinguir letras ou objetos a uma distância de 6 metros.

Os cães normalmente têm visão 20/75. Isso significa que eles devem estar a 6 metros de um objeto para vê-lo da mesma forma que um humano que esteja a cerca de 22 metros de distância desse objeto. Portanto, os cães são tipicamente míopes.

Certas raças têm melhor acuidade visual. Labradores, comumente usados ​​como cães-guia, são criados para uma melhor visão e podem ter uma visão mais próxima de 20/20. A capacidade de um cão de julgar a distância é melhor quando ele olha para a frente, é por isso que alguns cães são melhores na captura do que outros.

Portanto, se você estiver silenciosamente parado um pouco afastado mesmo em frente ao seu cachorro, não espere que ele o reconheça. Ele irá reconhecê-lo quando você fizer algum tipo de movimento específico.

Ele também pode reconhecer sua presença pelo seu olfato e pela audição. Também devido ao grande número de bastonetes na retina, os cães veem objetos em movimento muito melhor do que objetos estacionários.

A sensibilidade ao movimento tem sido apontada como o aspecto crítico da visão canina. Muito do comportamento do cão lida com postura e adequação. Pequenas mudanças na sua postura corporal significam muito para o seu cão.

O mundo de um cão é próximo e pessoal, portanto para adestrar um cão é preciso adequar o treinamento com base nessa característica. Se você quiser que seu cão execute uma ação com base em uma sugestão silenciosa, a forma mais eficiente é usar um movimento amplo de mão e braço para orientá-lo.

O que acontece quando um cachorro fica cego?

Quando os cães ficam cegos, seus pais humanos muitas vezes se perguntam se a qualidade de vida dos cães diminuiu a ponto de não serem mais felizes. Entretanto, os humanos lidam bem com a sua própria cegueira, e os humanos são muito mais dependentes de seus olhos do que os cães.

Portanto, os cães cegos também levam uma vida feliz, desde que estejam confortáveis. Por vezes, precisaremos fazer alguns ajustes no ambiente. Alguns desses ajustes incluem cercar um quintal, fazer caminhadas com coleira e não deixar objetos incomuns nos caminhos costumeiros do cão. Obviamente, a maioria dos cães cegos não consegue subir escadas muito bem. Quando os cães cegos estão em seu ambiente normal, a maioria das pessoas não percebe que ele é cego.

Como testar a visão de um cachorro?

À medida que um cão envelhece, sua visão se deteriora naturalmente. Conforme já explicamos, você pode não perceber, porque seu cão aprendeu a navegar em seus móveis, paredes e portas. Entretanto há sinais que você pode procurar que podem indicar que eles estão tendo alguns problemas para enxergar tão bem quanto antes.

Esbarrar em objetos que foram deixados em seu caminho rotineiros ou se você fizer uma modificação na posição dos seus móveis são exemplos desses sinais. Não reagir mais ao movimento que acontece ao seu redor em caminhadas como fariam normalmente, como perseguir outro animal ou ir ao encontro de outro cachorro para cheirá-lo.

Em um estágio mais avançado de cegueira é possível perceber que os olhos dos cães ficam opacos.

Os cães precisam de uma luz acesa à noite?

Não. Um cão dormirá melhor sem uma luz acesa à noite para que não seja visualmente incomodado ou superestimulado.


Leia também:
Que raças de cachorros podem ficar sozinhas?
Como saber se meu cachorro está feliz
Como acabar com o mau hálito do meu cachorro?
Dicas importantes para quem precisa deixar seu cão sozinho em casa
Quanto o seu cão entende você?
Calos de apoio em cães são um problema?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *